Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > William Waack denuncia que urnas foram fraudadas nas eleições 2022 #boato

William Waack denuncia que urnas foram fraudadas nas eleições 2022 #boato

William Waack denuncia que urnas foram fraudadas nas eleições 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o jornalista William Waack denunciando que as urnas foram fraudadas durante as eleições de 2022.

Muitas das histórias falsas que circulam na internet surgem de vídeos reais retirados de contexto. A mais nova aponta para uma suposta denúncia vinda do jornalista William Waack.

Um vídeo dele falando sobre supostas fraudes nas eleições está sendo acompanhado de legendas como “urnas foram fraudadas” e “embaixadores ficaram sabendo hoje das fraudes nas eleições”. Leia a transcrição do arquivo:

O mundo está sabendo a partir de hoje oficialmente que o Brasil, o nosso país é uma republiqueta, uma republiqueta que elege os seus dirigentes políticos com urnas fraudulentas. E insiste essa republiqueta nessa prática nefasta.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Embaixadores de dezenas de países ficaram sabendo hoje oficialmente que as principais autoridades do judiciário nessa republiqueta estão mancomunadas com fraudes e que é grave o risco.

William Waack denuncia que urnas foram fraudadas nas eleições 2022?

Não demorou para a história viralizar na internet e chegar a muitas contas de bolsonaristas em redes sociais. Porém, a informação que aponta que William Waack denunciou que as urnas foram fraudadas nas eleições é falsa. Na realidade, o vídeo foi cortado e é de uma situação que não tem relação com fraudes.

O histórico recente de fake news sobre urnas eletrônicas já nos deixa desconfiados da veracidade da informação. Há alguns dias, desmentimos a fake news que apontava para um documento das FFAA, para auditoria “argentina” e outras coisas.

Ao buscar pela tal afirmação, descobrimos que nada tem a ver com William Waack. Na realidade, a fala do jornalista está ironizando o episódio no qual Bolsonaro havia chamado embaixadores para tentar comprovar (sem sucesso) que as urnas eletrônicas estavam fraudadas.

Esta matéria da CNN aponta para o comentário de William Waack sobre o assunto. Depois do trecho apresentado no vídeo, Waack diz que Bolsonaro apresentou dados falsos e não novos. Confira:

Jair Bolsonaro usou o Palácio da Alvorada, a TV Brasil e convocou alguns de seus ministros para um palanque pré-eleitoral. Usou dados falsos e versões já desmentidas para atacar os tribunais superiores e também seu principal adversário político.

Nada do que Bolsonaro disse é novo, mas conseguiu, hoje, transformar-se no primeiro caso em tempos modernos nos quais um mandatário, chefe de governo e de Estado, convocou o resto do mundo para emporcalhar a imagem do próprio país.

Em nenhum momento, William Waack defendeu que as eleições haviam sido fraudadas. Por diversas vezes, como vocês podem ver aqui e aqui, ele defendeu o processo eleitoral brasileiro.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que William Waaack atestou em um comentário que as urnas eletrônicas foram fraudadas. Trata-se de mais uma fake news sobre o processo eleitoral que está circulando na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso