Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula ameaça Zema ao dizer frase sobre “remorso” e “tomar cuidado” #boato

Lula ameaça Zema ao dizer frase sobre “remorso” e “tomar cuidado” #boato

Lula ameaça Zema ao dizer frase sobre remorso e tomar cuidado, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra Lula ameaçando governador Zema, falando sobre remorso ao não apoia-lo e para Zema tomar cuidado.

As eleições de 2022 encerram, oficialmente, no dia 30 de outubro de 2022, com o segundo turno para presidente e alguns governadores. Porém, no primeiro turno muitos estados já definiram seus governantes.

Um deles foi Minas Gerais. Os mineiros reelegeram o governador Romeu Zema para seu segundo mandato. E logo após a reeleição, Zema afirmou que apoiaria o presidente Jair Bolsonaro em sua reeleição para presidente. Inclusive, organizando um ato a favor de Bolsonaro com outros prefeitos mineiros.

Mas parece que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não gostou nada. De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, Lula teria ameaçado o governador Zema. Segundo o vídeo que acompanha a publicação, Lula teria afirmado que Zema teria um problema de remorso ao não apoiá-lo. Ainda segundo o vídeo, Lula teria dito que Zema precisaria ter cuidado ao falar. Confira:

Versão 1: “Primeiro eu quero deixar bem claro que o governador Zema [corte]… Ele terá um problema de remorso ao não me apoiar [corte]… Para ele tomar cuidado quando ele falar. Agora, ele é livre”. Versão 2: “LULA ameaça governador ZEMA, de Minas Gerais. COM TODAS AS LETRAS. Mas dirão que é FAKE NEWS e o TSE mandará tirar o vídeo do ar”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 3: “Resultado do governo do PT em MINAS GERAIS: – ROMBO DE R$ 100 BILHÕES – IPSEMG destruído – Salários atrasados durante vários MESES, etc, etc, etc. ZEMA trabalhou muito para salvar Minas e agora ainda é ameaçado por LULA. É INADMISSÍVEL qualquer cidadão mineiro votar em LULA”.

Lula ameaça Zema ao dizer frase sobre “remorso” e “tomar cuidado”?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou apoiadores de Zema e de Bolsonaro revoltados. Só que, na realidade, a mensagem não procede. Na realidade, o vídeo foi editado para dar a impressão de “ameaça”.

Não é de hoje que histórias falsas sobre os candidatos à Presidência circulam na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiram inúmeras delas, como a que dizia que Lula estaria falando com o demônio e teria feito pacto com o diabo. Também a que indicava que Bolsonaro teria feito um pronunciamento enigmático sobre dias difíceis hoje e, por fim, a que apontava que Bolsonaro teria dito que se esquerda ganhar e Lula vencer, muita gente iria morrer e ameaça foi registrada pelo Estadão.

Ao procurar pela origem do vídeo, descobrimos que as imagens foram gravadas no dia 9 de outubro de 2022, em Belo Horizonte (MG). Na oportunidade, Lula participou de uma coletiva de imprensa e respondeu uma pergunta sobre o apoio do governador Romeu Zema ao presidente e candidato à Presidência Jair Bolsonaro.

Como é possível ver no vídeo original, as respostas foram grandes e bem detalhadas. E o mais importante: nenhuma das falas do ex-presidente Lula são ameaças ao governador Romeu Zema. Na realidade, o vídeo que acompanha a história de hoje é uma montagem, um compilado de diversas frases de Lula fora de contexto. A história acabou desmentida pelo serviço de checagem do jornal Estado de Minas. Veja o que Lula diz na fala sem cortes:

Primeiro, primeiro eu quero deixar bem claro que o governador Zema tem liberdade de apoiar quem ele quiser. Não me oporei e nem pensava que fosse diferente, nunca pensei que fosse diferente. Segundo, a única coisa que ele tem que levar em conta é não pensar que o povo é gado, é não pensar que o povo pode ser tangido para lá ou para cá. O povo tem consciência do que está acontecendo no país. Então, é só tomar cuidado para não tratar o povo como rebanho. Tratar o povo como cidadão de inteligência, consciente, sabendo do que quer

E o povo pode medir qualquer ano meu com quatro anos de Bolsonaro, Belo Horizonte pode medir quatro anos meu com qualquer quatro anos de Bolsonaro, porque se o governador souber 10% do que nós fizemos em Minas Gerais, ele terá um problema de remorso ao não me apoiar

Alguém com muito tempo útil pegou toda a entrevista coletiva de Lula e acabou retirando diversas frases das respostas do ex-presidente e transformando em um único vídeo, como se fosse uma única resposta. No próprio vídeo que acompanha a história de hoje é possível perceber os cortes entre as frases.

Em resumo: a história que diz que Lula ameaçou o governador Romeu Zema, afirmando que ele vai sentir remorso se não apoia-lo e deve tomar cuidado ao falar é falsa! O vídeo original foi gravado no dia 9 de outubro de 2022, durante uma coletiva de imprensa do ex-presidente Lula, em Belo Horizonte (MG). O que ocorreu foi quem alguém pegou as várias respostas do ex-presidente Lula, selecionou algumas e colocou tudo em apenas um vídeo (o de hoje). Nas imagens, é possível ver que em algumas passagens existem cortes que denunciam a montagem. Já no vídeo original, não existe nenhuma afirmação ou ameaça do tipo. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: