Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula faz discurso bêbado na Bahia em que cita Wellington Dias e Piauí #boato

Lula faz discurso bêbado na Bahia em que cita Wellington Dias e Piauí #boato

Lula faz discurso bêbado na Bahia em que cita Wellington Dias e Piauí, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra o presidente Lula fazendo um discurso completamente bêbado na Bahia. Ele se enrola ao falar o nome de Wellington Dias e citar o Piauí.

O governo Lula está completando dois meses e o que não tem faltado é notícia falsa sobre supostas ações do presidente. A que vamos falar hoje repete uma “denúncia” que teria ocorrido em outros anos.

Um vídeo de Lula discursando com a fala completamente arrastada e enrolando algumas palavras está circulando como se fosse um discurso na Bahia em que ele estaria completamente bêbado. Um dos trechos que chama atenção é o que ele fala de Wellington Dias e comete alguns atos falhos. Leia algumas mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: Lula é um bebado que NÃO FOI ELEITO PELO POVO BRASILEIRO!   F R A U D E! Versão 2: LULA, bêbado, discursa na Bahia . Até os “cumpanheiros” ficam envergonhados com o estado de embriaguez do Molusco. Versão 3: Paraaa tudoooo… É o que estou vendo? A Pergunta que não quer calar; C@chaça ou AVC? Cotesquiu notar Volta Mito, Volta Canitão GENTE QUE VERGONHA VER UM BÊBADO SENDO PRESIDENTE DO BRASIL

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Lula faz discurso bêbado na Bahia em que cita Wellington Dias e Piauí?

As imagens se espalharam com todas as forças na internet, e claro, deram combustível para “fãs de Bolsonaro” começarem a despejar comentários por aí. Porém, é falsa a informação que aponta que Lula foi “flagrado bêbado” no discurso em questão.

A mensagem e, principalmente, o histórico de fake news desta natureza já nos chamou atenção. Assim como uma “boa fake news” (se é que isso existe), o texto que acompanha o vídeo é alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável.

Além disso, esse tipo de fake news do naipe “Lula foi flagrado bêbado” já é comum na internet. No Boatos.org, por exemplo, desmentimos que Lula foi flagrado bêbado durante o lançamento de sua campanha, durante um comício no Rio de Janeiro, no casamento com Janja e quando recebeu a notícia de sua soltura.

Em muitos destes casos, o que houve foi uma adulteração na velocidade do conteúdo. A velocidade da fala de Lula foi reduzida para dar a impressão que ele estava embriagado. Ao buscar pelo vídeo original da fala do presidente, ocorrida em 14 de fevereiro de 2022. Atos falho à parte, é possível ver que o presidente não estava embriagado.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o presidente Lula estava bêbado durante um comício na Bahia ao falar sobre Wellington Dias. O vídeo que está circulando online teve a velocidade alterada para dar a impressão de que o presidente estava embriagado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: