Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Foto de 200 pessoas mostra comitiva que viajou com Lula na China #boato

Foto de 200 pessoas mostra comitiva que viajou com Lula na China #boato

Foto de 200 pessoas mostra comitiva que viajou com Lula na China, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foto revela que Lula levou 200 pessoas em sua comitiva para a viagem na China e brasileiros pagaram a conta

A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, enfim, aconteceu. Após ter que cancelar a viagem por conta de um quadro de pneumonia, no final de março de 2023, a visita ocorreu a partir do dia 12 de abril de 2023.

Durante a viagem, Lula e o presidente chinês Xi Jinping discutiram sobre questões relevantes para os dois países e possíveis parcerias. Além disso, Lula também se encontrou com outras autoridades e firmou acordos bilaterais.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, Lula teria levado mais gente do que o necessário para a viagem. Segundo uma foto que acompanha a publicação, Lula teria levado uma comitiva de 200 pessoas para a China. Ainda segundo a história, toda a viagem teria sido paga com os impostos pagos pela população. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: “Essa é a comitiva do Lula na China… Só pra lembrar, foi você, pagador de imposto, que deu uma ajudinha para pagar a viagem…”. Versão 2: “Comitiva do Lula na China. Sabe quem pagou? NÓS BRASILEIROS”. Versão 3: “Comitiva que foi na china ver lula passar vergonha. Já pensou quanto de imposto você vai ter que pagar pra quitar a viagem dessa trupe?”.

Foto de 200 pessoas mostra comitiva que viajou com Lula na China?

A informação causou um verdadeiro burburinho nas redes sociais, em especial, no Twitter e no Facebook e agitou os grupos que não são favoráveis a Lula. Entretanto, toda essa história não é verdadeira e a explicação está na falta de provas.

Para começo de história, a mensagem apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, histórias falsas envolvendo o novo governo Lula têm se espalhado aos montes nas redes sociais. A equipe do Boatos.org já desmentiu várias delas, como a que dizia que o governo Lula teria investido US$ 1 bilhão em Angola e na Odebrecht. Também a que indicava que um vídeo mostraria o casamento gay do novo chefe da Polícia Federal indicado por Lula e, por fim, a que apontava que um quartel do Exército teria sido pintado de vermelho pelo governo Lula.

Ao procurar por mais informações sobre a viagem de Lula à China, descobrimos que a foto usada como prova na história de hoje não foi tirada durante a visita. Antes de mais nada, precisamos destacar que a comitiva de Lula durante sua viagem à China não foi pequena. Dentre os parlamentares, foram 39 convidados. Ao total, ao menos 73 pessoas (entre ministros, governadores, parlamentares e líderes sindicais) acompanharam Lula em sua viagem à China.

Mas como dito antes, a imagem não é da comitiva de Lula. A foto, que mostra mais ou menos 200 pessoas, na realidade, foi publicada pela Secretaria de Comunicação do governo brasileiro, no dia 13 de abril de 2023. Na legenda, é possível ver que a foto mostra Lula, a comitiva brasileira e a diretoria e os funcionários do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), em Xangai, na China.

Em resumo: a história que diz que a comitiva de Lula, durante sua viagem à China, teve 200 pessoas é falsa! A imagem usada como prova, na realidade, mostra Lula, a comitiva brasileira e a diretoria e os funcionários do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), em Xangai, na China. Apesar da comitiva brasileira não ter sido das menores (com ao menos 73 convidados), é mentira que a foto mostre apenas Lula e sua comitiva.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm
Marcações: