Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula é vaiado e chamado de ladrão ao sair de van em Garanhuns, Pernambuco #boato

Lula é vaiado e chamado de ladrão ao sair de van em Garanhuns, Pernambuco #boato

Lula é vaiado e chamado de ladrão ao sair de van em Garanhuns, Pernambuco, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra Lula chegando de van à cidade de Garanhuns (PE) e sendo recebido com vaias e gritos de “ladrão”.

Com a proximidade das eleições, os pré-candidatos ao pleito têm se mobilizado para conquistar e fortalecer alianças políticas. Para isso, muitos dos pré-candidatos estão viajando todo o Brasil para construir uma boa rede de apoio.

Mas nessa empreitada nem tudo tem sido flores. Exemplo disso é o ato realizado pelo ex-presidente Lula e o ex-prefeito Alexandre Kalil, no dia 15 de junho de 2022. Na oportunidade, um drone lançou fezes e urina nas pessoas que participavam do ato.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, parece que os dias de glória do ex-presidente Lula estão cada vez mais distantes. Segundo uma publicação, um vídeo mostraria Lula chegando à cidade de Garanhuns (PE) e sendo recebido com vaias e gritos de “ladrão” ao deixar sua van. “LULA , lugar de LADRÃO é na PRISÃO , Garanhuns mostrou como deve ser tratado corruptos” e “Lula sendo bem recebido no Pernambuco” são algumas das mensagens que acompanham o vídeo. Confira as imagens:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Lula é vaiado e chamado de ladrão ao sair de van em Garanhuns, Pernambuco?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e serviu de conteúdo para apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas e da origem do vídeo.

Ao ver a história, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, nas últimas semanas, histórias falsas que falam sobre supostos atos de hostilidade em “vídeos do Tik Tok” se tornaram frequentes. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que uma mulher teve sua casa invadida por militante do MSTU, na Argentina. Também a que indicava que um vídeo mostraria Lula saindo de casa e sendo expulso por moradores de condomínio de luxo e, por fim, a que apontava que Bolsonaro teria sido vaiado e escutado gritos de “fora, Bolsonaro”, em Goiás.

Ao procurar por mais informações sobre a ida de Lula a Garanhuns (PE), descobrimos que, de fato, o ex-presidente esteve na cidade no dia 20 de julho de 2022. Entretanto, não existe qualquer menção a vaias ou comportamentos hostis. Muito pelo contrário! Imagens do evento mostram que Lula reuniu uma multidão e foi bem acolhido pelos moradores da cidade.

Resolvemos, então, buscar pela origem do vídeo. Fizemos isso por meio da conta do Tik Tok que é mostrada no canto do vídeo. Ao analisar a publicação, é possível perceber que o vídeo não é novo. Ele foi gravado em agosto de 2021, quando o ex-presidente Lula visitou a cidade de Teresina (PI). Confira o vídeo correto:

@leondidasjunior #lula #Piaui #Teresina ♬ som original – Leôndidas Júnior

Na oportunidade, apoiadores de Lula chegaram a entrar em confronto com manifestantes bolsonaristas, que esperavam Lula sair do aeroporto para protestar contra a visita do ex-presidente. Após a confusão, a polícia interviu e orientou os apoiadores de Bolsonaro a deixar o local, já que eram minoria. Mas como é possível observar no vídeo original, não existem vaias e muito menos gritos de “ladrão”. Ou seja: houve confusão, mas o vídeo em questão é uma montagem.

Em resumo: a história que diz que Lula foi vaiado e escutou gritos de “ladrão” ao deixar sua van, em Garanhuns (PE), é falsa! O vídeo usado como prova foi editado. O vídeo original foi publicado no Tik Tok, em agosto de 2021. Na oportunidade, o ex-presidente Lula visitava a cidade de Teresina (PI). Nas imagens originais não existem vaias ou gritos. De acordo com registros da época, manifestantes pró-Bolsonaro e apoiadores de Lula entraram em confronto do lado de fora do aeroporto onde Lula se encontrava. Mas após a confusão, a polícia orientou que os manifestantes pró-Bolsonaro se retirassem do local. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: