Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula anuncia fim da aposentadoria por tempo de contribuição #boato

Lula anuncia fim da aposentadoria por tempo de contribuição #boato

Lula anuncia fim da aposentadoria por tempo de contribuição, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente Lula acabou de anunciar o fim da aposentadoria por tempo de contribuição. Parabéns.

Não foram poucas as vezes que já apontamos que algumas das principais fake news que circulam na internet falam de supostas ações do governo do Lula. A última que vimos online aponta para uma “novidade que ele teria anunciado”.

Um vídeo com imagens de Lula, Fernando Haddad e outros membros do governo tem uma narração que aponta que o presidente teria anunciado o fim da aposentadoria por tempo de contribuição no Brasil. Em alguns casos, legendas do vídeo “parabenizam” (ironicamente, claro) o presidente pela “decisão”. Leia:

Versão 1: Parabéns presidente Lula. FIM DA APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO. ATENÇÃO Versão 2: FIM DA APOSENTADORIA POR CONTRIBUIÇÃO FOI ANUNCIADA. ACABOU APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO.

Análise da mensagem que circula online

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Vimos a história circulando, principalmente, por meio de um vídeo com uma locução parecida com a de um radialista. Tivemos acesso ao conteúdo no TikTok e no WhatsApp.

O conteúdo tem algumas características de fake news como o tom alarmista (principalmente, incitando a questão política) e a falta de citação de fontes que confirmem que Lula fez tal anúncio.

Como falamos no início do texto, o que não falta é na internet é fake news sobre supostas ações do governo Lula. Só para citar alguns exemplos, temos mensagens falsas que apontam que Lula havia resolvido taxar a internet dos brasileiros, que teria anunciado um “feirão limpa nome” e que teria decidido taxar o Pix dos brasileiros.

Para fazer a checagem, vamos responder às seguintes perguntas: 1) Lula anunciou o fim da aposentadoria por tempo de contribuição? 2) É verdade que acabou a aposentadoria por tempo de contribuição. 3) Por que a história é classificada como uma fake news?

Lula anunciou o fim da aposentadoria por tempo de contribuição?

Lula não vez o tal anúncio. Não consta em nenhuma fonte confiável a informação de que o presidente, o ministro da Economia Fernando Haddad ou qualquer pessoa tenha acabado com a aposentadoria por tempo de contribuição. Até porque não é possível acabar com o que já está acabado.

É verdade que acabou a aposentadoria por tempo de contribuição?

Na realidade, houve mudanças previstas na reforma da Previdência, em 2019 (quando o presidente era Jair Bolsonaro). A reforma acabou, de fato, com a aposentadoria por tempo de contribuição. Porém, ela só é válida para quem começou a contribuir após novembro de 2019, quando as regras passaram a valer.

Por que a história que cita Lula foi classificada como uma fake news?

A resposta é simples. Estão atribuindo algo que já foi aprovado há algum tempo a Lula. Tem gente que aprova as mudanças (por causa da questão previdenciária) e tem gente que não aprova (por causa do impacto no trabalhador). O que ninguém pode apontar é que isto tenha sido anunciado por ele em 2023.

Resumindo: é falso que Lula tenha anunciado o fim da aposentadoria por tempo de contribuição. As regras não valem para quem entrou no mercado de trabalho antes de 2019 e foram aprovadas no governo Bolsonaro.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm