Lula diz que estuda acabar com o 13º salário de professores #boato

Boato – O ex-presidente Lula anunciou que, se eleito, vai acabar com o 13º salário dos professores de escolas públicas. Ele também criticou aumento dado por Bolsonaro.

Um dos tipos mais clássicos de fake news que aparece nas eleições é aquela da falsa declaração atribuída a pessoas famosas. A mais nova que vimos circular por aí aponta para uma suposta declaração do ex-presidente Lula.

De acordo com um texto que está viralizando em redes sociais, Lula teria dito que estuda cortar o 13º salário dos professores de escolas públicas. Mais do que isso, ele teria condenado um aumento do piso de salário dado aos professores pelo presidente Jair Bolsonaro. Leia a mensagem que está circulando online:

Vai vendo a conversa do cachaceiro… g2 Política Lula diz que Estuda extinguir 13° de Professores de Escolas Públicas e critica Bolsonaro por dar 30% de aumento aos Professores, irresponsável afirma. A fala do Ex. Presidente dividiu opiniões dentro e fora do Partido (PT), relatou fonte anônima.

Lula diz que estuda acabar com o 13º salário de professores?

Não demorou muito para a história gerar comentários sobre Lula. Só que, assim como em tantos outros casos, não é verdade que Lula falou em cortar o 13º salário dos professores. A solução se deu com uma simples busca em relação ao assunto.

A mensagem e o histórico já começam a entregar a farsa. O texto que circula por aí tem características como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a tal fala de Lula.

Além disso, (como falamos no início do texto) esse tipo de boato “fulano falou algo” é muito recorrente na internet. No Boatos.org, por exemplo, já desmentimos fake news que apontavam para falas de Lula sobre o Pix, sobre negros, falas de Bolsonaro sobre Hitler, sobre “muitas mortes” e até falsamente atribuída ao ministro Luís Roberto Barroso.

Ao buscar sobre a fala (que seria absurda visto que a esquerda costuma defender o máximo de direitos trabalhistas), nada encontramos em fontes confiáveis. Não há nenhuma postagem de Lula ou mesmo entrevista que ele tenha falado isso. Na realidade, a história, assim como tantos outros boatos, brotou em redes sociais. Tanto que a montagem cita um site chamado “g2”, que sequer existe.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o ex-presidente Lula disse que vai cortar o 13º salário dos professores da escola pública. Trata-se de mais um boato de fala falsamente atribuída a uma figura pública que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet