Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > José Dirceu diz “estamos trilhando o caminho da vitória, derrotamos Trump” no Twitter #boato

José Dirceu diz “estamos trilhando o caminho da vitória, derrotamos Trump” no Twitter #boato

José Dirceu diz estamos trilhando o caminho da vitória, derrotamos Trump no Twitter, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – José Dirceu disse “estamos trilhando o caminho da vitória, derrotamos Trump” no Twitter. Na postagem, ele falou ainda que, agora, o foco é o Brasil na caçada a todos os fascistas de direita.

Após levar as eleições presidenciais dos Estados Unidos à Suprema Corte para contestar a vitória de Joe Biden (levando a uma sucessão de episódios violentos no país, como a invasão de apoiadores ao Capitólio), o republicano Donald Trump teve a derrota declarada pela alta corte americana nesta semana. E, por aqui, a estratégia política mal-sucedida dele também deu o que falar na internet.

De acordo com uma publicação que começou a circular nas redes sociais, até um dos políticos mais populares do Brasil também teria opinado sobre o assunto em uma postagem no Twitter. José Dirceu supostamente disse “estamos trilhando o caminho da vitória, derrotamos Trump”, comemorando a derrota de Donald Trump.

Mais que isso, no mesmo post, ele também teria apontado que, agora, o foco seria o Brasil na “caçada” a todos os fascistas de direita, o que teria deixado a web bastante movimentada, especialmente entre internautas bolsonaristas. Confira, a seguir, o texto original do print do suposto tuíte de José Dirceu e as versões das publicações que estão compartilhando a tal fala do político:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Print do tuíte: “Estamos trilhando o caminho da vitória, derrotamos o Trump, agora nosso foco e o Brasil e caçar cada um dos fascistas de direita. Como fizemos em toda America Latina e estamos fazendo no mundo todo.” Versão 1:  Que venha ! A luta não vai ser nos teclados F***PTA Versão 2: Estão vendo, generais, aonde leva o desprezo que vocês ostentam a todo anticomunismo? Têm mesmo certeza de que o bom-mocismo isentista vai salvar vocês (e o país inteiro) da sanha assassina comunista?

José Dirceu disse “estamos trilhando o caminho da vitória, derrotamos Trump” no Twitter?

A suposta postagem de José Dirceu rendeu vários compartilhamentos e muito debate entre os internautas nas duas redes sociais. No entanto, essa história não procede.

E desconfiamos disso, para começo de conversa, pelas características da mensagem, bem típicas de fake news: é vaga, alarmista (tem o intuito de gerar burburinho e polarização política), possui incontáveis erros de português e, o mais importante, não cita fontes confiáveis de notícias que possam confirmar o que está sendo dito.

Em segundo lugar, boatos com falas atribuídas a pessoas conhecidas na mídia, especialmente quando o assunto é política, brotam aos montes na internet. Inclusive, aqui no Boatos.org, nós já desmentimos vários deles, até mesmo relacionados ao próprio José Dirceu, como, por exemplo, aquele que apontava que um estrategista do PT teria revelado que Dirceu manda no STF e no Brasil; outro sobre ele ter dito, supostamente, que a maçonaria sabotou a esquerda na América Latina; e até um mais antigo que apontava que José Dirceu teria sido solto porque ameaçou delatar ministros do STF.

Assim como nestes casos, ao buscarmos pela tal fala de Dirceu sobre a derrota de Trump, nada encontramos. O que descobrimos é que, recentemente, o político está escrevendo para uma coluna do jornal Poder 360. No entanto, não há nada sobre a fala em questão em suas publicações. Ao procurarmos pelo perfil mencionado no Twitter (@zé_Dirceu_DF), também não achamos nada.

Resumindo: A publicação que dá conta de que José Dirceu teria dito “estamos trilhando o caminho da vitória, derrotamos Trump” no Twitter não é verdadeira. Além de não existir qualquer rastro da suposta fala de Dirceu em seus canais oficiais, o perfil mencionado como autor do tuíte sequer existe. Ou seja, não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2YViiVK
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
– Siga-nos no TikTok http://bit.ly/38hcBcy