Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > José Dirceu acaba de ameaçar brasileiros cristãos e conservadores de morte #boato

José Dirceu acaba de ameaçar brasileiros cristãos e conservadores de morte #boato

José Dirceu diz estamos trilhando o caminho da vitória, derrotamos Trump no Twitter, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em publicação, José Dirceu acabou de ameaçar todos os brasileiros cristãos e conservadores de morte. Ele disse que derrotou o Trump e vai caçar os fascistas de direita no Brasil.

O segundo turno das eleições de 2022 está sendo um momento propício para a reciclagem de fake news antigas. A que vamos falar hoje aponta para uma suposta ameaça feita pelo ex-ministro de Lula, José Dirceu contra “cristãos conservadores”.

De acordo com a mensagem que circula online, José Dirceu teria feito a ameaça pelo Twitter e dito que, depois de derrotar Trump, iria caçar todos os “fascistas de direita” do Brasil. Leia a mensagem que circula online:

*JOSÉ DIRCEU ACABA DE AMEAÇAR DE MORTE TODOS OS BRASILEIROS CRISTÃOS E CONSERVADORES.* REPASSEM URGENTE A TODOS AS MÍDIAS SOCIAIS!!!

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

ZÉ DIRCEU @zé Dirceu DF Estamos trilhando o caminho da vitoria, derrotamos o Trump, agora nosso foco e’o Brasil e caçar cada um dos fascistas de direita. Como fizemos em toda America Latina e estamos fazendo no mundo todo.

José Dirceu acaba de ameaçar brasileiros cristãos e conservadores de morte?

É claro que a história não iria demorar a se espalhar como mais uma “ameaça” na eleições. Porém, é falsa a informação que aponta que José Dirceu fez tais ameaças. Na realidade, se trata de uma reciclagem de uma fake news antiga. Como o desmentido que fizemos na época vale para hoje, relembre o que escrevemos:

E desconfiamos disso, para começo de conversa, pelas características da mensagem, bem típicas de fake news: é vaga, alarmista (tem o intuito de gerar burburinho e polarização política), possui incontáveis erros de português e, o mais importante, não cita fontes confiáveis de notícias que possam confirmar o que está sendo dito.

Em segundo lugar, boatos com falas atribuídas a pessoas conhecidas na mídia, especialmente quando o assunto é política, brotam aos montes na internet. Inclusive, aqui no Boatos.org, nós já desmentimos vários deles, até mesmo relacionados ao próprio José Dirceu, como, por exemplo, aquele que apontava que um estrategista do PT teria revelado que Dirceu manda no STF e no Brasil; outro sobre ele ter dito, supostamente, que a maçonaria sabotou a esquerda na América Latina; e até um mais antigo que apontava que José Dirceu teria sido solto porque ameaçou delatar ministros do STF.

Assim como nestes casos, ao buscarmos pela tal fala de Dirceu sobre a derrota de Trump, nada encontramos. O que descobrimos é que, recentemente, o político está escrevendo para uma coluna do jornal Poder 360. No entanto, não há nada sobre a fala em questão em suas publicações. Ao procurarmos pelo perfil mencionado no Twitter (@zé_Dirceu_DF), também não achamos nada.

Resumindo: não é verdade que José Dirceu “ameaçou” brasileiros cristãos conservadores. Além de o print em questão ser falso, a postagem é completamente enviesada e se trata de uma balela antiga.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso