Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Suzane Von Richthofen é candidata a deputada pelo PT e é apoiada por Lula #boato

Suzane Von Richthofen é candidata a deputada pelo PT e é apoiada por Lula #boato

Suzane Von Richthofen é candidata a deputada pelo PT e apoiada por Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato –  Suzane Von Richthofen, menina que matou os pais, vai ser candidatar ao cargo de deputada pelo PT e recebeu apoio de Lula, que a beijou.

Em todas as eleições (e, em alguns casos, fora delas), o nome de Suzane Von Richthofen aparece em fake news eleitorais. Neste ano, desmentimos uma história falsa que apontava que ela havia sido fotografada junto com Lula.

A mesma foto está circulando junto com outra imagem e a mensagem que aponta que Suzane Von Richthofen está como candidata a deputada federal pelo PT. Leia algumas das mensagens que circulam online:

A imagem do abraço e beijo em *Suzane Von Richtofen* , que assassinou seus pais, diz tudo. E ela é candidata pelo *PT.* O nível de perversidade e hipocrisia é INACREDITÁVEL !  Cadê a Indignação? O cara é capaz de qualquer coisa para se eleger. É um bandido !

Suzane Von Richthofen é candidata a deputada pelo PT e apoiada por Lula?

É claro que a história circulou com todas as forças em redes sociais e deixou muito gente, por assim dizer, com as “garrinhas de fora”. Porém, não é verdade que Suzane Von Richthofen é candidata a deputada pelo PT e que foi apoiada por Lula.

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Vamos falar primeiro sobre o suposto apoio de Lula a Suzane Von Richthofen. Como apontamos neste ano, a pessoa que foi fotografada com Lula não é Suzane Von Richthofen. Leia o que escrevemos sobre o assunto:

A mensagem, para começar, segue aquele velho roteiro das fake news. Ela é vaga, alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que comprove que era mesmo Suzane Von Richtofen na imagem.

Além disso, fake news de pessoas identificadas erroneamente e “imagens com Lula” são um clássico. Já desmentimos histórias falsas de Lula flagrado com Maduro (de mãos dadas) e com Adelio Bispo.

Ao olhar a imagem com mais atenção, já sabíamos do que se tratava. A pessoa em questão não é Suzane Von Richtofen. Trata-se de Patrícia Lélis, jornalista que apoia Lula. No Twitter, ela desmentiu, por duas vezes, a fake news. Leia (links aqui e aqui):

Versão 1: O gado bolsonarista está louco ao ponto de fazerem montagem de fotos acusando Lula de está com Suzane Von Richofen, é na verdade é uma foto comigo…  O processo vai comer na velocidade da luz! Versão 2: Outro perfil bolsonarista CANALHA, que se utiliza da minha foto com Lula, fazendo uma montagem tosca para acusar Lula de estar com Suzane Von Richtoffen… DENUNCIEM!

Sobre a suposta candidatura: a informação também é falsa. Lá em 2018, desmentimos um boato muito parecido. Assim como na época, fomos buscar informações sobre a suposta candidatura. Como era de se imaginar, nada encontramos em relação a registros dela como candidata.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Suzane Von Richthofen é candidata pelo PT nas eleições de 2022 e que, ainda por cima, recebeu apoio por parte de Lula. Trata-se de uma fake news que é um “mix” de histórias falsas que já circulavam por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso