Lula acaba de declarar que vai fechar igrejas em 2023 #boato

Boato – Lula acabou de declarar que vai fechar igrejas em 2023. Ele disse que igrejas católicas e evangélicas serão obrigadas a casas pessoas da comunidade LGBT.

É fato que as questões religiosas estão no centro das fake news entre militantes de Lula e Bolsonaro. A mais nova história no “tiro cruzado” aponta que o candidato do PT teria feito uma promessa “daquelas” sobre igrejas.

De acordo com o texto que circula por aí, Lula teria acabado de declarar que irá fechar igrejas em 2023. A prova seria duas publicações no Twitter do ex-presidente. Em uma delas, ele teria dito que as igrejas teriam que “cumprir a lei” e casar pessoas da comunidade LGBT.

Confira também: Janja tirou foto com traficante? Saiba a verdade aqui!

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

Em outra, ele teria falado que pastores e padres que se recusassem iriam ser presos e terem igrejas fechadas pelo crime de homofobia. Leia a mensagem que circula online e o teor das supostas publicações:

ATENÇÃO! LULA ACABA DE DECLARAR QUE IRA FECHAR IGREJAS EM 2023, ISSO É MUITO SERIO IGREJA. Lula 13 @Lula Oficial Em 2023, quando eu assumir a presidência, as igrejas evangélicas e católicas terão que seguir a lei, nos vamos obrigá-los a casar pessoas da comunidade LGBT, chega de homofobia! 12:53 PM Out 4, 2022 Twitter Web App 6.5K Retweets 8.5K Tweets com comentário 58K Curtidas Lula 13 @LulaOficial Os padres e pastores que se recusarem a casar casais LGBTS, serão presos e terão suas igrejas fechadas por crime de homofobia. 12:53 PM Out 4, 2022 Twitter Web App 42K Curtidas 3.7K Retweets 8.5K Tweets com comentário

Lula acabou de declarar que vai fechar igrejas em 2023?

O que não faltaram foram pessoas compartilhando a mensagem com o intuito de atacar Lula. Porém, a informação que aponta que o ex-presidente teria declarado que estava planejando fechar igrejas é falsa.

O histórico recente de fake news relacionadas a religião já nos deixa muito desconfiados. A desconfiança aumenta quando procuramos por fake antigas de supostos tuítes de Lula sobre religião. No início do ano, desmentimos a fake news que apontava que ele teria dito que iria “fechar igrejas”.

Assim como no exemplo citado, a informação que aponta para o tal “fechamento de igrejas” é falsa. Não há sequer postagens nos horários citados. Na publicação anterior ao horário, Lula falou sobre o “Dia de São Francisco”. Na posterior, ele listou algumas agências de checagem para serem seguidas (como o Boatos.org).

É importante citar que o próprio Lula já desmentiu isso durante a campanha eleitoral. Em vídeo no YouTube, a campanha disse que não irá fechar igrejas (justamente o contrário do que está na mensagem). Leia o conteúdo contido no site:

O povo merece saber a verdade. Andam espalhando notícias falsas para assustar os evangélicos e promover discurso de ódio. Tudo para tentar afastar de Lula os cristãos. Mas a verdade é que foi Lula quem sancionou a Lei da Liberdade Religiosa. Esta lei permite que os templos tenham CNPJ, garante a segurança jurídica, o livre direito de criar uma igreja e de praticar a religião. Foi Lula também quem criou o Dia da Marcha para Jesus e o Dia Nacional do Evangélico. A verdade é uma só: Lula é cristão. Ele nunca fechou igrejas, nem jamais vai fechar.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula declarou que iria fechar igrejas em 2023. O ex-presidente não fez as publicações em questão no Twitter e até já desmentiu que iria fechar igrejas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet