Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula é flagrado bêbado durante comício com Eduardo Paes no Rio de Janeiro #boato

Lula é flagrado bêbado durante comício com Eduardo Paes no Rio de Janeiro #boato

Lula é flagrado bêbado durante comício com Eduardo Paes no Rio de Janeiro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o ex-presidente Lula completamente bêbado durante um evento de campanha com Eduardo Paes no Rio de Janeiro.

Falamos no último A Semana em Fakes que um dos tipos de boatos que mais tem circulado na campanha eleitoral é aquele que aponta para elementos que ressaltariam características negativas de candidatos. Hoje, temos mais um exemplo sobre o assunto.

Um vídeo de Lula junto a correligionários e Eduardo Paes está viralizando como se fosse uma prova de que o ex-presidente estaria bêbado. As imagens são referentes a um momento de corpo a corpo no mesmo dia em que Lula fez um comício no Rio de Janeiro. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Lula está completamente bebado. E nem um pio. Nada. Zero. Na Imprensa. Cadê as matérias nos jornais? Nada da imprensa isso não eh notícia ? Vcs tão de brincadeira comigo. Versão 2: Será que o Jornal Nacional da Globo vai mostrar Lula bêbado, amparado por Eduardo Paes, andando pelas ruas no Rio de Janeiro no dia de ontem? Versão 3: O ex-presidiário bêbado ontem no Rio de Janeiro tendo que ser amparado por Eduardo Paes. GAME OVER LULA. Versão 4: Lula bêbado, ontem (25), no Rio de Janeiro/RJ. Que triste fim político! Vai levar uma lapada humilhante no domingo (2). Não podemos deixar o Brasil voltar a sofrer nas mãos desse bêbado e ladrão. DIGITE 22 e vamos levar no primeiro turno!

Lula foi flagrado bêbado durante comício com Eduardo Paes no Rio de Janeiro?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não demorou para a história se espalhar com todas as forças na internet e deixar muita gente alvoroçada por aí. Porém, não há provas de que Lula estava embriagado no vídeo em questão (pelo contrário).

A mensagem, o histórico deste tipo de fake news e o que circula sobre o assunto em fontes confiáveis nos deixou muito desconfiados da veracidade da informação. As mensagens carregam o combo quase completo das fake news: são alarmistas, têm erros de português e não citam qualquer fonte confiável de que Lula estava mesmo bêbado.

Além disso, não é de hoje que fake news sobre “Lula bêbado” em vídeos circulam na internet. O Boatos.org já desmentiu, por exemplo, fake news que apontavam que ele estava embriagado no lançamento da sua campanha eleitoral, no dia do casamento com Janja e até no Fórum Mundial em Davos.

Ao procurar por informações em fontes confiáveis de que ele estaria bêbado no vídeo em questão, nada encontramos. A tese brotou em perfis de redes sociais simpáticos a Bolsonaro e não contam com nenhuma comprovação.

Ao analisar o vídeo, não é possível apontar que, de fato, Lula estava embriagado. Como se sabe, ele é um senhor de 76 anos e, no meio de todo “puxa e empurra” estava amparado por Eduardo Paes (52 anos) para evitar uma queda.

Ao analisar outros momentos do dia em questão, descobrimos que, é bem claro que Lula não estava embriagado. Durante todo o discurso no dia 25 de setembro de 2022, é possível ver que ele fala de forma claro e não aparenta estar bêbado (inclusive, estava com perfeito equilíbrio).

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula foi flagrado bêbado junto com Eduardo Paes no Rio de Janeiro. As mensagens que circulam online são uma série e ilações com base em um vídeo gravado no mesmo dia em que Lula aparentou estar sóbrio.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso