Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra petistas infiltrados fugindo por túnel secreto no Congresso #boato

Vídeo mostra petistas infiltrados fugindo por túnel secreto no Congresso #boato

Vídeo mostra petistas infiltrados fugindo por túnel secreto no Congresso, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Petistas infiltrados em atos antidemocráticos foram flagrados por um vídeo saindo pelo túnel secreto do Congresso Nacional

O final da história da invasão ao Congresso Nacional, ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Palácio do Planalto foi bastante diferente do esperado pelos golpistas que organizaram a ação. Enquanto os terroristas aguardavam uma intervenção militar, receberam detenções e cadeia.

De acordo com a Polícia Federal, 1.500 pessoas foram detidas no dia dos atos antidemocráticos. Até o momento, 727 golpistas foram presos e encaminhados aos presídios de Brasília (DF). Mas de acordo com os apoiadores do ex-presidente Bolsonaro, os “cidadãos de bem” não seriam os responsáveis pelos atos de terrorismo, mas sim esquerdistas infiltrados.

De acordo com a história que está circulando nas redes sociais, um vídeo mostraria o momento exato em que petistas infiltrados estariam fugindo pelo túnel secreto do Congresso Nacional. “Divulguem petistas infiltrados saindo pelo túnel do congresso”, diz uma das mensagens. Ainda segundo a publicação, em determinado momento, um homem afirma “depois de um tempão aqui, deu certo, o pessoal trabalhou bem”. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Vídeo mostra petistas infiltrados fugindo por túnel secreto no Congresso?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Kwai, no Facebook e no Twitter e alimentou ainda mais a teoria de que a quebradeira dos atos antidemocráticos foram proporcionados por esquerdistas infiltrados. Entretanto, a história não tem um pingo de verdade. A explicação fica por conta da falta de provas.

A mensagem apresenta um caráter vago, extremamente alarmista e não apresenta fontes confiáveis. Além disso, não existem notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis e, cá entre nós, se a história fosse verdadeira, seria um escândalo e estaria em todas as manchetes.

Histórias falsas sobre supostos petistas infiltrados nos atos golpistas começaram a pipocar na internet após a prisão dos envolvidos. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Fernando Brondi seria um petista infiltrado nas manifestações e teria feito um vídeo dizendo que levou um tiro. Também a que indicava que um vídeo mostraria Hugo do MST infiltrado nas manifestações em Brasília e, por fim, a que apontava que o sobrinho de Zeca do PT estaria infiltrado nas manifestações de bolsonaristas.

Ao analisar o vídeo, é possível perceber que as imagens não têm nada a ver com a descrição da mensagem. Para começo de história, o que aparece no vídeo não é um túnel, mas um elevador.

Segundo, que não existe ninguém vestido de “infiltrado”. As pessoas que aparecem nas imagens estão com roupas normais e não vestidas de verde e amarelo ou com camisetas apoiando atos golpistas ou o ex-presidente Bolsonaro. Inclusive, é possível ver uma mulher usando um crachá (possivelmente, uma funcionária do local).

Por fim, não há qualquer prova sobre a história. Como já sabemos, a narrativa de que pessoas da esquerda se infiltraram nos atos golpistas começaram a circular na internet para tentar “limpar a barra” dos bolsonaristas, que promoveram um verdadeiro quebra-quebra, em Brasília (DF). Entretanto, a história não cola. Todos os detidos e presos pela Polícia Federal precisam responder um questionário e estão passando por interrogatórios. Até o momento, a Polícia Federal não identificou nenhuma pessoa infiltrada.

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostra petistas infiltrados fugindo pelo túnel secreto do Congresso Nacional é falsa! Não existe qualquer prova sobre a história. Além disso, ao olhar o vídeo, é possível perceber que a legenda não condiz com as imagens. No vídeo, as pessoas aparecem saindo de um elevador com a ajuda de policiais, não de um túnel. Se isso não bastasse, as pessoas usam roupas normais e não vestimentas verde e amarelas ou camisetas em apoio ao ex-presidente Bolsonaro. Uma das mulheres, inclusive, usa um crachá. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/2M3r9Bt
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso