Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Itaú financiou fraude nas urnas eletrônicas nas eleições 2022 #boato

Itaú financiou fraude nas urnas eletrônicas nas eleições 2022 #boato

Itaú financiou fraude nas urnas eletrônicas nas eleições 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em áudio, auditora de banco diz que Itaú financiou fraude em urnas eletrônicas e pede boicote ao banco. 

A saga de grupos bolsonaristas e negacionistas eleitorais, que insistem na tese de fraude no processo eleitoral, continua. Enquanto os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro se envolvem em manifestações e discussões online, os áudios, vídeos, alertas sobre as urnas eletrônicas e prints de supostas notícias sobre o resultado do pleito correm soltos por aí.

O último que circula online denúncia a participação do Itaú na fraude das urnas eletrônicas. A mensagem afirma que o “banco Itaú foi financiador da fraude nas urnas”. Junto à mensagem, circula o áudio de uma suposta auditora de banco que sugere um boicote ao banco e pede que os correntistas patriotas cancelem seus cartões e contas e façam saques em suas contas. Segundo a auditora, a ação pode gerar problemas sérios ao banco e é um direito do cidadão. Leia a transcrição:

BANCO ITAÚ FOI FINANCIADOR DA FRAUDE NAS URNAS. Uma outra atitude que a gente pode tomar, que é bem impactante, tá? Eu fui auditora de banco e de bolsa de valores e o banco globalista que financiou essa fraude é o banco Itaú. Vamos todo mundo cancelar cartão e conta desse banco, tirar o dinheiro desse banco. Eu como auditora digo pra vocês que se 30% ou 40% das pessoas, dos correntistas, encerrarem as contas e tirarem o dinheiro desse banco e transferir para outro banco esse banco começa a ter problemas sérios. Então é uma coisa que a gente pode fazer, que a gente tem o direito de fazer e de escolher em que banco a gente quer ficar. Então vamos fazer uma campanha para todo patriota tirar dinheiro do banco Itaú, cancelar a conta e cancelar cartão. E uma outra coisa: nós fizemos isso com a Magazine Luiza e nós podemos fazer com o banco Itaú também. Se todo mundo for lá e acabar com as contas a gente acaba com esse banco que foi um dos financiadores da fraude.

Itaú financiou fraude nas urnas eletrônicas nas eleições 2022?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A suposta denúncia faz parte de um combo de informações falsas, já que não há nenhum indício de que houve fraude em urnas eletrônicas e, se não há fraude, também não há participação ou financiamento do Itaú.

O primeiro indício que nos leva à fraude está no fato de que o enredo possui as características clássicas de boatos online: vaga, alarmista, sem datas e fontes confiáveis. Sem contar com o histórico de alertas e denúncias falsas envolvendo o processo eleitoral que volta e meia circulam por aí (leia aqui, aqui e aqui).

Mas não é só isso: o alerta parte do pressuposto de que há fraude comprovada nas eleições. Porém, apesar das manifestações e de todo o burburinho sobre o assunto, não existe nenhum indício de fraude nas eleições.

Aliás, em mais de 25 anos de uso, nunca foi registrado nenhum indício de fraude nas urnas eletrônicas. Também não há nenhuma prova que indique fraude contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou o Partido dos Trabalhadores (PT). Até o momento, o que existe são boatos sobre o assunto, que, inclusive, já foram desmentidos aqui.

Ao buscar mais informações sobre o assunto, descobrimos que uma das herdeiras do Itaú fez uma doação para a campanha do agora presidente eleito. Na época, Beatriz Bracher repassou R$ 150 mil para a campanha do candidato Lula. Segundo os dados do TSE, a filha de Fernão Bracher foi a segunda maior doadora individual da campanha.

Apesar da doação, o Itaú não financiou a campanha ou a fraude. Isso porque o repasse não foi do banco, mas de uma integrante da instituição, o que significa que a história não faz o menor sentido.

Resumindo: o banco Itaú não financiou fraude nas urnas eletrônicas nas eleições 2022. Primeiro porque não houve fraude nas eleições. Segundo porque, se não há fraude, também não há participação ou financiamento do banco. Ou seja, só boato!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso