Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula xinga assessora Sofia após debate da Band, mostra vídeo #boato

Lula xinga assessora Sofia após debate da Band, mostra vídeo #boato

Lula xinga assessora Sofia após debate da Band, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em debate na Band, o ex-presidente Lula xinga a assessora Sofia, dizendo “você não sabe de p… nenhuma”, e deixa estúdio indignado.

Os candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) participaram no domingo (16/10/2022) do primeiro debate do segundo turno da disputa presidencial. Troca de acusações sobre corrupção, fake news, conduta na pandemia de Covid-19 e orçamento secreto foram temas centrais no confronto.

Na web, as imagens dos bastidores do confronto despertaram mais atenção do que o bate-boca entre os presidenciáveis. Uma das cenas que fez sucesso nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp mostra o ex-presidente Lula xingando a assessora Sofia. De acordo com o texto, Lula teria dito “você não sabe de p… nenhuma” enquanto sai indignado do estúdio. Leia:

Versão 1: “Sofia, você não sabe porra nenhuma”. Lula xingando sua assessora saindo indignado, depois de ter sido surrado, humilhado e desmascarado do debate. Esse é o defensor das mulheres segundo as Feminazis. Versão 2:Lula xinga sua Assessora “Sofia, você não sabe porra nenhuma”. Sofia, você não sabe de porra nenhuma. Lula xingando sua assessora saindo indignado do debate. Esse é o defensor das mulheres?

Lula xinga assessora Sofia após debate da Band, mostra vídeo?

Junto com as imagens também vieram uma enxurrada de comentários: “mas se fosse o Bolsonaro”. Tudo em vão, já que o caso é fruto de uma interpretação equivocada e, além disso, o petista não tem nenhuma assessora chamada Sofia.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O primeiro indício está nas características da mensagem, que é vaga, alarmista e não cita datas e fontes confiáveis. Vale lembrar que, no multiverso das fake news, é comum aparecerem histórias baseadas em imagens fora de contexto e interpretações equivocadas.

Para início de conversa, saiba que no vídeo o ex-presidente não cita o nome “Sofia”. Na verdade, ele conversa com o fotógrafo Ricardo Stuckert, que trabalha com Lula desde 2003, quando o petista foi presidente pela primeira vez. A propósito, a tal assessora sequer existe. Mas, aí você me pergunta: mesmo assim ele xingou, né?

Sim, de fato, o petista disse isso. Mas, diferente do que se imagina, a declaração foi feita em tom de brincadeira. No vídeo, Ricardo Stuckert sugere a altura do banco em que Lula iria se sentar e, neste momento, Lula se levanta e diz o seguinte enquanto caminha pelo estúdio: “Stuckinha, você não sabe porra nenhuma”.

A história foi esclarecida por uma testemunha ocular. No Twitter, a apresentadora do UOL News, Fabíola Cidral, afirmou que “não parecia agressão e sim brincadeira”. Segundo ela, o fotógrafo explicava sobre as câmaras e ajustava a altura da cadeira e, neste momento, Lula brincou dizendo “Stuckinha, você não sabe porra nenhuma”. Leia a publicação:

Viralizou um vídeo que eu fiz no qual Lula teria agredido verbalmente o fotógrafo Ricardo Stuckert. O que presenciei ali não parecia agressão e sim brincadeira. Stuckert explicava sobre as câmeras e o uso da cadeira. E Lula brinca: “Stuckinha, você não sabe porra nenhuma”. pic.twitter.com/V1TI8xUgIb

— Fabíola Cidral (@fabiolacidral) October 17, 2022

Com isso, podemos afirmar que Lula não xingou a assessora Sofia após debate da Band, e isso acontece por um motivo simples: Sofia sequer existe e o episódio foi mal interpretado, conforme aponta a própria autora do vídeo, Fabíola Cidral.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso