Lula diz que vai tomar fuzil de CAC se for eleito presidente #boato

Boato – Matéria do g1 aponta que o ex-presidente Lula anunciou que vai retirar fuzil de CAC “bundão” no grito se for eleito presidente.

Nos últimos dias, temos visto um movimento bem claro da campanha do presidente Jair Bolsonaro: o de tentar colar a imagem de Lula com a de “bandidos”. Em consonância com este processo, fake news sobre o ex-presidente têm viralizado na internet.

Uma delas aponta para uma suposta notícia do g1 que aponta que Lula teria anunciado que iria tomar “fuzil de CAC bundão” no grito. A matéria aponta, ainda, que Lula disse que CACs (sigla para caçadores, atiradores e colecionadores) não teriam coragem de usar as armas para o que eles devem ser utilizadas. Leia o conteúdo que circula por aí:

POLÍTICA Lula diz que tomara fuzil de CAC bundão no grito por muitos não terem coragem de usar as armas pra que realmente são feitas,Lula diz ainda que dependendo da cara de choro do CAC,ele dará uma cesta básica de dó

Lula diz que vai tomar fuzil de CAC se for eleito presidente?

Entre grupos bolsonaristas, a mensagem não demorou a se espalhar. Porém, não é verdade que Lula deu tal declaração sobre CACs e tampouco que o g1 fez uma matéria a respeito do assunto.

Além do histórico recente de fake news de prints falsos de portais de notícias (é possível ver exemplos aqui, aqui e aqui), a “notícia” tem alguns elementos estranhos. Um deles é o erro de grafia na palavra “tomara” (que deveria ser tomará).

Já desconfiados (na realidade, quase com certeza do fake), resolvemos buscar mais detalhes sobre a história em questão. Como era de se imaginar, nada encontramos sobre a suposta fala de Lula. Ao procurar no g1, também não encontramos nada.

Lula, inclusive já falou sobre o assunto e disse que não “vai proibir que o dono da fazenda tenha 1 ou 2 armas”. Ele também já declarou que teve que sair armado à noite em São Paulo.

Com isso, podemos chegar à velha conclusão de sempre. Alguém utilizou o truque batido de entrar em uma página do portal de notícias da Globo, editar o código-fonte, colocar o conteúdo que quiser, dar um print e sair compartilhando a história por aí.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula falou que vai tomar “fuzis de CACs” e que ainda chamou a categoria de “bundão”. O print que está circulando é falso e não consta nenhuma matéria ou declaração do ex-presidente desta natureza.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet