Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula estava bêbado no dia do casamento com Janja, mostra vídeo #boato

Lula estava bêbado no dia do casamento com Janja, mostra vídeo #boato

Lula estava bêbado no dia do casamento com Janja, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o ex-presidente Lula fazendo os votos de casamento com Janja completamente bêbado. Ele fala de forma enrolada e lenta.

Uma das formas de fazer um político ter menos simpatia do público em geral é imputando a ele uma característica negativa. Quase todos os principais políticos têm isso (mesmo que, em muitos casos, não haja qualquer prova do tal defeito). Na história que vamos tratar agora, um vídeo reforça uma suposta “característica” do ex-presidente Lula.

De acordo com mensagens que acompanham um vídeo, Lula teria feito os votos do casamento com Janja completamente embriagado. Na filmagem, Lula teria falado de forma errática e lenta. “Enche o c… de cachaça no dia do casamento!! Depois não reclama que levou chifre. C… e de bêbado não tem dono”, diz a legenda do vídeo. Assista:

Lula foi filmado bêbado no dia do casamento com Janja?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O vídeo se espalhou com muita força em redes sociais, principalmente as redes de vídeos como TikTok e Kwai. Porém, não é verdade que o ex-presidente Lula foi filmado bêbado durante o seu próprio casamento.

A mensagem já começa nos deixar desconfiados da informação. Isso porque ela tem o que se pode chamar de “cara de boato”. Tem características como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Ao buscar por imagens do casamento entre Lula e Janja em fontes confiáveis, logo chegamos à verdade. Na realidade, o vídeo em questão teve a velocidade reduzida para dar ao presidente o “tom ébrio”. A prova disso é, além de a acusação de que Lula estava bêbado não constar em nenhuma fonte confiável, que o vídeo original mostra o presidente falando, literalmente, em outra rotação. Assista:

Vale apontar que não é a primeira vez que vídeos de Lula têm a velocidade reduzida para dar a impressão de que ele estava bêbado. Já desmentimos no Boatos.org informações falsas que apontam que Lula deu entrevistas e gravou lives embriagado. Assim como hoje, nos casos anteriores a velocidade dos vídeos foram reduzidas.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula foi flagrado bêbado durante o próprio casamento. O vídeo que está circulando na internet foi uma manipulação do vídeo original para dar a impressão que o ex-presidente estava embriagado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso