Putin diz que pode paralisar fornecimento de fertilizantes para o Brasil se Lula vencer eleições #boato

Boato – Em matéria do G1, há o informe de que o presidente da Rússia Vladimir Putin pode paralisar o fornecimento de fertilizantes para o Brasil se Lula for eleito.

O medo é um elemento que sempre é utilizado quando falamos de desinformação na internet. E, na história de hoje, o caso que está circulando aponta para uma suposta decisão do presidente da Rússia, Vladimir Putin, em relação ao Brasil (calma, não tem nada a ver com guerra).

De acordo com a mensagem que viralizou online, Putin teria falado em uma reunião no Congresso da Rússia que poderia paralisar o fornecimento de fertilizantes ao Brasil caso Lula vencesse as eleições por aqui. A prova da história seria um print do portal G1. Leia a mensagem contida na suposta notícia:

Putin diz que pode paralisar fornecimento de fertilizantes para o Brasil caso Lula seja Eleito. A Fala do Presidente Russo foi dita em uma Reunião no Congresso Russo, que trata de assuntos sobre o agronegócio de alguns países, alguns economistas veem essa posição como Preocupante, seria um grande desastre.

Putin diz que pode paralisar fornecimento de fertilizantes para o Brasil se Lula vencer eleições?

O tal print se espalhou muito em redes sociais e, principalmente, no WhatsApp. Porém, a história que aponta para a tal decisão de Vladimir Putin e para a matéria do G1 não é verdadeira.

O histórico recente de fake news com “prints de portais de notícias” (você pode ver exemplos aqui) e algumas características do print em questão nos deixou desconfiados da veracidade da história.

Se você prestar atenção, a suposta notícia tem diversos erros de português (principalmente no uso de caixas altas no meio das frases). Um portal de notícias como o G1 não publicaria um texto com tantos erros. Além disso, o layout da página está estranho e não condiz com o do portal.

Ao buscar pela notícia com o tal título, não achamos nada no G1 e nem em local algum. Como muitos sabem, Putin está com questões, digamos, mais delicadas para tratar no momento (nos referimos às seguidas subidas de tom em relação à guerra na Ucrânia) e nada falou sobre a questão dos fertilizantes no Brasil.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o presidente da Rússia Vladimir Putin disse que deve parar de fornecer fertilizantes ao Brasil se Lula for eleito presidente. Putin não falou isso e a suposta notícia do G1 é falsa.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet