Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro é aplaudido na Argentina em 2022, mostra vídeo #boato

Bolsonaro é aplaudido na Argentina em 2022, mostra vídeo #boato

Bolsonaro é aplaudido na Argentina em 2022, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra presidente Bolsonaro sendo recebido por multidão com aplausos e gritos, na Argentina, em 2022

As eleições presidenciais no Brasil ocorrem no próximo dia 2 de outubro de 2022 e prometem causar uma verdadeira discórdia em todo o país. Especialmente, por conta da participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

E se depender do desempenho internacional dos dois, Bolsonaro vai ter que correr atrás do prejuízo. Isso porque, o presidente do Brasil não conseguiu construir muitas alianças ao longo do seu governo. No encontro do G20, por exemplo, Bolsonaro evitou os compromissos oficiais e não realizou nenhuma reunião bilateral com líderes de Estado.

Mas de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, Bolsonaro estaria mudando sua imagem perante à comunidade internacional. Segundo uma publicação, Bolsonaro teria sido recebido sob aplausos na Argentina, em 2022. Ainda de acordo com o vídeo que acompanha a publicação, é possível ver centenas de pessoas recepcionando o presidente brasileiro, com bandeiras e gritos de “Bolsonaro”. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

“Bolsonaro na Argentina. Vejam como a multidão aclama Bolsonaro. Até fora do país a multidão aclama, segue Bolsonaro. Segundo as pesquisas, esse é o homem que tá com baixa popularidade. Esse é o homem que tá isolado do mundo. Quem acredita em pesquisa? As verdadeiras pesquisas são as ruas. E nós vemos, no dia-a-dia, que o Bolsonaro é o homem mais popular do Brasil e por que não dizer do planeta? Sua popularidade está altíssima, embora a mídia marrom, a esquerda, insistem em dizer que esse é o homem que não tem popularidade e que não conseguirá se eleger. A mesma mídia, que em 2018, apregoava que Bolsonaro perdia para Haddad, Alckmin e até pro Cabo Daciolo. Quem acredita em pesquisa? Bolsonaro é um fenômeno mundial. Ninguém, ninguém tem uma história como a do Bolsonaro. Bolsonaro, com poucos recursos, conseguiu se eleger presidente do Brasil, contrariando todas as expectativas. Qual a explicação para esse fenômeno? Povo cansado de ser iludido e de ser enganado pela esquerda. Cansado de ser explorado, cansado de ser roubado. É isso aí, pessoal. 2018 vamos repetir. Vamos repetir 2018 em 2022″.

Bolsonaro é aplaudido na Argentina em 2022, mostra vídeo?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e fez sucesso entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do vídeo.

Ao nos depararmos com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque o texto apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, recentemente, diversas histórias falsas utilizando vídeos fora de contexto têm circulado na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Bolsonaro teria sido vaiado e escutado gritos de “fora, Bolsonaro”, em Goiás. Também a que indicava que Lula teria sido recebido com gritos de “Lula ladrão” no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e, por fim, a que apontava que um espectador teria gritado “prendam o Lula” durante o teatro da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém (PE).

Ao procurar por mais informações sobre uma visita recente de Bolsonaro à Argentina ou sobre eventos internacionais onde o presidente do Brasil teria sido aplaudido, não encontramos nada.

Se isso não bastasse, ao analisar o vídeo, é possível identificar diversas bandeiras do Uruguai em meio à multidão. Isso por si só já coloca em xeque a teoria proposta pela história de hoje.

Foi aí que decidimos procurar por mais detalhes sobre eventos relacionados ao Uruguai em que Bolsonaro teria participado. Descobrimos que o vídeo não é de 2022 e muito menos reflete a situação atual do presidente brasileiro.

Na realidade, o vídeo foi gravado no dia 1 de março de 2020, em Montevidéu, durante a posse do atual presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. Na oportunidade, Bolsonaro cumprimentou seus apoiadores antes de participar do evento. Vale ressaltar que, na época, Bolsonaro completava apenas 1 ano de governo e tinha grande apoio da comunidade brasileira no Uruguai, vencendo, inclusive, em todos os postos de votação do país, em 2018.

Em resumo: a história que diz que Bolsonaro foi aplaudido durante visita à Argentina, em 2022, é falsa! O vídeo é antigo e não tem nada a ver com a Argentina. Na realidade, as imagens foram gravadas no dia 1 de março de 2020, em Montevidéu, durante a posse do presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. Na oportunidade, Bolsonaro cumprimentou seus apoiadores. Entretanto, de lá para cá, muita coisa mudou. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: