Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Janja brigou com Gleisi e, por isso, Lula não escolheu deputada como ministra #boato

Janja brigou com Gleisi e, por isso, Lula não escolheu deputada como ministra #boato

Janja brigou com Gleisi e, por isso, Lula não escolheu deputada como ministra, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Briga entre Janja e Gleisi Hoffmann foi o motivo pelo qual Lula não escolheu a presidente do PT como ministra do seu governo.

O início de ano está movimentado no mundo da política. Logo após tomar posse como presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva anunciou os 37 escolhidos para assumirem os ministérios do seu novo governo.

Após apoiar Lula no segundo turno, a ex-candidata à Presidência Simone Tebet foi recompensada. Tebet assumiu o ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Além dela, nomes bastante conhecidos na história de Lula, como Marina Silva e Fernando Haddad também assumiram ministérios no novo governo do petista.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, parece que a escolha dos nomes dos novos ministros não foi tão tranquila assim. Segundo uma publicação, a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, teria brigado com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Ainda segundo a história, este seria o motivo pelo qual Lula não escolheu Gleisi para ocupar o cargo de ministra. De acordo com a história, a situação teria deixado Gleisi descontente e ela poderia se transformar na “Joice Hasselmann do PT”, abandonando Lula e expondo várias falcatruas do partido e, especialmente, do atual presidente do Brasil. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “Briga entre Janja e Gleisi. Se ligarem o ventilador, muita porcaria virá à tona…”. Versão 2: “COMEÇARAM A GUERRA DE EGO, ENTRE JANJA E GLEISI, QUE ESPERAVA GANHAR UM MINISTÉRIO! SERÁ QUE GLEISI SERÁ A “JOYCE HASSELMAN” DO PT? VAI LARGAR O MOLUSCO E VAI BOTAR PRA PH****!”. Versão 3: “A briga entre Janja e Gleisi vai derrubar o preço dos travesseiros de penas”.

Janja brigou com Gleisi e, por isso, Lula não escolheu deputada como ministra?

A informação causou um verdadeiro burburinho nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou muita gente curiosa para saber o desfecho da situação. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem da informação e pela falta de provas.

A mensagem apresenta caráter vago, alarmista e não cita fontes confiáveis. Vale lembrar que essas são características recorrentes em fake news na internet. Além disso, não existem notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Se isso não bastasse, histórias falsas envolvendo a primeira-dama Janja e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, se tornaram recorrentes na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Janja teria sido flagrada bêbada e drogada em cima de trio elétrico com Lula. Também a que indicava que Gleisi Hoffmann teria sido presa com Geddel em um avião cheio de dinheiro e, por fim, a que apontava que um vídeo mostraria Janja em festa na banheira com mulheres e o tabelião de Ponta Grossa (PR).

Ao analisar a história de hoje, percebemos que, coincidentemente, todas as informações que surgiram sobre o assunto nasceram de sites e canais que não possuem nenhuma simpatia por Lula. Além disso, essas páginas não apresentam nenhuma prova sobre a história.

Sem provas, as versões oficiais são as que valem. E bem, não há nada público sobre a suposta briga entre Janja e Gleisi Hoffmann. Se isso não fosse suficiente, a história de que Gleisi Hoffmann teria vivido um romance com Lula não passa de boato (no pior sentido da palavra). Para completar, não existem provas sobre o assunto.

Por fim, a justificativa oficial para Gleisi Hoffmann não ter sido escolhida como ministra do governo Lula é mais simples do que parece. De acordo com o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, deve concluir o com trabalho que vem desempenhando à frente do partido. O mandato de Gleisi termina em novembro de 2023 e ela não pode se reeleger para um terceiro mandato consecutivo. Ainda segundo Lula, Gleisi realiza um papel de suma importância e tem sido responsável por unir novamente o partido e pela eleição de Lula. Vale ressaltar que Lula não descartou completamente a participação de Gleisi em seu governo e ela pode assumir importantes cargos quando deixar a presidência do PT.

Em resumo: a história que diz que Janja e Gleisi Hoffmann brigaram e, por isso, Lula não escolheu Gleisi como ministra do seu governo é falsa! Não existem provas e nem burburinhos públicos sobre a suposta briga entre as duas. Além disso, todas as informações sobre o assunto surgiram em sites e em canais que não são simpatizantes do presidente Lula. Sem provas, o que vale são as versões oficiais. E de acordo com o próprio Lula, Gleisi Hoffmann fica à frente da presidência do PT até o final do mandato, porque ela desempenha um papel importante na articulação política e na união do partido. Entretanto, Lula não descartou o trabalho de Gleisi em seu governo futuramente. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso