Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula tem projeto de compartilhar casas com mais de 65m² entre famílias #boato

Lula tem projeto de compartilhar casas com mais de 65m² entre famílias #boato

Lula tem projeto de compartilhar casas com mais de 65m² entre famílias, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Assim como na Colômbia, o ex-presidente Lula tem o projeto de fazer com que pessoas que tenham casas com mais de 65m² compartilharem suas casas com outras famílias. 

Na última semana, o A Semana em Fakes, seção de análise de checagens do Boatos.org, falou sobre como fake news sobre políticos de esquerda na América Latina estão sendo utilizadas no contexto das eleições no Brasil. Hoje, vamos falar de uma história que “avança” uma casa neste contexto.

Há alguns dias, o Boatos.org desmentiu uma fake news que apontava que o presidente eleito da Colômbia Gustavo Petro teria falado que vai criar uma lei de compartilhamento obrigatório de casa com mais de 65m² entre as pessoas.

A mensagem sobre a Colômbia não só ainda está circulando como também ganhou, por assim dizer, um reforço. Agora, há mensagens falando que o projeto teria sido instituído na Colômbia e que Lula já estaria se preparando para colocar em prática no Brasil. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: Colômbia saiu na frente, já colocou em prática o PROJETO DO LULA. Será lei quem tem casa a cima de 65 metros2 terá que abrigar outra família. Nem sei o que pensar e falar Versão 2: OLHEM BEM!!!
ESSE É O PROJETO DO LULA PARA O BRASIL. A COLÔMBIA SAIU NA FRENTE.

Lula tem projeto de compartilhar casas com mais de 65m² entre famílias?

Graças à versão brasileira que “requentou” a história, a acusação continuou circulando por aí. Só que o fato é que nem Gustavo Petro tampouco Lula tem planos de compartilhar casas de 65m² entre as pessoas. A primeira parte, sobre Gustavo Petro, já foi explicada nesse texto. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos: 

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou muitos brasileiros contrários à esquerda revoltados. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas.

Nos últimos dias, histórias falsas sobre o novo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, têm rodado a internet brasileira. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Gustavo Petro teria mandado soltar todos os presos da Colômbia e só foi eleito por causa da abstenção de votos. Também a que indicava que uma foto mostra Petro ao lado de Pablo Escobar.

Além disso, basta olhar para a publicação em espanhol para ver que história é de 2018. Ao procurar por ela, descobrimos que a publicação circula desde as eleições de 2018 e já foi desmentida em espanhol.

De acordo com o serviço de fact-checking Colômbia Check, a imagem que supostamente seria a matéria com Gustavo Petro não mostra, em nenhum momento, o nome do veículo de comunicação que teria publicado a reportagem. A imagem foi compartilhada no Facebook sem nenhuma referência e trata-se de uma montagem.

O próprio site de Gustavo Petro desmentiu toda a informação. De acordo com a página, o objetivo de Petro é que mais colombianos tenham acesso a lotes e casas. A página também destacou que não existe nada parecido no programa de governo de Gustavo Petro.

Sobre Lula não há muito o que falar. Há três pontos que inviabilizam o fake. O primeiro é que a balela já se baseia em uma informação falsa (de que Gustavo Petro vai colocar o plano em prática). O segundo é que a ideia (que seria bizarra, aliás) não consta em nenhuma plataforma de candidatura de Lula e tampouco foi citada por ele ou outro petista. O terceiro é que Lula já foi presidente. Vamos convir que, se houvesse o desejo, ele já teria feito isso.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula decidiu, caso seja eleito, compartilhar a casa das pessoas. Nem Gustavo Petro fez isso na Colômbia nem ele tem planos de realizar tal asneira no Brasil.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: