Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Laura Bolsonaro postou vídeo de apoio a Bolsonaro, militar, intervenção e pedindo o código-fonte das urnas #boato

Laura Bolsonaro postou vídeo de apoio a Bolsonaro, militar, intervenção e pedindo o código-fonte das urnas #boato

Laura Bolsonaro postou vídeo de apoio a Bolsonaro, militar, intervenção e pedindo o código-fonte das urnas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Laura Bolsonaro, filha do presidente Bolsonaro, postou vídeo em apoio ao pai, aos militares e pergunta sobre o código-fonte das urnas

O fim do governo Bolsonaro está se aproximando e, com ele, a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. E mesmo com a diplomação de Lula, confirmando o resultado das eleições, muitos apoiadores do presidente Bolsonaro ainda não aceitam a decisão da maioria dos brasileiros.

Alguns movimentos antidemocráticos ainda seguem e dezenas de pessoas ainda estão acampadas em frente a quartéis generais. E em meio a esse caos, uma história tem ganhado força nas redes sociais.

De acordo com uma publicação, a filha mais nova do presidente Jair Bolsonaro, Laura Bolsonaro, teria publicado um vídeo em apoio ao pai. Segundo a história, Laura ainda teria demonstrado seu apoio aos militares e questionado sobre o código-fonte das urnas eletrônicas nas imagens. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “Linda homenagem de Laura Bolsonaro ao seu pai e ao povo BRASILEIRO. Assistam lindo video! Boa noite e até amanhã belas e belos do Facebook!”. Versão 2: “Pessoal esse vídeo foi postado pela Laura Bolsonaro. Assistam até o final, fala do código fonte e mostra, exército, mostram generais,pede p nao temermos e etc… Quem será q fez este vídeo? Será q o Presidente não está falando conosco através dele?”. Versão 3: “Postado pela Laura Bolsonaro. Isso não é publicação de uma menina….. Isso é um recado!”. 

Laura Bolsonaro postou vídeo de apoio a Bolsonaro, militar, intervenção e pedindo o código-fonte das urnas?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou muitos apoiadores de Bolsonaro desconfiados sobre o intuito da mensagem. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do vídeo.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, histórias falsas que atribuem falsamente áudios e vídeos a personalidades estão pipocando na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o general Heleno teria gravado um áudio falando sobre a guerra das Forças Armadas contra a esquerda e a intervenção militar. Também a que indicava que Tarcísio de Freitas teria gravado um áudio pedindo que as pessoas fiquem nos quartéis e afirmando que a intervenção vai acontecer e, por fim, a que apontava que guerrilheiros estrangeiros teria gravado um vídeo de apoio a Lula e ameaçaram o Brasil.

Ao analisar a história, percebemos algumas coisas estranhas. Para começar, a filha do presidente Jair Bolsonaro, Laura Bolsonaro, não possui redes sociais (se possui, ela é fechada e bastante discreta).

Em relação ao vídeo, ele não foi publicado por Laura Bolsonaro. Na realidade, ao pesquisar pelo vídeo, descobrimos que ele foi disponibilizado por um usuário do aplicativo Helo que é simpatizante do presidente Jair Bolsonaro.

Em resumo: a história que diz que Laura Bolsonaro, filha do presidente Jair Bolsonaro, teria publicado um vídeo em apoio ao pai, aos militares e questionando sobre o código-fonte das urnas eletrônicas é falsa! Laura Bolsonaro não possui redes sociais (se possui, é fechada e super discreta para não ser identificada). Por fim, descobrimos que o vídeo não foi publicado por Laura Bolsonaro, mas sim por um simpatizante do presidente Jair Bolsonaro, que publicou o vídeo no aplicativo Helo. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: