Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ciro Gomes diz que vai votar em Bolsonaro nas eleições, mostra vídeo #boato

Ciro Gomes diz que vai votar em Bolsonaro nas eleições, mostra vídeo #boato

Boato – Ciro Gomes afirma vai apoiar Jair Bolsonaro nas eleições e justifica o motivo de votar no candidato. Vídeo mostra tudo.  

As entrevistas dos candidatos presidenciáveis estão pegando fogo. Além de apresentarem as propostas de governo, alguns candidatos também estão trocando farpas. Exemplo disso foi o primeiro debate entre os presidenciáveis que aconteceu no último dia 9 de agosto de 2018.

Mas parece que não é só de ódio que vivem as relações entre os presidenciáveis, pelo menos de acordo com publicações na internet. Uma mensagem que está circulando nas redes sociais aponta que Ciro Gomes (PDT) vai até apoiar Jair Bolsonaro (PSL).

De acordo com um vídeo que acompanha a mensagem, Ciro Gomes teria afirmado que Bolsonaro está empolgando muitos brasileiros. Além disso, o candidato do PDT também teria chamado Bolsonaro de herói e afirmado que votaria nele nas eleições de 2018. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Mensagem no vídeo: Até o Ciro vota no Bolsonaro. Você ainda está indeciso? Versão de texto 1:“Taí até o ciro vai votar no Bolsonaro” “Até Ciro Gomes reconhece a fama de Bolsonaro”. Versão de texto 2: Por essa ninguém esperava! Até Cirão passou a apoiar Bolsonaro. Kkkkk Repelido pelo Centrão e abandonado pelo PT, Ciro vota 17 – Bolsonaro

Ciro Gomes disse que vai votar em Bolsonaro nas eleições?

Como é possível ver, faltando menos de dois meses para as eleições, as coisas estão pegando fogo (bitcho!). Mas, e aí? Será mesmo que Ciro Gomes teria dito que votaria em Jair Bolsonaro nas eleições 2018? A resposta é não. Para conferir mais detalhes, continua lendo.

Para começar, nos utilizamos de uma ferramenta chamada bom senso. A história é, no mínimo, bem absurda. Uma vez que, se ele fosse apoiar ou até mesmo votar em Jair Bolsonaro, com certeza não teria lançado sua candidatura e muito menos estaria fazendo campanha e pedindo votos para si mesmo, não é?

Pois bem, tanto a história quanto as mensagens têm duas características de boatos online: são vagos e não citam fontes confiáveis. Tentamos procurar por fontes confiáveis sobre esse assunto e para nossa (não) surpresa, nada encontramos. Ou seja, a história só existe nas redes sociais (um bom motivo para ficar desconfiado).

Mais uma análise e é possível perceber que o vídeo original (gravado em um debate entre Ciro Gomes e economistas, promovido pelo banco BTG Pactual, no dia 08 de agosto de 2018). O vídeo foi tirado de contexto. O vídeo completo pode ser visto a seguir e, como já imaginávamos, ele foi editado.

No tempo de 31:58, é possível perceber que o candidato Ciro Gomes fala sobre a deterioração da credibilidade das instituições democráticas. A partir disso, ele cita um exemplo: o crescimento de Jair Bolsonaro, que se coloca como um candidato contra “tudo que está aí”. Ou seja, ninguém precisa ser um Einstein para compreender que não se trata de voto nas eleições desse ano.

Em resumo: a história que diz que Ciro Gomes vai votar em Jair Bolsonaro nas eleições 2018 é falsa. Na realidade, o vídeo foi cortado e tirado de contexto. Ciro Gomes, na verdade, falava sobre a deterioração da credibilidade das instituições democráticas e usa o exemplo de do crescimento do candidato do PSL (um outsider) para ilustrar sua fala. Sendo assim, #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.