Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lista mostra cidades com 100% de votos para Lula e zero votos para Bolsonaro #boato

Lista mostra cidades com 100% de votos para Lula e zero votos para Bolsonaro #boato

Lista mostra cidades com 100% de votos para Lula e zero votos para Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Lista mostra cidades onde as urnas registraram 100% dos votos válidos para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. 

Antes mesmo do resultado do segundo turno das eleições, grupos bolsonaristas já se preparavam para encorajar manifestações após o pleito porque “uma fraude impediria a reeleição do presidente Jair Bolsonaro”. Depois da vitória do agora eleito presidente Lula, as fake news e manifestações contra o resultado das eleições se espalharam feito pólvora.

A última que circula online aponta para uma lista de cidades com 100% dos votos para Lula e zero para Bolsonaro. Junto à lista, o texto diz que trata-se da “lista de cidades onde Bolsonaro teve zero votos” e pede que compartilhem pois alguém poderia “testemunhar” a fraude. Na lista, há cidades de vários estados, entre elas: Amazonas, Minas Gerais, Roraima, Mato Grosso, Maranhão, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Ceará e Acre. No total, aparecem 39 cidades na lista. Porém, outras versões apontam apontam para mais de 100 cidades. Leia:

Versão 1: ATENÇÃO, ESPALHEM ESSA LISTA DE CIDADES ONDE BOLSONARO TEVE ZERO VOTOS. QUEM SABE ALGUÉM VOTOU NESSAS SEÇÕES, E PODE TESTEMUNHAR QUE ISSO É UMA FRAUDE?  Versão 2:Cidades do interior onde urnas foram zeradas para Bolsonaro ,estranho ,né? 100% dos votos para Lula. Olha aí o retrocesso do voto impresso! Bem, o “cara” é bom mesmo pra “tomar voto.”

Lista mostra cidades com 100% de votos para Lula e zero votos para Bolsonaro?

A mensagem fez sucesso entre grupos bolsonaristas e negacionistas eleitorais, mas em vão, já que o alerta é fruto de uma interpretação equivocada dos dados.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O primeiro indício que nos leva à farsa está nas características da mensagem, que é vaga, alarmista, não cita datas e fontes confiáveis e possui pedidos de compartilhamento. Além disso, o alerta segue o enredo de diversas notícias falsas sobre fraude eleitoral (confira aqui, aqui e aqui). 

A suposta “bomba” não passa de uma interpretação equivocada dos dados. Isso porque, na realidade, as cidades citadas na lista mostram os locais em que tiveram uma ou mais seções que não registraram votos para Bolsonaro. Não entendeu? A gente explica.

Pois bem, ao contrário do que se imagina, o episódio não ocorreu apenas com Lula. Mas, em algumas seções, o presidente Bolsonaro também recebeu 100% dos votos. Segundo o levantamento da Globo, com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 147 seções eleitorais, Lula ou Bolsonaro tiveram todos os votos válidos.

Na seção de Confresa, no Mato Grosso, por exemplo, o presidente eleito recebeu 383 votos. A situação foi, inclusive, alvo de teorias conspiratórias, já que o estado fazia parte do reduto bolsonarista. Mas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) explicou que a seção recebeu os votos da aldeia indígena Urubu Branco, onde a convergência de votos é uma situação comum, o que não indica fraude eleitoral. O cacique da aldeia, Elber Ware’i Tapirapé, também confirmou apoio da comunidade ao petista.

O fenômeno também ocorreu em outras regiões, boa parte delas longe dos grandes centros urbanos, em povoados rurais, comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas (como mostra este levantamento da Globo). Como já explicamos, nesses locais, a convergência de votos é comum, mas isso não significa que houve fraude.

Apesar das coincidências, nenhuma cidade registrou 100% dos votos em Lula ou Bolsonaro. Porém, há cidades que tiveram a maior taxa de votação no Lula e que entraram no ranking das cidades mais lulistas do país. É o caso do município de Guaribas, no interior do Piauí, onde o petista recebeu 93,86% dos votos, o maior percentual do país.

Com isso, podemos afirmar que a lista que mostra cidades com 100% de votos para Lula e zero votos para Bolsonaro é falsa. Não há nenhuma cidade com zero votos para Bolsonaro e a lista, na verdade, mostra cidades onde tiveram seções com 100% dos votos válidos e não cidades, como indica a mensagem.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso