Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula criou decreto PNDH-3 que acaba com religião cristã e censura imprensa #boato

Lula criou decreto PNDH-3 que acaba com religião cristã e censura imprensa #boato

Lula criou decreto PNDH-3 que acaba com religião cristã e censura imprensa, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Lula tentou aprovar o decreto PNDH-3, em 2010, que proíbe a religião cristão, censura a imprensa e dá posse de terra a invasores

O primeiro final de semana de campanha dos candidatos às eleições de 2022 foi agitado, especialmente, entre os presidenciáveis. Enquanto Ciro Gomes e Simone Tebet “bateram perna” e participaram de diversos eventos, Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva tiveram um fim de semana mais tranquilo.

Os dois candidatos que estão à frente nas pesquisas de intenção de votos tiveram agenda apenas no sábado. No domingo, Bolsonaro participou de uma cerimônia religiosa, já Lula teve um domingo de descanso. Enquanto isso, as fake news sobre as eleições não pararam.

De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, em 2010, o ex-presidente Lula teria assinado o decreto PNDH-3, que foi barrado pelo Congresso Nacional. Segundo a publicação, o decreto proíbe a religião cristã, censura a imprensa e concede o direito de posse de terras a invasores. Ainda de acordo com a história, se Lula vencer as eleições, vai tentar aprovar novamente o decreto PNDH-3. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “ATENÇÃO! Você sabia que em 2010 o Lula  quando era presidente ele assinou um decreto o PNDH 3 para censurar a imprensa e banir a religião CRISTÃ e dar direito a possa de terras a INVASORES? Assista o vídeo até o final e COMPARTILHE!!!”. Versão 2: “Vc se lembra do decreto PNDH-3 que o ladrã0 cachaceir0 assinou em 2010 e tentou a aprovação no congresso em 2010 ? Assista”. Versão 3: “PROJETO COMUNISTA. MUITO GRAVE! VOCÊ ACHA QUE LULA NÃO FARÁ ISSO DE NOVO? PROJETO COMUNISTA”.

Lula criou decreto PNDH-3 que acaba com religião cristã e censura imprensa?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e no Facebook e agitou grupos contrários ao ex-presidente Lula. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas e do conteúdo do decreto.

Não é de hoje que fake news que apontam que a esquerda quer implementar o comunismo no Brasil e acabar com as religiões no país circulam na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Lula teria afirmado em um tuíte que as igrejas terão todos os benefícios cortados. Também a que indicava que Lula teria um projeto para compartilhar casas com mais de 65m2 entre famílias e, por fim, a que apontava que Lula iria confiscar o dinheiro da poupança e outras aplicações dos brasileiros.

Resolvemos, então, procurar por mais informações sobre o decreto PNDH-3. Ao consultar o documento, descobrimos que o decreto se trata do Programa Nacional de Direitos Humanos. O objetivo do decreto é direcionar ações do governo federal para a criação de projetos de lei e programas sociais em prol dos direitos humanos. Isto é, nortear medidas governamentais em favor da defesa dos direitos humanos no Brasil.

Como é possível observar, não existe nada sobre censura à imprensa, concessão de direito de posse a invasores e o fim da religião cristã. Se isso não bastasse, o decreto PNDH-3 não foi derrubado. O decreto, sob o número 7.037, foi publicado no dia 21 de dezembro de 2009 e está vigente desde então.

Em resumo: a história que diz que o ex-presidente Lula criou o PNDH-3 que acaba com a religião cristã, censura a imprensa e concede o direito de posse a invasores é falsa! o decreto PNDH-3 existe e trata sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos, que norteia as medidas governamentais em prol dos direitos humanos no Brasil, como a criação de projetos de lei e programas sociais. O decreto não foi derrubado. Pelo contrário, foi aprovado e publicado no dia 21 de dezembro de 2009. E por fim, o PNDH-3 não fala em acabar com a religião cristã, nem censurar a imprensa e muito menos conceder o direito de posse a invasores. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: