Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo que mostra mulher abraçando Lula na frente de Janja teve velocidade manipulada para dar impressão de que presidente estava bêbado

Vídeo que mostra mulher abraçando Lula na frente de Janja teve velocidade manipulada para dar impressão de que presidente estava bêbado

Lula ficou bêbado e beijou mulher na frente de Janja, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Lula foi flagrado bêbado na frente de Janja e abraçou uma mulher.

  Análise

Um dos tipos de fake news que mais circulam em redes sociais é a que relaciona o presidente Lula com supostos estados de embriaguez. A mais nova aponta para uma situação que teria ocorrido na presença da primeira-dama Janja.

Nas imagens, uma mulher abraça Lula e ele aparenta estar com a fala arrastada. Janja fica séria e todos vão embora. Junto ao vídeo, há uma descrição que aponta que ele estaria bêbado e teria beijado a mulher na frente da esposa.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

“Vexame!!! O presidente dos petistas, completamente embriagados. Agarra e beija uma mulher na frente de todos inclusive da canja!!!”, diz a mensagem que circula online. Assista ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Um ponto a se destacar (conforme falamos no início do texto) é que não é de hoje que circulam na internet histórias falsas relacionadas a Lula estar bêbado. Já desmentimos mais de 10 boatos sobre “Lula estar bêbado”. Tem um exemplo de ele estar com Janja, no lançamento da campanha, com Eduardo Paes, no próprio casamento e outros casos.

Checagem

Na parte da checagem, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Lula estava bêbado no vídeo com Janja? 2) Lula, de fato, beijou a mulher na frente de Janja? 3) Está tudo correto com o vídeo que está circulando na internet?

É verdade que Lula estava bêbado no vídeo?

Não há nada que indique para isso. Primeiro, porque a qualidade do vídeo é baixíssima (talvez até intencionalmente). Segundo, porque a fala arrastada tem um motivo: o vídeo teve a velocidade alterada para dar a impressão de que as pessoas estavam embriagadas. O mesmo truque foi utilizado em outras fake news que falavam de “Lula bêbado”.

Lula, de fato, beijou a mulher na frente de Janja?

Também não há nada que indique para isso. Ao ver com detalhes o vídeo, podemos perceber algumas coisas. A primeira é que a mulher abraça Lula, beija no rosto e fica agarrada a ele falando coisas em seu ouvido. O abraço é longo, mas não há nada mais que isso. Em nenhum momento, há a configuração de “traição” (por exemplo, um beijo na boca).

Qual a origem do vídeo e por que Janja aparenta estar séria?

Não encontramos o vídeo original, mas conseguimos perceber que antes da versão “Lula bêbado”, o vídeo foi publicado no Kwai com a descrição “janja com ciúmes do LULA, tenta arrancar o braço da moça”. Janja, de fato, se mostra desconfortável no vídeo. Porém, é ela que fala para o segurança não retirar a mulher de perto de Lula ao falar “eu conheço, eu conheço”.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

É falso que Lula estivesse bêbado (ou aparentemente bêbado) em um vídeo que Janja estava presente. A velocidade do vídeo foi alterada para deixa-lo com a voz arrastada e ele não “trai” a esposa.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm