Estrategista do PT revela que José Dirceu manda no STF e no Brasil #boato

Boato – Em vídeo, estrategista do PT revela que é o ex-ministro José Dirceu que comanda o STF e o Brasil e que “todo mundo já sabe”.

Até pouco tempo atrás, ninguém imaginaria que o ex-ministro José Dirceu voltaria a ser pauta no mundo dos boatos. Pois bem, depois que o petista criticou o presidente Jair Bolsonaro em um artigo, o nome do ex-ministro não saiu da boca do povo.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Siga o Boatos.org no Twitter:


Se inscreva no nosso canal no Youtube

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/2Z5PgE0

Confira o nosso Instagram:

Instagram

Lista no Telegram
https://bit.ly/2VSlZwK

Siga-nos no TikTok (e ganhe bônus no APP)

http://bit.ly/38hcBcy

A última que circula por aí aponta que um “estrategista do PT” teria revelado que José Dirceu “manda” no STF e no Brasil. Em um vídeo, um sujeito afirma que “José Dirceu manda no país, principalmente, porque ele tem ministros do STF que são subordinados a ele”. Na descrição, o texto diz “Estrategista do PT. Dirceu diz que é preciso impedir que Bolsonaro continue”. Leia o que dizem as mensagens:

Versão 1: GRAVÍSSIMO – COMPARTILHEM. Estrategista do PT afirma: JOSÉ DIRCEU (PT) JÁ TOMOU O PODER. OS MINISTROS DO STF SÃO CAPANGAS DE JOSÉ DIRCEU. FAZEM O QUÊ ELE “MANDAR” QUE SEJA FEITO. O PRESIDENTE JAIR BOLSONARO NÃO MANDA EM NADA. Versão 2: Vejam esse vídeo. O próprio cara do PT está tornando público que quem manda no país é Zé Dirceu. Versão 3: Vejam esse vídeo. O próprio cara do PT está tornando público que quem manda no país é Zé Dirceu.

Estrategista do PT revelou que José Dirceu manda no STF e no Brasil?

Óbvio que muita gente ficou indignada com as declarações do sujeito. Isso porque era “o próprio cara do PT” que tava falando. Mas o que nem todos sabiam é que o protagonista do vídeo nada tem a ver com o PT.

Pois bem, o boato tem dois grandes detalhes. O primeiro deles, que é muito questionável (para não dizer outra coisa) está relacionado à informação que aponta que José Dirceu manda no STF e no país. Na verdade, trata-se de uma opinião que, por sinal, é refutada por muita gente, inclusive, de esquerda e até da oposição, conforme mostram diversos comentários no vídeo. Só para exemplificar: um bolsonarista disse “esse cara tá fumando um cigarrinho do capeta do bravo!!!”. Já um “antibolsonarista” disse “quanta m… que somos obrigados a ouvir. Saiba que sua ondinha de fake news está com os dias contados, e você vai ter que apresentar provas de todas essas estorinhas pra gado dormir na justiça”. Ou seja: parece que a informação não é consenso.

Ela até teria mais credibilidade se fosse uma “revelação de um estrategista do PT”. Porém, não foi nada disso. Com isso, chegamos ao segundo ponto. A opinião não é de um “estrategista do PT” ou “cara do PT”. O que houve foi uma grande “confusão com o lettering” do vídeo. No vídeo original, publicado na conta oficial do Twitter de uma “rádio de direita”, o texto aponta que trata-se de um comentarista da rádio. Vale dizer que a descrição “estrategista do PT” se referia a José Dirceu e não ao comentarista que aparece no vídeo.

Resumindo: um estrategista do PT não disse que José Dirceu manda no STF e no Brasil. O vídeo é fruto da opinião do economista e comentarista da Brado Rádio que nada tem a ver com o PT. Pois bem, sobre o ex-ministro José Dirceu mandar no STF e no Brasil a conclusão fica por sua conta, já que a afirmação trata-se da opinião do comentarista.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2YViiVK
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
– Siga-nos no TikTok http://bit.ly/38hcBcy