Lula fica bêbado e grava vídeo atacando Bolsonaro e voto impresso #boato

Boato – Visivelmente bêbado, o ex-presidente Lula gravou um vídeo atacando Bolsonaro e falando sobre o voto impresso nas eleições.

Já falamos algumas vezes sobre boatos que se reciclam para voltarem a circular. Desta vez, vamos falar de um fake que já se utilizou de uma metodologia batida para fortalecer uma tese. Novamente, circula na internet um suposto vídeo em que o ex-presidente Lula teria aparecido “bêbado”.

Mensagens que circulam em redes sociais e foram publicadas até por “influenciadores bolsonaristas” apontam que Lula teria gravado um vídeo de ataque a Bolsonaro e contra o voto impresso visivelmente bêbado. Nas imagens, Lula estaria falando de forma arrastada e enrolada. Leia algumas mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: Gente do céu o velho Luladrão endoideceu de vez, tomou muita pinga e mandou recado para Bolsonaro Pinganhada 2022 seu candidato a presidente do Brasil Versão 2: *Lula. Visível e completamente bêbado. Deve estar todo mijado também. Triste fim bem merecido de um bandido.*

Lula, bêbado, atacou Bolsonaro e falou do voto impresso nas eleições?

Não demorou para o vídeo se espalhar em muitos canais bolsonaristas e também no WhatsApp. Porém, não é verdade que o ex-presidente Lula estava embriagado quando fez a gravação do vídeo em questão.

Na realidade, o que ocorreu é muito parecido com um boato que desmentimos outro dia e apontava que “Lula gravou um vídeo bêbado”. Na ocasião, vimos que o vídeo que estava sendo compartilhado (que foi gravado após decisão de Edson Fachin a favor do ex-presidente) estava com a velocidade alterada. No caso de hoje, o mesmo ocorreu.

A postagem que Lula critica os ataques que Bolsonaro tem feito ao processo eleitoral foi publicada no site do ex-presidente em 21 de julho de 2021. É possível ver na filmagem original que o arquivo que está circulando na web teve a velocidade diminuída e que Lula não aparenta estar bêbado no vídeo. Assista:

Resumindo: a história que aponta que Lula gravou um vídeo bêbado falando sobre Bolsonaro e o voto impresso nas eleições é falsa. Trata-se mais uma vez de uma fake news em que a velocidade de um vídeo é modificada para tentar imputar uma pecha ao ex-presidente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet