Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > José Dirceu está em coma e continua internado após problema de saúde #boato

José Dirceu está em coma e continua internado após problema de saúde #boato

José Dirceu está em coma e continua internado após problema de saúde, diz boato

Boato – Após ser internado em Brasília (DF), José Dirceu entrou em coma e já perdeu os movimentos e a fala depois da cirurgia

O nome do ex-ministro José Dirceu voltou à boca do povo nos últimos dias. No dia 15 de fevereiro de 2023, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) diminuiu a pena de Dirceu na Lava Jato de 8 anos para 4 anos e 7 meses em regime semiaberto.

Logo depois do julgamento, José Dirceu precisou ser internado no dia 23 de fevereiro de 2023, em Brasília (DF), para realizar um procedimento cirúrgico. O boletim médico indicava que Dirceu estava com hematoma subdural e, segundo Zeca Dirceu, filho de José Dirceu, o problema já havia sido diagnosticado há algumas semanas.

A partir daí, fake news sobre a condição de saúde de José Dirceu começaram a pipocar na internet. De acordo com a história de hoje, José Dirceu estaria em coma e, por conta disso, seguiria internado após problema de saúde. Segundo a publicação, José Dirceu também teria perdido os movimentos e a fala. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “Restam ainda confirmações, mas corre em boca pequena pelos corredores de Brasília. José Dirceu está em “coma” e a operação feita outra semana afetou seus movimentos e a fala. José Dirceu está fora de combate?”. Versão 2: “Informação é que José Dirceu está em coma, não se sabe se é induzido, mas ele está fora do jogo, o chantageador como dizem algumas fontes não poderá mais usar desse artifício. O que me impressiona é um video escandaloso, que surgiu na mesma data do hematoma”.

José Dirceu está em coma e continua internado após problema de saúde?

O burburinho foi amplamente compartilhado nas redes sociais, como o Twitter e causou um verdadeiro espanto em muitos internautas. Apesar disso, a história não é verdadeira e a explicação está na falta de provas e na origem da informação.

A mensagem apresenta caráter vago, extremamente alarmista e não apresenta fontes confiáveis. Além disso, também não existem notícias sobre o assunto. E como já falamos por aqui, essas são características recorrentes em fake news na internet.

Se isso não bastasse, histórias falsas sobre problemas de saúde de políticos não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o ex-presidente Bolsonaro teria sido internado no Hospital das Forças Armadas, em Brasília. Também a que indicava que o câncer de Lula teria voltado e ele estaria internado no hospital Sírio-Libanês e, por fim, a que apontava que o ex-governador João Doria teria sido internado com uma endocardite bacteriana.

Ao pesquisar sobre a condição de saúde de José Dirceu, descobrimos que o ex-ministro foi internado no dia 23 de fevereiro de 2023, após apresentar dores de cabeça e no pescoço. Durante a internação, ele recebeu o diagnóstico de hematoma subdural. José Dirceu precisou passar por uma neurocirurgia para drenagem, para retirar o acúmulo de sangue entre o crânio e o cérebro. O ex-ministro ficou internado no Hospital DF Star, em Brasília (DF).

Após a cirurgia, José Dirceu ficou em observação na UTI e com “respiração espontânea”. O ex-ministro respondeu bem à recuperação e deixou o hospital no dia 27 de fevereiro de 2023. O filho de José Dirceu, Zeca Dirceu, contou a novidade pela sua página do Twitter e comemorou a alta do pai.

Por fim, após a história de hoje viralizar, o jornalista Ricardo Antunes também desmentiu a informação em seu site. De acordo com o desmentido, José Dirceu se encontra em plena recuperação em sua casa e até já recebeu amigos para um almoço.

Em resumo: a história que diz que José Dirceu estaria em coma e continuaria internado após problema de saúde é falsa! É verdade que José Dirceu precisou ser internado e se submeter a uma cirurgia. O fato ocorreu no dia 23 de fevereiro de 2023. Mas o ex-ministro já recebeu alta no dia 27 de fevereiro de 2023 e está se recuperando em casa. Não existem indícios de que José Dirceu esteja mal. Muito pelo contrário, as notícias indicam que ele está em plena recuperação. Ou seja, José Dirceu está bem e já teve alta.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: