Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > José Dirceu admite que foi o PT que mandou dar a facada em Bolsonaro #boato

José Dirceu admite que foi o PT que mandou dar a facada em Bolsonaro #boato

José Dirceu admite que foi o PT que mandou dar a facada em Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O petista José Dirceu acabou de admitir que foi o PT que mandou dar Adélio Bispo dar a facada em Bolsonaro ao dizer que foi um “erro nosso”.

  Introdução

Algumas declarações acabam pegando tão mal que, volta e meia, são utilizadas para ataques. Nem sempre estes ataques são verdadeiros. É o caso da história de hoje, que aponta para algo que teria ocorrido com o ex-ministro José Dirceu.

Um vídeo de uma entrevista dele está circulando junto com mensagens que apontam que ele teria admitido que o PT que mandou dar a facada em Jair Bolsonaro nas eleições de 2018. O motivo teria sido ele ter falado que a facada “foi um erro nosso”. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Versão 1: BOMBA: José Dirceu assume que FACADA de Bolsonaro “Foi um erro nosso” Versão 2: “Erros nossos como foi a facada no Bolsonaro”. JOSÉ DIRCEU ASSUME QUE FOI ELES DA ESQUERDA QUE MANDOU MATAR O BOLSONARO. ALGUÉM EXPLICA!!!

Vídeo: É falso que Bolsonaro recebeu doações em Pix de 88 milhões de pessoas

Vídeo: Circula na web falso diálogo de médicos de Faustão

Versão 3: José Dirceu ADMITE que a FACADA ao Bolsonaro FOI UM ERRO do PT: um “ERRO NOSSO”, segundo palavras dele. ME PARECE CONFISSÃO!!!

  Análise

O conteúdo cita, de fato, algo irrefutável: José Dirceu, de fato, deu a declaração sobre “erro nosso”. Mesmo assim, conseguimos identificar algumas características de fake news na história como o tom alarmista e os erros de português.

Não bastasse isso, já sabemos que o que não falta na internet é fake news que tenta imputar a culpa pela facada durante a campanha eleitoral de 2018 a opositores de Jair Bolsonaro. Temos alguns exemplos que citam Jean Wyllys, PT, Lula e STF.

Na parte da checagem, vamos responder a algumas questões. Uma delas é se, de fato, José Dirceu admitiu que foi o PT que mandou Adélio dar a facada em Bolsonaro. Outra é se, de fato, o PT mandou Adélio dar a facada em Bolsonaro. A terceira é o que José Dirceu quis dizer no vídeo.

Checagem

José Dirceu admitiu que foi o PT que mandou Adélio dar a facada em Bolsonaro?

Não. Apesar da fala confusa, o caso já foi esclarecido em 2021. Na ocasião, o próprio José Dirceu disse que o vídeo estava sendo utilizado de forma indevida. Veja o que ele disse:

Minha fala é uma lista de fatos imprevisíveis na política, que poderiam impedir a eleição do Lula ou do Haddad em 2018. Dentre eles, possíveis erros nossos E a facada em Bolsonaro. Coisas diferentes, compondo a mesma listagem de fatos imprevisíveis.

O PT mandou Adélio dar a facada em Bolsonaro?

Mais do que a fala em questão, o que mais depõe a favor de a tese ser infundada é o fato de todas as investigações sobre o assunto apontarem que Adélio Bispo agiu sozinho ao tentar matar o ex-presidente. Não há nada que corrobore com a tese de que foi o PT ou José Dirceu que mandou.

O que José Dirceu quis dizer no vídeo?

A fala de José Dirceu é a seguinte: “A adesão ao bolsonarismo foi para nos tirar do PT. Se Dilma governasse até o final do governo dela, o Lula venceria a eleição em 2018. Aliás, ele venceria com tudo que aconteceu ou, em liberdade, elegeria o Haddad. A possibilidade era grande, poderia acontecer qualquer fato que impedisse isso, ou erros nossos, como a facada em Bolsonaro,  como foi a decisão do Fachin, as coisas imprevisíveis da política”.

Ele se expressou muito mal, mas quis se referir a coisas imprevisíveis que ocorreram durante o período eleitoral em 2018. Não é possível apontar a fala como uma “confissão de culpa”.

Conclusão

Boato sem comprovação ❌

A fala ficou estranha, de fato. Porém, o vídeo de José Dirceu não prova que foi ele e o PT que mandaram dar a facada em Jair Bolsonaro durante as eleições de 2018. As próprias investigações apontam para o contrário disso.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe o nosso link