Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula diz, em tuíte de apoio a Renato Freitas, que “nem Deus vai mandar mais do que ele” e que “igrejas terão benefícios cortados” #boato

Lula diz, em tuíte de apoio a Renato Freitas, que “nem Deus vai mandar mais do que ele” e que “igrejas terão benefícios cortados” #boato

Lula diz, em tuíte de apoio a Renato Freitas, que “nem Deus vai mandar mais do que ele” e que “igrejas terão benefícios cortados”, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O ex-presidente Lula disse, em publicação de solidariedade ao vereador de Curitiba Renato Freitas, que a igreja vai ter seus benefícios cortados, vão pagar imposto e que, no Brasil, ninguém vai mandar mais que ele, nem Deus.

Em meio às manifestações solidariedade ao congolês Moïse Kabagambe, morto no Rio de Janeiro, um ato chamou atenção: a invasão de manifestantes, incluindo um vereador do PT, a uma igreja em Curitiba. No meio do episódio, uma declaração atribuída a Lula começou a ser espalhar por aí.

Mensagens apontam que Lula fez uma publicação no Twitter em solidariedade a Renato Freitas, vereador em questão. No texto, ele teria dito que as igrejas vão ter os benefícios cortados, vão pagar imposto e uma taxa de dívida histórica. Ele também disse que ninguém, nem Deus, iria mandar mais do que ele. Leia:

Lula. Lula Oficial: Todo apoio ao vereador de Curitiba Renato Freitas. No nosso governo igreja vai ter seus benefícios cortados, vão pagar imposto e uma taxa de divida histórico pelo tempo de escravidão Tambem serão obrigados a casar gays No Brasil ninguém vai mandar mais que nosso governo, nem Deus.

Lula diz, em tuíte de apoio a Renato Freitas, que “nem Deus vai mandar mais do que ele” e que “igrejas terão benefícios cortados”?

Não demorou para a mensagem se espalhar com todas as forças em redes sociais. Só que nem todos perceberam que a publicação em questão é falsa. Lula não falou sobre igreja, gays, Deus e o governo.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não é de hoje que declarações falsamente atribuídas ao ex-presidente circulam na internet. Só como exemplo, é possível citar a que aponta que ele diz que está falando com o demônio, que disse que negros são vagabundos e escravos e que iria transformar o Brasil em China comunista.

Assim como nos outros casos, colocaram palavras na boca de Lula. A prova disse está em um detalhe: o suposto print é falso. Falamos isso porque, ao buscar pela postagem original do print apresentado, nada encontramos. Nem na página de Lula tampouco em serviços que mostram mensagens apagadas. Vale apontar que, se ele tivesse falado isso, a publicação reverberaria na mídia (o que não ocorreu).

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula disse que a igreja não iria mandar mais do que o governo (que, aliás, errado não está) e que iria cortar benefícios e cobrar impostos. O print que está circulando é falso e a postagem nunca existiu.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: