Vaza áudio de Bolsonaro no hospital xingando enfermeira, Ibope e “teatro” #boato

Boato – Vazou um áudio do candidato Jair Bolsonaro (PSL) após a pesquisa Ibope. Na gravação, ele xinga a enfermeira do hospital Albert Einstein e pede “fim do teatro”.

Pelo jeito, vamos ter mais um dia aqui no Boatos.org só falando em eleições. Enquanto nem bem desmentimos os “boatos de ontem”, novas histórias falsas já apareceram na internet. A última delas usa como personagem (novamente) o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro.

De acordo com mensagens que circulam no WhatsApp, Bolsonaro teria sido flagrado em um áudio brigando com o filho dele, Eduardo, pedindo para sair do hospital, xingando a enfermeira do Albert Einstein e reclamando da subida de Fernando Haddad após a divulgação da pesquisa Ibope. Veja algumas versões da mensagem que acompanha o áudio, leia a transcrição e escute o arquivo.

Versão 1: VAZA ÁUDIO DE BOLSONARO NO HOSPITAL SOBRE PESQUISA IBOPE. VAZA ÁUDIO: O MICO QUER CALAR MOURÃO. Versão 2: Bomba! Suposto áudio de Bolsonaro p… no hospital xingando e Chamando as enfermeiras de p… Nem pra tirar uma injeção aquelas putas sabem! como que eu vou ganhar a eleição?

Versão 3: Bolsonaro xingando enfermeira de p… e v… Áudio de conversa de Bolsonaro e seu filho vasa nas redes sociais… Não sei a procedência nem a originalidade desse áudio mas a coisa é muito seria, um candidato a presidência tratar uma profissional da saúde com esse desrespeito.

Transcrição: Não aguento mais isso aqui. Eu to enfiado há uma semana nessa merda. Calma. Calma o c… fdp do Mourão querendo me f… querendo me f… como que eu vou ganhar essa eleição se eu tô aqui dentro. Me diz… diz pra mim Eduardo como que eu vou ganhar a eleição se eu tô aqui dentro. Fala baixo o c… Fala baixo o c… o teatrinho já acabou, chega dessa m… fala baixo. Tá com medo do quê? Daquela enfermeira ouvir. Aquela p… vagabunda. Não aguento mais isso. Não aguento mais essa m… nem pra tirar injeção aquela p… sabe. Me tira logo daqui. A gente tem uma eleição para ganhar, pô. Uma eleição para ganhar e vocês vão me mantendo aqui nessa m… desse teatro. Chega. Preciso ir pra rua. Chega dessa m… chega desse teatro. Vamos pra cima daquele poste. Um filho da p… subindo pra c… e eu aqui preso. Me tira logo dessa p… eu vou pra cima daquele v….

Vazou áudio de Bolsonaro no hospital xingando enfermeira, Ibope e “teatro”?

O tal áudio começou a ser compartilhado a torto e a direito na internet. Mas será mesmo que Bolsonaro gravou o áudio do hospital e saiu xingando a enfermeira? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

O primeiro ponto que enfraquece a tese está na cronologia do caso e na fonte da informação. Para além das mensagens que acompanham o áudio terem as principais características de boatos online (vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis), a história não foi tutelada por nenhuma fonte confiável. Sim, a fonte é o zapzap (o que é muito estranho). Mais estranho ainda é saber que a pesquisa Ibope foi divulgada às 21h do dia 18/09/2018 e, em cerca de duas horas, o áudio já estava viralizando por aí.

Também há uma questão lógica: o áudio tem um número considerável de informações bombásticas. Ele xinga a enfermeira, diz que quer o fim do teatro (que reforça a tese falsa de que a facada foi forjada) e, ainda por cima, se mostra desesperado para “ir para a rua” (algo que não faz muito sentido visto que ele só cresceu nas pesquisas desde quando foi internado). Não é “muita informação” para ser verdade?

Vale dizer, ainda, que Bolsonaro recentemente gravou um vídeo. Nota-se que (como uma pessoa que acabou de passar por cirurgias) ele ainda está se recuperando. O tom da voz é completamente diferente do que está no áudio que circula online. Ou seja, também não faz sentido.


Ao analisar o áudio, também não temos resultados muito promissores. Apesar de a voz ser similar a de Bolsonaro, há algumas escorregadas em relação ao sotaque. Enquanto o “r” de Bolsonaro em sílabas como “ar”, “er”, “ir” etc é mais “puxado para o carioca”, o áudio tem um sotaque mais “caipira” (como quando é falado m…). Se você notar, o sotaque do “r” de Bolsonaro só aparece em sílabas como “pra”, “bra” etc.

Não para por aí. A proximidade da gravação, das batidas e do monitor cardíaco mostram que, se fosse real, a gravação teria que ser de perto da boca do candidato (e de longe do interlocutor). Vale dizer (como aponta esse vídeo do Youtube) que as batidas são reproduzidas em estéreo (com sons diferentes entre o “R” e “L” do fone) enquanto a voz é mono (com sons iguais). Isso dá a entender que as batidas (que chegam a estourar no microfone) foram inseridas por edição.

Veja o que temos até agora. O áudio surgiu anônimo, as mensagens têm características de boatos, as informações não fazem muito sentido (até porque se baseiam na tese falsa de que a facada foi forjada) e há alguns furos no arquivo. O que falta? Um desmentido oficial, certo? Não falta mais. No Twitter, Carlos Bolsonaro (filho de Bolsonaro) desmentiu a informação.

“A mais nova fakenews com um áudio em que dizem ser Bolsonaro reclamando no hospital. O negócio é mais mal feito do que dizer que Socialismo e Liberdade andam juntos!”, disse. A informação foi replicada pelo próprio Eduardo Bolsonaro.

Resumindo: já temos elementos para apontar que o áudio que circula online é falso. Além de a mensagem não fazer muito sentido (é extramente caricata e se baseia em outra fake news), Bolsonaro sequer poderia estar falando daquele jeito e o próprio filho do candidato já desmentiu a informação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

59 comentários em “Vaza áudio de Bolsonaro no hospital xingando enfermeira, Ibope e “teatro” #boato

  • 08/10/2018 em 13:39
    Permalink

    Eu tb não acreditei nesse áudio, a voz é bem parecida, mas dá pra perceber em alguns momentos q é alguém imitando ele. Mas os argumentos do site são muito fracos, e sinceramente, colocar como acima de qqer suspeita a palavra do filho, é no mínimo amador. Qqer filho defende o pai. Enfim, sigo achando q é fake.

    Resposta
  • 26/09/2018 em 12:14
    Permalink

    Já imaginava que era fake esse áudio. Vamos vencer ele sem precisar disso, temos muita coisa real que mostra a verdade sobre o Bolsonaro e que prova que ele é um péssimo político. Incompetência para governar o país e propostas(quando tem) ruins e impossível de serem aplicadas.

    Resposta
  • 23/09/2018 em 00:20
    Permalink

    O audio pode até ser fake, mas o filho dele não é nem de longe uma boa fonte de informação.

    Resposta
  • 22/09/2018 em 21:37
    Permalink

    Sempre consulto o site seja sobre que assunto ou candidato for e tem muito crédito para mim. Mas dessa vez as argumentações para taxar como boato são fraquíssimas, principalmente de forma tão definitiva. E desmentido de filho de Bolsonaro não tem credibilidade nenhuma. O site deveria analisar a questão melhor antes de emitir opiniões finais e muito menos dar tanta garantia as palavras de alguém tão interessado.

    Resposta
  • 22/09/2018 em 16:28
    Permalink

    Boa tarde, prezados.
    Sempre acompanho o trabalho de vcs e acho formidável o serviço que prestam para desvendar essas mentiras que espalham e, infelizmente, são compartilhadas por aí.
    Quanto ao suposto áudio sobre Bolsonaro, isso não para por aí.
    Agora há um cidadão chamado Sergyo Morenno que em sua página no Facebook está associando a imagem de uma moça a tal enfermeira. Como vcs sempre dizem , o texto é composto dos elementos básicos deu um boato. Não satisfeito com aquilo acabei descobrindo que a tal foto é de uma moça em um restaurante chamado “Fininho” que fica em Luanda, na Angola, e que nada tem a ver com a suposta enfermeira. Espero ter ajudado com essa informação!
    Segue a postagem do indivíduo!
    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1532058840274267&id=100004104966237&ref=bookmarks&mds=%2Frapid_report%2Fconfirm%2F%3Fcontext%3D%257B%2522session_id%2522%253A%25226806f1b8-5e1e-5e54-632e-82f1227895fc%2522%252C%2522type%2522%253A%25224%2522%252C%2522story_location%2522%253A%2522chevron%2522%252C%2522entry_point%2522%253A%2522unknown%2522%252C%2522frx_report_action%2522%253A%2522NO_REPORT%2522%252C%2522rapid_reporting_tags%2522%253A%255B%2522false_news%2522%255D%252C%2522is_rapid_reporting%2522%253Atrue%252C%2522additional_data%2522%253A%257B%257D%252C%2522hideable_token%2522%253A%2522MzQ1NjIwtbAwMTAyNzEyM69zzSsJLkksKS12LkpNLMnMzwsuyS-qrKszNDAwMDAxNDCxNDMzMjavqzOoAwA%2522%257D%26rr_tags%255B0%255D%3Dtag_false_news%26ext%3D1537903185%26hash%3DAeT0-pHdBlNFhNib

    Resposta
  • 22/09/2018 em 16:01
    Permalink

    Esquerdista tem problema mesmo. Vários sites já provaram que é falso esse audio, inclusive o “projeto comprova” apoiado pela Folha de S. Paulo, UOL dentre outros jornais de peso comprovaram a falsidade do audio. Só não coloco links aqui porque não sei se é permitido.

    Resposta
  • 22/09/2018 em 08:07
    Permalink

    De boas, estava praticamente convencido que tratava-se de Fake News, mas depois dessa “primorosa” análise, estou quase me convencendo que a gravação é real. Argumentos vagos e sem propósito, ficaram parecendo que foram feitos por alguém que estava mais torcendo para que fosse fake, do que analisando.

    Resposta
  • 21/09/2018 em 21:36
    Permalink

    Hey, Frank “Bolsonaro” Underwood, experimenta encenar com um tiro em vez de uma faca de papelão que talvez você seja escalado pra próxima temporada de House of Cards.

    Resposta
  • 21/09/2018 em 18:14
    Permalink

    Pelo jeito a situação pela qual passou o candidato não foi o suficiente pra deixá-lo menos ácido e mais humano.
    Espero que sejam feitas as perícias tanto no áudio quanto na suposta facada.
    Chega de teatros semelhante ao do Serra na cena da pedrada na cabeça .

    Resposta
  • 21/09/2018 em 18:01
    Permalink

    Excelente roteiro de como jogar sua credibilidade pela latrina: Depois de uma série de argumentos fracos conclua dizendo, O filho dele desmentiu!

    Resposta
  • 21/09/2018 em 17:55
    Permalink

    vcs foram desmentidos pelo vídeo publicado hoje. Essa ficou feia pra vcs.

    Resposta
  • 21/09/2018 em 17:41
    Permalink

    ” O próprio filho do Bolsonaro desmentiu ” Eduardo vc fez jornalismo mesmo? Cara vc acabou de jogar seu site na vala. Com esse argumento tão infantil mesmo que o áudio seja falso teu blog perde qualquer credibilidade pra difícil tarefa de identificar boatos. Com metodologia tão ingênua eu mesmo já desconsidero qualquer versão apresentadas por esse blog. O filho do cara iria dizer onde que é verdade? Tu tá de sacanagem ou tu é tão eleitor do cara que não percebeu que o filho jamais deporia contra O pai. Que tosco.

    Resposta
  • 21/09/2018 em 15:49
    Permalink

    Desmentido oficial do filho encerra o assunto?

    Resposta
    • 21/09/2018 em 18:49
      Permalink

      Tava quase me livrando dessa dúvida se foi fake ou não masssss no último vídeo gravado dizendo q já vai sair de alta…observe qdo ele fala a palavra “marco”! Ele acabou de derrubar a tese de q seu “R” tá para o som do “R” na palavra “barato”, “garoto”…e não para “R” de “barco”, “carta”, “marco “!!!

      Resposta
    • 22/09/2018 em 16:03
      Permalink

      Ja foi desmentido não só aqui, mais em vários outros sites, inclusive pelo esquerdista folha de S. paulo.

      Resposta
  • 21/09/2018 em 13:21
    Permalink

    Parabéns pelo site por ser totalmente imparcial e mostrar a verdade!

    Resposta
  • 21/09/2018 em 06:22
    Permalink

    Ok que pode ser falsa. Mas o filho dele negar não é argumento válido para provar que é falsa. Por favor….

    Resposta
  • 21/09/2018 em 01:11
    Permalink

    Não acredito que vcs tomaram partido… que baita campanha estão fazendo pra ele hein? Pra mim a página perdeu a credibilidade agora.

    Resposta
  • 20/09/2018 em 22:54
    Permalink

    Vida longa ao boatos.org, kkkkkkk

    Resposta
  • 20/09/2018 em 22:35
    Permalink

    Vocês usaram de argumentações muito fracas, não disseram nada com nada. O áudio é verdadeiro ou não? Não queremos saber se foi postado no Whatsapp ou em qualquer outra coisa, logo depois de alguma pesquisa.

    Resposta
  • 20/09/2018 em 17:18
    Permalink

    A sua matéria ofende a esquerda, eu como eleitor do mesmo, começo a acreditar que o áudio seja verdadeiro.

    Resposta
  • 20/09/2018 em 17:17
    Permalink

    De boa… o boatos.com não me convenceu, vou esperar o resultado da perícia do instituto de peritos contratado pelo DCM. Tem caroço nesse angu

    Resposta
  • 20/09/2018 em 16:39
    Permalink

    Suspeitei logo de cara que o tal “áudio vazado” era alguém imitando a voz do Bolsonaro. Compartilhei o áudio (na Web), mas deixando bem claro que provavelmente era apenas uma montagem razoavelmente bem-feita. Agradeço por confirmarem que o meu palpite estava certo.
    Mas cá entre nós, um desmentido oficial feito por um dos filhos do [inaudível] não tem muita credibilidade, né não? O quarteto inteiro (o pai e os três filhos) é conhecido por espalhar notícias falsas, mesmo em época de eleições — o que valeria multa pesada e/ou impugnação para as quatro candidaturas, SE o Brasil fôsse um país.

    Resposta
  • 20/09/2018 em 16:03
    Permalink

    Bolsonaro é so interior se Sao Paulo, nao teria pq ter o (r) puxado para o carioca..

    Resposta
  • 20/09/2018 em 13:46
    Permalink

    Bitcho, já tive várias brigas com pessoas que contestaram o boato.org esses ultimos 2 anos. Dessa vez eu fico com o boato. Ninguém imita o bozo melhor que esse fdp do audio..kkkkkkk

    Resposta
  • 20/09/2018 em 13:40
    Permalink

    Se não é falso, pq não publicam a tal cicatriz? Pq não tem fotos na Rede? Bolsonaro adora um palco. Pq até agora não apareceu ele fazendo sinal de arma com a cara na imagem e a cicatriz na barriga?

    Resposta
  • 20/09/2018 em 13:29
    Permalink

    Acompanho o trabalho de vocês e o vejo como um importante aliado na hora de conferir a veracidade de alguma história suspeita na internet.

    Mas, nesse caso específico, ao lado de argumentos imbuídos de sentido e com o habitual rigor das pesquisas de seu site, vocês usam um argumento que carece de qualquer fidedignidade e é pobre como argumento para afirmar que o áudio é falso: “O próprio filho do candidato já desmentiu a informação.”

    Oi?

    Resposta
  • 20/09/2018 em 10:51
    Permalink

    Muito triste ver um site referência, que eu considerava sério, se apressando em dizer que o áudio é falso, quando nem mesmo os profissionais peritos atestaram isso ainda.
    Me pergunto onde está a ética de vocês e a partir de agora recearei em acreditar que suas análises são politicamente neutras.

    Resposta
  • 20/09/2018 em 10:43
    Permalink

    Concordo que a fonte não é confiavel. Mas ele mesmo deveria pedir a pericia deste audio a PF. Acho este site uma importante ferramente contra a Fake News , mas isso é serio de mais para nao passar por pericia e se falso descobrir quem fez

    Resposta
  • 20/09/2018 em 09:22
    Permalink

    Ja q dizem q foi esfaqueado..cade imagens com sangue ou feridas..e alguem palido..
    As pessoas..cogitam poe nao ver nada disso..pois haveria sangue..a cirurgia mostrada so parte de cima sem lencol..ou machucados..etc etc…busquem as imagens das feridas…onde estao??
    Um esfaquiado bem corado..

    Resposta
  • 19/09/2018 em 23:57
    Permalink

    A imitação foi “boa”, mas não convenceu.

    Resposta
  • 19/09/2018 em 23:57
    Permalink

    Para que tá feio esse dissimulado não merece ganhar nada . A enfermeira tem que tacar um processo nele isso sim e a mídia tem que parar de ficar acobertando a farsa desse facista. No minimo agora certeza que ele irá comprar o silêncio da enfermeira e da mídia. #ele_Não

    Resposta
  • 19/09/2018 em 23:39
    Permalink

    A autora do audio é uma jornalista que trabalha para o PSDB, já assumiu ser uma brincadeirinha. Twitter dot com maritegon

    Resposta
  • 19/09/2018 em 23:15
    Permalink

    “Zap zap” é mais credível do que esse arremedo de blog aqui com tanto erro gramatical e linguagem passando longe de jornalismo sério. Vocês amam o ídolo de vocês, hein? Kkk

    Resposta
  • 19/09/2018 em 22:30
    Permalink

    Acham mesmo que Eduardo confirmaria ainda que fosse verdade?

    Resposta
  • 19/09/2018 em 22:16
    Permalink

    Achei q falaste mto,mas nada do q.dizes pode ser 100% correto.
    Para isso ser definitivamente,considerado um boato,a análise científica tem acontecer.

    Resposta
  • 19/09/2018 em 20:49
    Permalink

    Esses Idiotas não irão enganar os eleitores de BOLSONARO, que a cada dia está crescendo , e o percentual está longe do que estão informando nesses Fakes Pesquisas do IBOPE , GLOBO , FOLHA DE SÃO PAULO, UOL etc …

    Resposta
  • 19/09/2018 em 18:08
    Permalink

    Como assim, “A pesquisa foi divulgada às 21h do dia 19/09”???
    No momento em que estou lendo a matéria são 18:06 do dia 19/09…
    Não acredito na veracidade do áudio, mas também não entendi a matéria citar data e horário futuro se referindo a algo que já aconteceu.

    Resposta
  • 19/09/2018 em 17:59
    Permalink

    BOA TARDE QUERO AQUI AGRADECER A DEUS PELO LIVRAMENTO QUE DEUS DEU A O NOSSO FUTURO PRESIDENTE DO BRASIL JAIR BOLSONARO QUE DEUS CONTINUE COM SUAS MÃOS ESTENDIDA SOBRE ESSE HOMEM DE CONFIANÇA E QUE TODOS NÓS COONTINUEMOS ORANDO A DEUS PARA QUE ELE VENHA SAIR DESTA SITUAÇÃO O MAIS RÁPIDO POSSIVEL DESTE HOSPITAL DIA 7 DE OUTUBRO VENHAMOS TODOS A VOTAR EM JAIR MESSIAS BOSOLNARO 17 FORÇA

    Resposta
  • 19/09/2018 em 17:56
    Permalink

    Kkkk ah tá bom, viu? O Bolsonaro mesmo apareceu num vídeo esses dias, conversando bem e já começando a andar pelos corredores, tem bem condição de ser ele e digo mais, se saiu do WhatsApp é pq provavelmente foi alguma enfermeira de lá que gravou e enviou pra um, que enviou pra outro e pra outro e assim se espalha como tudo hoje em dia. Sinto muito, mas é a voz dele e é o jeito dele e é até compreensível a revolta.

    Resposta
  • 19/09/2018 em 17:43
    Permalink

    Ainda não comprova que é falso. Apesar de acreditar que seja mesmo. Muito caricato, mas o próprio Bolso é caricato.

    Resposta
  • 19/09/2018 em 16:56
    Permalink

    Oras, depois que vcs defenderam a mulher do Moro desmentindo o grande e confiável NASSIF não acredito mais em nada que vcs dizem. Pra mim é o Bozo sim.

    Resposta
  • 19/09/2018 em 16:44
    Permalink

    Valeu por ser imparcial!!!
    Porque aqui no Brasil está difícil!
    Parabéns pela análise.

    Resposta
  • 19/09/2018 em 16:38
    Permalink

    Mas que palhaçada é essa?
    Tudo isso é medo?
    Bolsonaro 17.

    Resposta
  • 19/09/2018 em 16:37
    Permalink

    Logo ele o Rei das montagens da Internet provando do próprio veneno?

    Resposta
  • 19/09/2018 em 16:12
    Permalink

    Não vi justificativas congruentes em sua tese de que se trata de “boato”. Seria mais honesto e sincero afirmar que não se pode averiguar a veracidade ou não do áudio.

    Resposta
  • 19/09/2018 em 16:00
    Permalink

    vocês estão mais sem credibilidade que o proprio zap zap!

    Resposta
  • 19/09/2018 em 15:39
    Permalink

    Para de defender este lixo, o áudio é verdadeiro sim. Bem a cara deste desprezível ser humano.

    Resposta
  • 19/09/2018 em 15:34
    Permalink

    Eu não desacredito desse áudio porque este candidato já provou o quanto ele saber ser grosso! Outra coisa, me parece bem que a enfermeira gravou dentro do bolso do jaleco, o som abafado e jogou no watts app, e como tudo que se joga lá é viralizado, a boba perdeu de ganhar dinheiro. Poderia ter vendido para algum partido mas, agora não ganha mais nada, só a desconfiança de vocês.
    Quando a pessoa é filha/neta de italiano tem esse sotaque de caipira sim, porque minha sogra é filha de italianos , meu sogro também é filho de italiano e tem exatamente este sotaque caipira do Bolsonaro. Mesmo ele tendo morado e vivido no Rio de Janeiro, o sotaque italiano caipira ele não perdeu.
    Outra coisa é perguntar pro filho dele se é verdade…Faz me rir isso. Até parece que o filho iria confirmar a verdade de um áudio que prejudica a campanha do pai.
    Eu acho que vocês não estão esclarecendo muito bem e estão protegendo ele por algum motivo…Qual será , hein?
    O mais certo seria vocês conseguirem perguntar para algumas enfermeiras que trabalham lá com ele, no quarto e com alguma faxineira. Estas sim falariam a verdade.
    Vocês devem ir mais fundo, antes de postar afirmando ser fake!

    Resposta
  • 19/09/2018 em 14:39
    Permalink

    o filho sempre vai defender o pai… os elementos que usaram como prova nem chega perto pra confirmar q é fake. Mas busca no twitter, uma jornalista *assumi* a autoria do áudio feita com os amigos pra zoeira, a não ser que seja mentira dela….mas acredito q seja vdd, pois ela é eleitora do Geraldo!

    Resposta
  • 19/09/2018 em 14:38
    Permalink

    Ou seja, vocês não tem nenhuma evidência fatica que o áudio é falso, mas estão se desdobrando ao maximo para minimizar o estrago que o áudio fará na campanha do Bolsonaro. Eu ouvi o áudio várias vezes e não detectei nada que pudesse desabona-lo. No máximo teria que se fazer uma perícia no áudio para dizer se ele é falso ou não, mas para mim é quase certeza que a voz e sim do Bolsonaro.

    Resposta
  • 19/09/2018 em 14:33
    Permalink

    Reclama não Boatos.org, o trabalho de vocês é esse mesmo. Pelo menos estão trabalhando, temos mais de 13 milhões de desempregados. Kkkkkkkk…

    Resposta
  • 19/09/2018 em 14:32
    Permalink

    kkkk o audio é mais falso que nota de 3 reais

    Resposta
  • 19/09/2018 em 13:49
    Permalink

    Se verdade fosse, até parece que o filho iria confirmar, não é mesmo?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)