Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Janja enviou ônibus para petistas se infiltrarem no dia 8 de janeiro #boato

Janja enviou ônibus para petistas se infiltrarem no dia 8 de janeiro #boato

Janja enviou ônibus para petistas se infiltrarem no dia 8 de janeiro, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Está aí a prova de que foi a esquerda que planejou tudo. Áudios apontam que Janja pagou ônibus para petistas se infiltrarem nas manifestações de 8 de janeiro.

A CPMI dos atos golpistas do dia 8 de janeiro deu uma esfriada (principalmente após o governo atual conquistar a maioria de cadeiras na Comissão). Mesmo assim, ainda é possível perceber algumas informações falsas sobre o quebra-quebra que ocorreu na Praça dos Três Poderes. A última história aponta para uma suposta ação de Janja.

De acordo com textos e vídeos que estão circulando online, Janja teria enviado ônibus para “petistas” se infiltrarem nas manifestações de 8 de janeiro. A mensagem que vimos reproduz um vídeo do Kwai e tem o seguinte teor: “Janja enviou ônibus para manifestantes? É muita safadeza. 8 de janeiro. Janja fretou ônibus no 8 de Janeiro com petistas. Mandem esse vídeo pra todos os grupos”.

O conteúdo de áudio aponta que Janja teria enviado ônibus com indígenas vindos do Espírito Santo e também de agricultores de uma cooperativa do interior do Paraná (de cidades como Cascavel, Maringá, Paranacity e Londrina). Leia transcrição de um dos áudios que viralizaram online:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Da região ali de Maringá, Londrina mas uma boa parte de Paranacity de uma comunidade chamada Copavi, tá? De Paranacity, um tanto desses petistas vão lá, são petista perigosos, eles geralmente andam armado telefone de satélite.

Eu conheço esse pessoal porque são até um é primo da minha esposa que foi presidente da SICOOPAVI, eu já prestei serviço lá então estou passando uma informação seguríssima, então por favor eles vão pra aterrorizar. E a culpa vai ficar toda nas costas nossa que estamos lá, né? Então nós não podemos deixar isso acontecer, tá bom? Pode repassar sim, pode repassar até esse áudio que eu tô mandando aqui, importante

Janja enviou ônibus para petistas se infiltrarem no dia 8 de janeiro?

A tese se espalhou entre aplicativos de vídeo, aplicativos de mensagem e também por outras redes sociais. Porém, é falso que Janja tenha enviado os tais ônibus em questão para “petistas se infiltrarem” no 8 de janeiro.

A mensagem, o histórico e uma busca em fontes confiáveis já matam a charada. Assim como uma “fake news clássica”, a mensagem tem características como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a história.

Não bastasse isso, não é de hoje que fake news que tentam comprovar a tese (falsa, aliás) de que o quebra-quebra na Praça dos Três Poderes foi “obra de esquerdistas”. Já desmentimos desinformações relacionadas a “túneis secretos”, “infiltrados” e até que a “filha da Dilma” estava no local.

Ao buscar por qualquer informação em fontes confiáveis sobre o tal “patrocínio de Janja”, nada encontramos. Aliás, uma das teses (a de que ônibus foram enviados de Cascavel para quebrar tudo) é uma evolução de uma fake news que já foi desmentida por outros sites de checagem (como o Aos Fatos).

Na época, o boato surgiu de uma distorção de uma fala da Jovem Pan relacionada a um ônibus que saiu de Cascavel para Brasília. Só que a empresa responsável pela viagem confirmou que se tratavam de bolsonaristas no dia 8 de janeiro e que o ônibus com “petistas” (que não foi financiado por Janja) foi fretado para posse presidencial, ocorrida em 1º de janeiro.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Janja fretou um ônibus para os atos golpistas do dia 8 de janeiro. Metade do conteúdo foi inventado. A outra metade foi uma evolução de outro boato que circulou online.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm