Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > João Doria é internado com endocardite bacteriana #boato

João Doria é internado com endocardite bacteriana #boato

João Doria é internado com endocardite bacteriana, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O governador de São Paulo João Doria foi internado no hospital Albert Einstein com um quadro de endocardite bacteriana.

A pauta da política foi muito agitada por “emergências médicas” na última. Além da internação do presidente Jair Bolsonaro por conta de complicações no intestino, o governador de São Paulo João Doria testou positivo pela segunda vez para a Covid-19. E, de acordo com uma mensagem que circula na internet, os problemas de Doria não pararam por aí.

Um print de uma publicação do site da revista Veja aponta que Doria foi internado no hospital Albert Einstein para tratar um quadro de endocardite bacteriana. “João Doria é internado para tratar um quadro de endocardite bacteriana. O governador do estado de São Paulo deu entrada no Hospital Albert Einstein nesta manhã”, diz a mensagem que circula online.

Muita gente começou a relacionar o suposto problema de saúde com o uso de máscaras somada a uma “má higiene bucal”. “Falta de higiene bucal com uso de mascara”, diz a mensagem. Houve quem relacionasse a doença com a Coronavac. “Doria internado com endocardite bacteriana Cara gritando de medo…pensei que a Chi na.vac era água”, diz.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Houve, ainda, quem falasse que o problema seria em decorrente a “práticas gays”. “O DÓRIA FOI INTERNADO PARA TRATAR UMA ENDOCARDITE BACTERIANA. POR FALAR NISSO, A CIENCIA DIZ QUE S* A* CAUSA ENDOCARDITE BACTERIANA. COINCIDENCIA!!”, diz a mensagem.

João Doria foi internado com endocardite bacteriana?

Como vocês viram, o que não faltaram foram pessoas falando da tal doença e de suas possíveis causas. Apesar de todo esse burburinho, não é verdade que o governador João Doria foi diagnosticado com endocardite bacteriana e que tenha sido internado por isso.

Ao buscar por notícias que apontem para a suposta internação de Doria por causa da doença em questão, nada encontramos em fontes confiáveis. Tudo que há é o suposto print da Veja falando sobre o assunto. É óbvio que se a informação fosse real, viraria notícia em diversos veículos.

Ao procurar pelo subtítulo descrito na mensagem (O governador do estado de São paulo deu entrada no Hospital Albert Einstein nesta manhã), chegamos a uma matéria da Veja de fevereiro deste ano com o título “João Doria é internado para exames”. Não há qualquer menção a endocardite na matéria.

Na realidade, a matéria apontava que ele havia se internado para fazer uma série de exames de rotina e que teria alta no dia seguinte. Ou seja: nada a ver com qualquer doença ou internação por causas graves.

O que ocorreu, na realidade, é uma técnica que já está sendo mais do que manjada em boatos online. Alguém pegou a matéria da Veja, alterou o título por meio do código fonte dela (isso é feito ao clicar em “inspecionar” no Google Chrome e alterar o conteúdo da página) e deu um print. A partir daí, só foi preciso espalhar a balela.

Vale apontar que, apesar se ter se infectado com a Covid-19, o estado de saúde de João Doria é bom. Ele cumpre quarentena em casa e está sendo monitorado. O próprio governador atribui o caso leve de infecção ao fato de ele ter tomado as duas doses da vacina.

Resumindo: não é verdade que o governador de João Doria foi diagnosticado com endocardite. O que está circulando na internet é, na realidade, uma montagem de uma matéria da Veja que fala sobre uma internação de rotina no início do ano que nada tem a ver com a doença.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso