Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Janja e Lula posam para foto com traficante que sentou na cadeira do STF em 8 de janeiro #boato

Janja e Lula posam para foto com traficante que sentou na cadeira do STF em 8 de janeiro #boato

Janja e Lula posam para foto com traficante que sentou na cadeira do STF em 8 de janeiro, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Homem que se sentou na cadeira do STF em 8 de janeiro é, na realidade, um traficante que já posou para fotos com Lula e Janja.

Uma das principais bandeiras da oposição ao governo Lula no momento é a tentativa de emplacar uma CPMI sobre as manifestações de cunho golpista do dia 8 de janeiro de 2023. Não por acaso, histórias falsas sobre o episódio estão circulando na internet.

Uma das que vimos nos últimos dias aponta que um homem que foi filmado sentando na cadeira de Alexandre de Moraes no STF teria sido fotografado com Lula e Janja (além de ser fotografado com o próprio Alexandre de Moraes). Leia a mensagem que está viralizando online:

Traficante que sentou na cadeira de Alexandre, têm fotos com LULA e JANJA, são amigos e parceiros do crime organizado. Estavam quebrando tudo antes dos Patriotas chegarem no Congresso Nacional. Quem será que patrocinou toda essa quebradeira? Porquê será que LULA não quer que abra uma CPI para investigar quem promoveu o quebra quebra?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

E os Patriotas passaram por um sofrimento de terror psicológico, sede, fome, higiene pessoal com seus amigos, familiares, estão presoa em presídios de onde tiraram os crminosos para porem os cidadãos de bem e vai ficar por isso mesmo? Já podemos nos considerar uma cópia da China Comunista de quem LULA tanto admira?

Janja e Lula posam para foto com traficante que sentou na cadeira do STF em 8 de janeiro?

Já não é de hoje que a história está se espalhando com todas as forças em redes sociais. Porém, é falsa a informação que aponta que o homem que estava na foto com Janja e Lula é o homem que sentou na cadeira do STF durante as manifestações do dia 8 de janeiro.

Na realidade, essa mesma pessoa foi alvo de outra fake news que já desmentimos aqui no Boatos.org. Na ocasião, era dito que o homem que se sentou na cadeira do STF havia tirado uma foto com o ministro Alexandre de Moraes.

Conforme explicamos na postagem da época, a pessoa que está na imagem foi identificado como Fábio Alexandre de Oliveira, um mecânico da cidade de Penápolis (SP). Já o homem das imagens com autoridades é Raull Santiago, da Voz das Comunidades. Relembre o que escrevemos:

A mensagem, para começar, segue aquele mesmo roteiro velho das fake news na internet. Os textos que circulam online são vagos, alarmistas, têm erros de português e não citam qualquer fonte confiável que confirme a veracidade da informação.

Não bastasse isso, o histórico de fake news que tentam imputar os atos de depredação durante a manifestação de cunho golpista a infiltrados é vasto. Já desmentimos, só para citar alguns exemplos, mensagem falsa sobre “integrante do MST” em atos, sobre “túnel secreto para infiltrados” e outras.

Assim como nos outros casos, o que está ocorrendo é uma falsa identificação. O homem que se sentou na cadeira do STF foi identificado pela polícia como Fábio Alexandre de Oliveira. Ele é mecânico da cidade de Penápolis (SP).

Já o homem que tirou a foto com o ministro do STF Alexandre de Moraes e com Lula é Raull Santiago, da Voz das Comunidades. A imagem com o ministro do STF foi publicada por Renê Silva, que também é membro do grupo comunitário. A com Lula está nesta matéria do O Globo. Depois que a fake news se espalhou, o próprio Raull desmentiu a balela. Veja o que ele escreveu:

É isso, virei o ALVO CENTRAL dos BOLSONAZISTAS que insistem em dizer que eu estava em BSB, ontem, orquestrando a depredação como infiltrado no ato terrorista deles!

Resumindo: é falsa a informação que aponta que aponta que o homem que tirou fotos Lula e Janja é o mesmo homem que posou com uma foto sentado na cadeira do STF em 8 de janeiro.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso