Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro vai provar amanhã às 19h que houve fraude nas eleições #boato

Bolsonaro vai provar amanhã às 19h que houve fraude nas eleições #boato

Bolsonaro vai provar amanhã às 19h que houve fraude nas eleições, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra que Bolsonaro vai provar amanhã às 19 horas que houve fraude nas urnas eleitorais. Vai ser uma bomba na hora de sua live.

Passada mais de uma semana do segundo turno das eleições, parece que tem gente que não quer aceitar o resultado do pleito. A prova disso está na enxurrada de alegações falsas de fraudes no processo eleitoral.

A mais nova história usa um vídeo do presidente Jair Bolsonaro para anunciar que “amanhã, às 19h” ele vai provar que houve fraude nas eleições de 2022. No vídeo, o presidente fala sobre um live na qual ele vai convidar a imprensa e soltar um bomba em relação a fraudes eleitorais e mostrar que as eleições não são limpas. Leia a mensagem e a transcrição do vídeo:

Mensagem: URGENTE: UMA BOMBA VAI ESTOURAR. O Presidente Bolsonaro vai provar que houve FRAUDE nas urnas Eleitorais! #BrazilWasStolen #SOSForçasArmadas #ExércitoBrasileiro #FraudeNasEleicões BOLSONARO VAI PROVAR QUE HOUVE FRAUDE NAS URNAS AGORA VAI! AMANHÃ ÀS 19:00 HORAS HORÁRIO DE BRASÍLIA

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Transcrição: dezenove horas é o horário da minha live mas não terá live. Nós vamos eh convidar toda a imprensa. Vai ser transmitido também pelas nossas mídias sociais. Nós mostrando as inconsistências e das eleições de dois mil e catorze e dois mil e dezoito. E tem uma que vai ser uma bomba. Vou falar pra vocês, né? Então não tem como. Surpresa. Você acreditar que as eleições são limpas no Brasil. Não são limpas. Amanhã dezenove horas

é o horário da minha live mas não terá live. Nós vamos eh convidar toda a imprensa. Vai ser transmitido também pelas nossas mídias sociais. Nós mostrando as inconsistências e das eleições de dois mil e catorze e dois mil e dezoito. E tem uma que vai ser uma bomba. Vou falar pra vocês, né? Então não tem como. Surpresa. Você acreditar que as eleições são limpas no Brasil. Não são limpas.

Bolsonaro vai provar amanhã às 19h que houve fraude nas eleições?

Não demorou para a história se espalhar com todas as forças na internet e chamar atenção por aí. Porém, é falsa a informação que aponta que Bolsonaro anunciou que vai “provar amanhã” (em 2022) que as eleições foram fraudadas.

A mensagem, o histórico e a ausência de notícias sobre o anúncio do presidente (que anda, inclusive, discreto nos últimos tempos) já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação.

O texto que circula online é alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que comprove que o anúncio é recente ou que Bolsonaro vai falar sobre o assunto “amanhã”. Além disso, o tema “fraude nas eleições” tem gerado inúmeras fake news e acusações falsas (como vocês podem ver aqui, aqui e aqui).

Ao buscar sobre o tal anúncio de Bolsonaro sobre a “revelação amanhã”, nada encontramos em fontes confiáveis. Foi aí que resolvemos buscar pelo vídeo e chegamos ao veredicto final.

Na realidade, a fala de Bolsonaro foi feita em julho de 2021, como mostra este link do O Antagonista. E, ao contrário do que anuncio, o atual presidente não conseguiu provar nada contra o sistema eleitoral. Esta matéria do g1 crava que ele admitiu que não tem provas da fraude.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Bolsonaro anunciou que vai revelar a “fraude nas urnas” amanhã às 19h. O vídeo que está circulando é de 2021 e, ao contrário do prometido, não foram mostradas provas de que haja fraudes nas eleições.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso