Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro posa ao lado de quadro de demônio Baphomet na maçonaria #boato

Bolsonaro posa ao lado de quadro de demônio Baphomet na maçonaria #boato

Bolsonaro posa ao lado de quadro de demônio Baphomet na maçonaria, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foto mostra o presidente Jair Bolsonaro ao lado de um quadro do demônio Baphomet durante reunião na maçonaria.

Além das fake news sobre urnas eletrônicas, temos visto que histórias falsas sobre questões religiosas têm viralizado na internet. A última que tivemos acesso aponta para uma suposta foto com o presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com mensagens que circulam online, ele teria posado próximo a uma foto do demônio Baphomet durante uma reunião em uma loja maçônica. Junto com a foto, há mensagens apontando que o presidente seria satanista. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Bolsonaro posando ao lado do Baphomet, um dos principais símbolos do satanismo, enquanto engana os fiéis se dizendo cristão Versão 2: BOLSONARO SATANISTA Só agora bolsonaristas estão descobrindo que Bolsonaro tirou foto com Baphomet na Maçonaria. Versão 3: O cristão brasileiro tem que avaliar isso: Um dos candidatos foi recebido e abençoado pelo Papa Francisco. Além disso promulgou várias leis favoráveis a liberdade religiosa. O Jair Bolsonaro? Ah esse foi pedir voto na maçonaria e tirar foto do lado do símbolo Baphomet.

Bolsonaro posa ao lado de quadro de demônio Baphomet na maçonaria?

A história não demorou a se espalhar na internet, principalmente entre “fãs de Lula” e/ou pessoas que não nutrem simpatia ao presidente Jair Bolsonaro. Porém, a foto que circula por aí não passa de uma montagem.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A mensagem já nos deixa desconfiados da veracidade da informação. O texto que circula por tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, erros português e falta de citação de fontes confiáveis que confirmem a veracidade da história.

Ao analisar a imagem, achamos alguns “furos”. Primeiro, que as bordas dos quadros estão, por assim dizer, digitais e estão deslocadas da foto. Segundo, que o suposto quadro do demônio Baphomet está sobrepondo a porta do local onde o presidente foi fotografado.

A partir daí, bastou uma busca para chegarmos à verdade. A foto original é de 2018 e mostra Bolsonaro na Loja Maçônica Grande Oriente do Distrito Federal. Na imagem, ele está com general Heleno (que é maçom, ao contrário do presidente) e não há qualquer quadro ao fundo.

É importante citar que é fato que Bolsonaro esteve em uma loja maçônica na época. Também é importante citar que isto não tem nenhuma relação com satanismo e (assim como fãs de Bolsonaro também fazem) religião não deveria ser assunto relevante no debate eleitoral.

Resumindo: é falsa a foto que mostra o presidente Jair Bolsonaro posando para uma foto próximo ao quadro do demônio Baphomet na sede da maçonaria. Além de a foto ser falsa, ela alimenta um debate sem sentido.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso