William Waack denuncia que urnas foram fraudadas nas eleições 2022 #boato

Boato – Vídeo mostra o jornalista William Waack denunciando que as urnas foram fraudadas durante as eleições de 2022.

Muitas das histórias falsas que circulam na internet surgem de vídeos reais retirados de contexto. A mais nova aponta para uma suposta denúncia vinda do jornalista William Waack.

Um vídeo dele falando sobre supostas fraudes nas eleições está sendo acompanhado de legendas como “urnas foram fraudadas” e “embaixadores ficaram sabendo hoje das fraudes nas eleições”. Leia a transcrição do arquivo:

Confira também: É falso que Lulinha foi preso no Paraguai! Confira o desmentido em vídeo:

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

O mundo está sabendo a partir de hoje oficialmente que o Brasil, o nosso país é uma republiqueta, uma republiqueta que elege os seus dirigentes políticos com urnas fraudulentas. E insiste essa republiqueta nessa prática nefasta.

Embaixadores de dezenas de países ficaram sabendo hoje oficialmente que as principais autoridades do judiciário nessa republiqueta estão mancomunadas com fraudes e que é grave o risco.

William Waack denuncia que urnas foram fraudadas nas eleições 2022?

Não demorou para a história viralizar na internet e chegar a muitas contas de bolsonaristas em redes sociais. Porém, a informação que aponta que William Waack denunciou que as urnas foram fraudadas nas eleições é falsa. Na realidade, o vídeo foi cortado e é de uma situação que não tem relação com fraudes.

O histórico recente de fake news sobre urnas eletrônicas já nos deixa desconfiados da veracidade da informação. Há alguns dias, desmentimos a fake news que apontava para um documento das FFAA, para auditoria “argentina” e outras coisas.

Ao buscar pela tal afirmação, descobrimos que nada tem a ver com William Waack. Na realidade, a fala do jornalista está ironizando o episódio no qual Bolsonaro havia chamado embaixadores para tentar comprovar (sem sucesso) que as urnas eletrônicas estavam fraudadas.

Esta matéria da CNN aponta para o comentário de William Waack sobre o assunto. Depois do trecho apresentado no vídeo, Waack diz que Bolsonaro apresentou dados falsos e não novos. Confira:

Jair Bolsonaro usou o Palácio da Alvorada, a TV Brasil e convocou alguns de seus ministros para um palanque pré-eleitoral. Usou dados falsos e versões já desmentidas para atacar os tribunais superiores e também seu principal adversário político.

Nada do que Bolsonaro disse é novo, mas conseguiu, hoje, transformar-se no primeiro caso em tempos modernos nos quais um mandatário, chefe de governo e de Estado, convocou o resto do mundo para emporcalhar a imagem do próprio país.

Em nenhum momento, William Waack defendeu que as eleições haviam sido fraudadas. Por diversas vezes, como vocês podem ver aqui e aqui, ele defendeu o processo eleitoral brasileiro.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que William Waaack atestou em um comentário que as urnas eletrônicas foram fraudadas. Trata-se de mais uma fake news sobre o processo eleitoral que está circulando na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet