Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Governo Lula vai taxar internet de todos os brasileiros #boato

Governo Lula vai taxar internet de todos os brasileiros #boato

Governo Lula vai taxar internet de todos os brasileiros, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O governo Lula resolveu taxar todos os usuários de internet do Brasil. Cobrança irá financiar agência de cibersegurança do GSI.

Em junho deste ano, o presidente Lula determinou que ministros deixem de divulgar “ideias mirabolantes” sem que as propostas passem pela Casa Civil e Secom.

Por um lado, a iniciativa é vista por críticos como uma forma de “ofuscar ministros” que tenham ideias que podem garantir visibilidade. Por outro, a iniciativa é vista como uma forma de se proteger de “ideias mirabolantes e infelizes”. A história de hoje trata de algo que surgiu de um destes planos.

Veículos de mídia começaram a divulgar a informação de que o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) tinha planos de criação de uma agência nacional de cibersegurança (segurança na internet). Para financiar a agência, um dos planos seria criar uma taxa diretamente na conta de internet dos brasileiros.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

A partir daí, mensagens apontavam que Lula (e seu governo) queriam taxar a internet de todos os brasileiros. Em alguns casos, era dito que a taxação seria para “financiar” a censura. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Versão 1: Governo Lula quer TAXAR INTERNET para financiar CENSURA Versão 2: Governo Lula quer taxar todos os usuários de internet; Projeto do GSI tem custo estimado de R$ 600 mi; cobrança corresponderia a 1,5% do valor pago por internautas para acessar a rede Versão 3: Mas fiquem tranquilos, POR ENQUANTO não vão cobrar taxa pelo oxigênio que vc respira. • BOMBA• Lula Vai TAXAR TODOS os Usuários de INTERNET

Análise da mensagem que está circulando online

Ao contrário da maioria das mensagens que são analisadas aqui no Boatos.org, a história é balizada por veículos de mídia confiáveis. A declaração dos planos do GSI foram divulgados inicialmente pela Folha de S.Paulo e repercutida pelos principais veículos de mídia.

Em alguns casos, a parte foi tomada pelo “todo”. Tanto que algumas das matérias apontavam que o governo desejaria a agência e a taxação e a maioria das mensagens apontavam que o desejo da taxação seria de Lula.

Com base na análise, resolvemos destacar as seguintes questões a serem respondidas. A primeira é se, de fato, há o tal plano. A segunda é se o governo e Lula quer mesmo taxar a internet dos brasileiros. A terceira é se a tal agência ainda está nos planos e significa censura.

A primeira é se, de fato, há o tal plano. A segunda é se o governo e Lula querem mesmo taxar a internet dos brasileiros. A terceira é se a tal agência ainda está nos planos e significa censura.

Há o tal plano de taxar a internet?

As matérias que estão circulando não tiraram a informação do nada. A própria Folha apresenta que o projeto surgiu no Gabinete de Segurança Institucional, que não é de agora, que vai ser amadurecida e que será apresentado ao Congresso. Ou seja: o plano existe. Só não é de Lula ou de “todo governo”.

O governo e Lula quer mesmo taxar a internet dos brasileiros?

Está aí o ponto. Depois que a história começou a circular, a Secretaria de Comunicação do governo jogou o projeto por terra. Em nota, a Secom comunicou o seguinte: “A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República informa que não há nenhuma possibilidade de taxação de usuário de internet para financiar uma agência de cibersegurança ou qualquer iniciativa desse tipo”.

O ministro Paulo Pimenta disse, ainda, que “O tema nunca chegou ao conhecimento ou foi discutido pelo presidente Lula”. Ou seja: se havia algum plano de taxação, ele já nasceu morto.

A tal agência ainda está nos planos e significa censura?

A vazamento do projeto (o chamado balão de ensaio) e a repercussão negativa pode fazer com que a ideia da agência de cibersegurança (mesmo sem a taxação) não vá para frente. Porém, não é possível cravar como se dará o andamento da proposta.

Uma coisa que serve como “bônus” na história é a tese de que a agência seria criada para “censurar a internet”. Na realidade, a agência visaria evitar ataques cibernéticos a órgãos do governo e vazamento de informações confidenciais. O conteúdo das redes sociais não entraria no escopo do órgão.

Resumindo: é falso que o governo vai taxar a internet dos brasileiros. Apesar de um plano de taxação teria sido ventilado na mídia, ele foi desmentida pela própria Secretaria de Comunicação. Ou seja: se havia uma chance, ela foi refutada.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm