Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Barroso muda de lado e declara apoio a Bolsonaro nas eleições 2022 #boato

Barroso muda de lado e declara apoio a Bolsonaro nas eleições 2022 #boato

Barroso mudou de lado e declarou apoio a Bolsonaro nas eleições 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo do dia 28 de outubro de 2022 mostra que o ministro do STF Luís Roberto Barroso mudou de lado e passou a declarar apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

Estamos nas vésperas das eleições de 2022 e o que não tem faltando na internet são mensagens falsas de supostos apoios a candidatos. Uma destas histórias aponta que o ministro Luís Roberto Barroso teria “mudado de lado” e declarado apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

Um vídeo no qual o ministro fala sobre a corrupção do PT na Petrobras está viralizando como se fosse do dia 28 de outubro de 2022 e como se fosse uma manifestação de apoio dele ao presidente Jair Bolsonaro. “Urgente. Barroso muda de lado!!!! Sexta 28/out/2022. Divulguem até domingo!!!!”, diz a legenda do vídeo. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: “URGENTE: MINISTRO BARROSO DECLARA APOIO A BOLSONARO PARA O 2° TURNO… ASSISTAM E COMPARTILHEM”, Versão 2: NA VESPERA DAS ELEIÇÕES DO 2 TURNO BARROSO MUDA DELADO ELE ESTA COM BOLSONARO 22 Versão 3: Barroso muda de lado olha que sensacional

Barroso mudou de lado e declarou apoio a Bolsonaro nas eleições 2022?

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Não demorou para bolsonaristas compartilharem a informação e saírem apontando para a história em questão. Porém, não é verdade que o ministro Luís Roberto Barroso anunciou apoio a Bolsonaro e tampouco que o vídeo em questão seja recente.

O histórico recente de fake news de supostos apoios a candidatos já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Não faz muito tempo que desmentimos falsos apoios de Eduardo Leite e Ciro Gomes a Bolsonaro.

No caso do ministro Luís Roberto Barroso, a informação também é falsa. Para começar, o vídeo em questão não é recente. Como mostra esta matéria da Reuters, a fala foi feita durante julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula em 2021. Você pode assistir ao trecho no vídeo abaixo:

Apesar das críticas ao PT, em nenhum momento no vídeo que está circulando ele imputa os crimes ao ex-presidente. Mais do que isso: por tratar de uma questão de competência de vara para o julgamento, Barroso votou a favor Lula.

Por meio a própria assessoria de imprensa, o ministro do STF negou que esteja apoiando Bolsonaro e, inclusive, apontou que, pela posição, não tem “lado em disputa política”. Leia nota:

O vídeo, de alguns anos atrás, traz trecho de voto do ministro Luís Roberto Barroso, no qual ele menciona os esquemas de corrupção que foram desvendados e os relatos de delatores que confirmaram desvios. O Ministro sempre teve e continua a ter uma posição severa em relação a casos de corrupção devidamente documentados, comprovados e julgados com isenção. Segue declaração dele a respeito do conteúdo que está circulando:

“Eu não tenho lado em disputa política. Meu papel é interpretar a Constituição e as leis com imparcialidade. Meu lado é sempre o do que é certo, justo e legítimo. Isso inclui enfrentar a corrupção e, também, defender a democracia. Cumpro a missão da minha vida – fazer um país melhor e maior – e ao realizá-la não temo desagradar quem quer que seja.” Luís Roberto Barroso

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o ministro Luís Roberto Barroso resolveu apoiar o presidente Jair Bolsonaro e que gravou um vídeo de apoio ao presidente. O vídeo é antigo e Barroso reiterou que não tem posição oficial nas eleições 2022.

Neste fim de semana, a equipe do Boatos.org se uniu a outras 6 iniciativas de checagem de fatos no Brasil para verificar conjuntamente  desinformação sobre as eleições. A parceria reúne o AFP Checamos, Aos Fatos, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso