Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > João Doria usou máscara com as cores da bandeira da China para votar #boato

João Doria usou máscara com as cores da bandeira da China para votar #boato

João Doria usou máscara com as cores da China para votar, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governador de São Paulo, João Doria, foi votar usando uma máscara com as cores da bandeira da China nas eleições municipais de 2020.

Como falamos mais cedo, as eleições municipais não tiveram tantas notícias falsas como em outros anos. Isso não significa que iríamos passar o dia do 1º turno das eleições sem nenhuma fake news. Uma das histórias que circularam online aponta para o governador de São Paulo João Doria.

Uma suposta imagem de Doria com uma máscara com as cores da bandeira da China viralizou na internet junto com imagens que apontariam que ele teria ido votar com o acessório. Leia algumas das mensagens que circulam online e veja a foto:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: O desgraçado tá usando máscara nas cores da bandeira chinesa Versão 2: JOÃO DÓRIA do PSDB foi votar com máscara da bandeira da China! Alguém tem dúvida que esse #DoriaCorretorChines representa os interesses do PCC partido comunista chinês no Brasil? #NãoVotemNoPSDB!

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

João Doria usou máscara com as cores da bandeira da China para votar?

Como vocês viram, a foto se espalhou com muita força em perfis e grupos bolsonaristas e renderam muitas críticas a João Doria na internet. Porém, a imagem que mostra o governador de São Paulo com a “máscara da China” não passa de uma montagem.

A mensagem, por si só, já nos chama muita atenção. Ela é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Para além disso, boatos que tentam relacionar João Doria à China ou ao “comunismo” têm sido comuns na internet. Recentemente, desmentimos informações falsas que apontam que Doria tinha um “plano bilionário com a China”, que iria trazer 800 chineses para o Brasil, que nomeou chineses na CPFL e outras.

Tem outro detalhe: ao olhar a imagem em questão (por sinal, não há muita lógica uma figura pública como Doria colocar uma máscara da China), percebemos que as cores “da China” destoam do resto da imagem.

A partir daí, bastou uma busca pelas imagens de João Doria votando hoje para perceber que se trata mesmo de uma montagem. Como mostram imagens publicadas pelo próprio governador de São Paulo, ele votou usando uma máscara de cor preta (veja na foto). Ele gravou, inclusive, um Stories para o Instagram no mesmo local em que a foto foi tirada.

Resumindo: a história que aponta que João Doria votou usando uma máscara da China nas eleições municipais de 2020 é falsa. A imagem é uma montagem e o boato é mais um que tenta relacionar o governador de São Paulo ao país.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK