Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula aparece bêbado em vídeo após decisão de Fachin que anula condenações #boato

Lula aparece bêbado em vídeo após decisão de Fachin que anula condenações #boato

Lula aparece bêbado em vídeo após decisão de Fachin que anula condenações, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o ex-presidente Lula completamente bêbado após decisão do ministro Edson Fachin que anula suas condenações na Operação Lava Jato.

A decisão do ministro do STF Edson Fachin de anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Operação Lava Jato em Curitiba caiu como uma bomba no meio político brasileiro e na internet. E é claro que não ia demorar a aparecerem boatos sobre o assunto.

O primeiro (com certeza não o último) que vamos falar aqui no Boatos.org aponta que Lula apareceu bêbado em um vídeo na internet após a condenação de Fachin. Nas imagens, o ex-presidente apareceria falando enrolado e uma “música de fundo” ajuda a dar mais dramaticidade às imagens. Leia os textos que circulam online e assista ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Lula aparece Bêbado dizendo que vai libertar o Brasil dos Bolsonaro e vira chacota na internet! Versão 2: Foi gravado hoje ! Após a decisão do Fachin.Completamente bêbado!!!! Eita, cachaça velha. É bom rodar esse vídeo, para que todos vejam o tipo de canalha solto para demoniar nosso País. Versão 3: Lula faz vídeo com sinais de embriaguez; VEJA Versão 4: Lula bêbado. É esse bebum analfabeto que dá as cartas no STF.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Lula aparece bêbado em vídeo após decisão de Fachin que anula condenações?

O vídeo se espalhou com muita força na internet e deixou muita gente (principalmente as que não nutrem simpatia pelo ex-presidente) irritada com Lula e o STF. Porém, o vídeo em questão, além de não ter sido gravado após a anulação das condenações na Lava Jato, foi editado para “denunciar” que o presidente estava embriagado.

As mensagens que acompanham o vídeo já nos deixam desconfiados da veracidade. Elas são vagas, alarmistas, com erros de português e não citam nenhuma fonte confiável que aponte que Lula estava mesmo “bêbado” ou que o vídeo tivesse sido gravado depois da decisão de Fachin.

Ao buscar nas redes sociais do ex-presidente, nada encontramos sobre o tal vídeo. A única publicação até o momento no Instagram foi uma nota oficial da defesa do ex-presidente. No Twitter, ele publicou a nota em questão, republicou algumas notícias, chegou a citar que iria fazer uma coletiva, mas cancelou.

Sem mais indícios, resolvemos buscar pela mensagem. Para chegar à solução do caso, tivemos que transcrever o que o ex-presidente diz na filmagem. O teor é o seguinte:

Eu falei que queria falar com meus seguidores do Instagram dizer para vocês que eu sou o senhor muito jovem. Eu tenho 74 anos do ponto de vista biológico, mas tenho 30 anos de energia e 20 anos de tesão. Só para vocês ficarem com inveja desse jovem que tá falando com vocês. Quero agradecer do fundo do coração toda a solidariedade de você e dizer para você que tô livre para ajudar a libertar o Brasil dessa loucura que está acontecendo no nosso país. É preciso cuidar da educação, cuidar do emprego, cuidado salário, cuidar da cultura, cuidar do prazer e da alegria. Aliás, a juventude não vive se não prazer ou motivações de vida. E é isso que nós temos para oferecer para vocês. Beijos

Ao buscar por trechos da fala de Lula, chegamos a uma postagem no Instagram de 8 de novembro de 2019. Na ocasião, o ex-presidente havia deixado a prisão em Curitiba e deu um recado aos seguidores. Detalhe: no vídeo original, ele parece “mais sóbrio”.

Deu para notar o “segredo”? Simples: um “espertinho” pegou o vídeo de 2019, diminuiu a velocidade de reprodução, colocou a música da Marvada Pinga de fundo e falou que o vídeo era recente. E, está aí mais uma fake news.

Resumindo: a história que aponta que o ex-presidente Lula apareceu bêbado após a decisão do ministro Edson Fachin que anula suas condenações na Lava Jato é falsa. O vídeo é antigo e foi editado para parecer que o ex-presidente estava embriagado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/3kWrohw
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
Marcações: