Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula diz que vai vencer Bolsonaro com a ajuda de Xangô e que nem Jesus vai lhe parar #boato

Lula diz que vai vencer Bolsonaro com a ajuda de Xangô e que nem Jesus vai lhe parar #boato

Lula diz que vai vencer Bolsonaro com a ajuda de Xangô e que nem Jesus vai lhe parar, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em tuíte, Lula afirmou que vai vencer Bolsonaro com a ajuda de Xangô e entidades do candomblé e nem Jesus vai pará-lo.

Parece que nas eleições de 2022, programas de governo e projetos para as áreas de economia, saúde e infraestrutura ficaram em segundo plano. Isso porque assuntos como religião, aborto e orientação sexual têm dominado o debate público na internet.

Em especial, o tema da religião. Saber qual é a crença dos candidatos e no que eles acreditam (em relação à doutrina e religiosidade) se tornou algo importante para muitos eleitores. Com isso, as fake news que vêm surgindo se amparam em questões como essa.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação que está sendo compartilhada nas redes sociais, o ex-presidente Lula teria publicado um tuíte onde afirma que irá vencer Bolsonaro com a ajuda do “pai Xangô” e das “entidades do candomblé”. Ainda segundo a história, Lula também teria dito que nem Jesus Cristo seria capaz de pará-lo e que o cristianismo deveria acabar, colocando o Estado como o novo Deus dos brasileiros. Confira:

“Quem achar que é mentira vai direto no twitter dele. Lula 13 @LulaOficial 33min Candidato à Presidência do Brasil Vamos vencer Bolsonaro com a ajuda do pai Xangô e das entidades do candomblé que nos apoiam. Nem Jesus Cristo poderá nos parar. Chega dessa coisa de cristianismo. O Estado será o novo Deus dos brasileiros”.

Lula diz que vai vencer Bolsonaro com a ajuda de Xangô e que nem Jesus vai lhe parar?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e no Twitter, deixando muitos eleitores assustados e revoltados. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, histórias falsas envolvendo políticos e religião se tornaram uma constante na internet nos últimos dias, A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Lula teria declarado que vai fechar igrejas em 2023. Também a que indicava que Bolsonaro teria prometido, em templo da maçonaria, que vai entregar o Brasil para satanás caso seja eleito e, por fim, a que apontava que Bolsonaro teria posado ao lado de quadro de demônio Baphomet na maçonaria.

Diferente de outras fake news, a publicação de hoje cita um lugar de fácil checagem: o Twitter do ex-presidente. Resolvemos, então, fazer exatamente o que cita a história: procurar pelo tuíte. Entretanto, ao buscarmos pela publicação na página oficial de Lula, não encontramos nada sobre a suposta fala. Não existe nenhum tuíte em que Lula fala sobre contar com Xangô e entidades do candomblé para vencer as eleições, muito menos que nem Jesus vai lhe parar ou que ele pretende acabar com o cristianismo.

Por fim, tudo indica que se trata de uma montagem. Especialmente, pela ausência da data, a disposição diferente de um tuíte original (onde o nome de usuário fica logo abaixo do nome real da pessoa) e a diferença no tipo de letra da publicação.

Em resumo: a história que diz que Lula teria publicado um tuíte onde afirmava que iria vencer Bolsonaro com a ajuda de Xangô e outras entidades do candomblé e nem Jesus iria lhe parar é falsa! Além de não existir nenhuma repercussão sobre a suposta fala, não encontramos nenhum tuíte na página oficial de Lula sobre o assunto. Não existe nenhuma publicação onde Lula afirme que vai vencer Bolsonaro com ajuda de Xangô e entidades do candomblé, muito menos que nem Jesus vai pará-lo ou que ele vai acabar com o cristianismo. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso