Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula defende que político tem que mentir em entrevista ao Flow #boato

Lula defende que político tem que mentir em entrevista ao Flow #boato

Lula defende que político tem que mentir em entrevista ao Flow, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra momento exato em que Lula diz que político precisar mentir, durante entrevista no Flow Podcast.

A entrevista do Flow Podcast com o ex-presidente e candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ainda segue dando o que falar. A conversa entre Lula e o apresentador Igor 3K ocorreu no dia 18 de outubro de 2022 e foi aprovada por boa parte dos internautas.

Durante a conversa, Lula falou sobre seus planos de governos, assuntos atuais e até sobre sua vida pessoal. A participação do ex-presidente bateu o recorde de espectadores simultâneos, com mais de 1 milhão de pessoas assistindo ao mesmo tempo a transmissão.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, o ex-presidente teria dito coisas polêmicas durante sua participação no Flow. Segundo uma publicação, Lula teria defendido no Flow Podcast que políticos devem mentir. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: “Eu preciso mentir. O político tem que mentir, porque sempre é mais fácil acreditar na mentira. A mentira, a minha mãe dizia: uma mentira, ela voa, a verdade engatinha”. Versão 2: “O Lula diz que político tem que mentir!! E os apoiadores dele acreditam nas mentiras dele!! Triste”. Versão 3: “É como diz o Lula o político tem que mentir. O que vocês acham dessa fala do Lula”.

Lula defende que político tem que mentir em entrevista ao Flow?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e no Facebook e deixou muitos eleitores revoltados. Apesar disso, a história não é verdadeira! A explicação fica por conta da origem do vídeo e da falta de contexto.

Não é de hoje que situações retiradas de contexto se tornam conteúdo para histórias falsas. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Lula teria xingado a assessora Sofia, durante o debate na Band. Também a que indicava que Lula teria ameaçado Zema ao dizer frase sobre “remorso” e “tomar cuidado” e, por fim, a que apontava que Doria teria se arrependido e anunciado apoio a Bolsonaro nas eleições de 2022.

Resolvemos, então, procurar por mais informações sobre o assunto e descobrimos que a história não é bem assim. Na realidade, durante sua participação no Flow Podcast, Lula fez uma paráfrase sobre o que acha de Bolsonaro. Como é possível ver no vídeo completo, Lula diz que Bolsonaro é um “mentiroso compulsivo”. A partir daí, Igor 3K afirma que todo político é mentiroso e Lula contesta, dizendo que isso é uma falácia que prejudica a política. Lula afirmou que existem políticos sérios em todos os lados (esquerda, direita, centro etc) e que um político não precisa mentir. É então que ele cita o caso do vídeo de Bolsonaro falando sobre as meninas venezuelanas e afirma que Bolsonaro, praticamente, disse “tenho que mentir”, fazendo uma leitura do que é dito nas imagens.

Você tem políticos sérios de centro, sabe? Você não precisa mentir. Eu estava vendo um vídeo do Bozo esses dias, ele, naquele vídeo em que ele tá falando das meninas venezuelanas, ele fala textualmente: “Tenho que mentir, é preciso mentir! O político tem que mentir!”. Porque sempre é mais fácil acreditar numa mentira. Uma mentira… minha mãe dizia: uma mentira, ela? ela voa; a verdade engatinha. É sempre assim. Mas eu acho que você tem muitos políticos no Brasil que não mentem, que são pessoas sérias, sabe?

Por fim, vale apontar que Bolsonaro, ao contrário do que apontou Lula, nunca disse que um político tem que mentir. De acordo com uma checagem do Projeto Comprova, Bolsonaro teria dito em uma entrevista para o canal Paparazzo Rubro-Negro, no dia 14 de outubro de 2022, que teria recebido conselhos de pessoas próximas, incentivando ele a mentir para conseguir aumentar o apoio ao seu governo.

Em resumo: a história que diz que Lula teria defendido que político tem que mentir, durante entrevista no Flow Podcast é falsa! A fala de Lula foi retirada de contexto. Na oportunidade, o ex-presidente estava fazendo uma interpretação de uma fala de Bolsonaro em um vídeo sobre as meninas venezuelanas. De acordo com Lula, Bolsonaro estaria praticamente dizendo que políticos têm que mentir. Então, a interpretação de Lula também está equivocada, uma vez que Bolsonaro nunca disse que político tem que mentir. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso