Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Janones apoia Bolsonaro nas eleições de 2022 após mudar de posição #boato

Janones apoia Bolsonaro nas eleições de 2022 após mudar de posição #boato

Janones apoia Bolsonaro nas eleições de 2022 após mudar de posição, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra que André Janones desistiu de apoiar Lula, mudou de posição e agora está apoiando Bolsonaro, em 2022

Ao longo da campanha para a Presidência da República do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, um nome chamou bastante a atenção na internet: André Janones. Deputado desde 2019, por Minas Gerais, Janones foi reeleito em 2022.

E não só cuidou da própria campanha, como também auxiliou nas redes sociais a campanha do ex-presidente Lula. Publicando muito conteúdo a favor do ex-presidente, Janones inundou a rede com mensagens pró-Lula e tentou ajudar os indecisos.

Mas de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, todo o trabalho não teria tido um final de feliz. Segundo uma publicação, André Janones teria mudado de opinião, desistido de apoiar Lula e publicado um vídeo onde demonstra seu apoio ao presidente Jair Bolsonaro, no segundo turno das eleições de 2022. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: “JANONES MUDA DE POSIÇÃO NO ÚLTIMO DIA DA ELEIÇÃO E APOIA BOLSONARO 22 ________. Ele deveria fazer aquele filme “Fragmentado””. Versão 2:  “#BOMBA A dois dias do segundo turno André Janones vira a casaca e manifesta apoio a reeleição de Bolsonaro: “Jair acabou com a mamata!” kkkkkkk tenho dó desse “danones”, mentira tenho não, quero mais que ele se foda!”. 

Versão 3: “URGENTE!!! @AndreJanonesAdv  muda de lado de novo e escancara a verdade e apoia Bolsonaro”. Versão 4: “Janones, entrou na campanha vira voto para Bolsonaro aí é antigo o vídeo, eu sei danones faz isso todo santo dia, e aplaudem ele”.

Janones apoia Bolsonaro nas eleições de 2022 após mudar de posição?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e no Facebook, e foi motivo de piada entre muitos bolsonaristas. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem dos vídeos e da falta de contexto.

Ao analisar a mensagem, ficamos bastante desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, histórias falsas sobre supostos apoios a candidatos X ou Y não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o ex-técnico da seleção brasileira Felipão teria dito que só dois tipos de pessoas não apoiam Lula: o mal informado ou o mau caráter. Também a que indicava que Suzane von Richthofen seria candidata à deputada pelo PT e seria apoiada por Lula e, por fim, a que apontava que o ministro do STF Luís Roberto Barroso teria mudado de lado e declarado apoio a Bolsonaro nas eleições de 2022.

Ao analisar o vídeo que acompanha a publicação, descobrimos que as imagens não são novas. Na realidade, o vídeo que acompanha a publicação foi postado, originalmente, no dia 22 de maio de 2019, na página oficial do deputado federal André Janones, no Facebook.

Na oportunidade, Janones estava se posicionando a favor da Medida Provisória 870, editada pelo presidente Jair Bolsonaro. Promessa de campanha de Bolsonaro, a medida visava diminuir o número de ministérios do governo federal. No vídeo, além de Janones demonstrar apoio à medida, ele também pediu para que as pessoas cobrassem seus deputados para apoiarem a Medida Provisória 870.

Por fim, basta uma olhada nas redes sociais de André Janones para perceber que o deputado federal não apoia Bolsonaro. Muito pelo contrário, André Janones segue fazendo campanha para o ex-presidente Lula. Inclusive, no segundo turno das eleições de 2022, ele apareceu ao lado de Lula, enquanto o ex-presidente votava em São Bernardo do Campo (SP).

Em resumo: a história que diz que André Janones mudou de posição e agora está apoiando Bolsonaro, no segundo turno das eleições de 2022, é falsa! O vídeo usado como prova da história é antigo e foi retirado de contexto. Na realidade, as imagens foram publicadas, originalmente, no dia 22 de maio de 2019. Na oportunidade, Janones fez o vídeo para apoiar a Medida Provisória 870, editada pelo presidente Jair Bolsonaro, que visava a diminuição do número de ministérios do governo federal. Atualmente, Janones não só apoia, como faz campanha para o ex-presidente Lula. Janones, inclusive, chegou a acompanhar Lula, durante a votação do ex-presidente no segundo turno de 2022. Ou seja, a história não passa de balela!

PS: Neste fim de semana, a equipe do Boatos.org se uniu a outras 6 iniciativas de checagem de fatos no Brasil para verificar conjuntamente  desinformação sobre as eleições. A parceria reúne o AFP Checamos, Aos Fatos, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso