Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula diz que agronegócio deve ser eliminado da Terra #boato

Lula diz que agronegócio deve ser eliminado da Terra #boato

Lula diz que agronegócio deve ser eliminado da Terra, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria afirmado que o agronegócio deve ser eliminado da Terra

Desde que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou sua candidatura à Presidência da República nas eleições de 2022, a internet se dividiu. Os apoiadores de Lula comemoram nas redes sociais, enquanto os haters do ex-presidente fizeram muitas reclamações.

Além disso, Lula também voltou a receber ataques. Não só por meio de fake news, mas também presencialmente, como o ataque com um drone que jogou fezes e urinas durante um evento de Lula, em Uberlândia (MG).

E parece que as histórias falsas sobre Lula ainda devem seguir por mais algum tempo. Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação que está circulando nas redes sociais, o ex-presidente Lula teria afirmado que o agronegócio deveria ser eliminado da Terra. “AGRONEGÓCIO DEVE SER ELIMINADO DA TERRA, DIZ LULA E MST”, diz a publicação.

Lula diz que agronegócio deve ser eliminado da Terra?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e no Instagram. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas e da origem da informação.

Não é de hoje que declarações falsas atribuídas a políticos circulam na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Lula teria afirmado que estuda acabar com o 13º salário dos professores. Também a que indicava que Bolsonaro teria dito “e daí, não sou cozinheiro” sobre a volta da fome no Brasil e, por fim, a que apontava que Ciro Gomes teria dito, em 2018, que votaria em Bolsonaro.

Ao procurar por mais informações sobre o assunto, não encontramos nenhuma fala de Lula parecida com a que está na história. Ao observar o texto, percebemos que ele foi copiado de um artigo opinativo contra Lula, publicado em uma coluna de um jornal.

Entretanto, o título foi modificado. No título original, é possível ver a frase “O que Lula fará ao agronegócio brasileiro, a pedido do MST”. A partir daí, alguém copiou o texto, modificou o título e passou a usar o conteúdo como um “click bait” (você força o usuário a clicar no link por causa do título, mas a matéria não tem nada a ver com a chamada).

E no final das contas, o texto original (apesar de atacar o ex-presidente Lula e o MST), em nenhum momento, fala que Lula teria dito que o agronegócio deveria ser eliminado da Terra. O que temos observado é o contrário.

Nas últimas semanas, o ex-presidente Lula tem buscado apoio de pessoas do setor para tentar atrair uma base sólida no setor. O ex-presidente chegou a confirmar o apoio à candidatura do senador Neri Geller, vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), e tem se reunido com representantes do setor.

Em resumo: a história que diz que Lula teria dito que o agronegócio deveria ser eliminado da Terra é falsa! A história surgiu a partir de uma modificação de um texto de opinião sobre o ex-presidente Lula. Na oportunidade, um texto contrário a Lula foi publicado em uma coluna de um jornal. O texto foi copiado e o título modificado. No texto original não existe nenhuma passagem que aponte que Lula teria dito isso. Muito pelo contrário, o que os últimos movimentos de Lula tem mostrado é uma busca por apoio do setor agropecuário. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: