Irmão de Adélio Bispo posa para foto junto com Lula #boato

Boato – Foto mostra ex-presidente Lula posando ao lado de irmão de Adélio Bispo e família. Internautas perguntam se é “mera coincidência”. 

Durante as eleições presidenciais de 2018, um evento mudou o rumo da corrida presidencial. Enquanto realizava sua campanha eleitoral em Juiz de Fora (MG), no dia 6 de setembro de 2018, Jair Bolsonaro foi surpreendido e levou uma facada do servente de pedreiro Adélio Bispo.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Siga o Boatos.org no Twitter:

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/39Tje3u

Confira o nosso Instagram:

Instagram

A faca perfurou uma veia abdominal e causou uma hemorragia, o que gerou preocupação entre os apoiadores de Bolsonaro. Depois do ocorrido, Adélio foi preso e Bolsonaro passou por diversas cirurgias para estabilizar seu quadro de saúde.

Apesar do caso ter ocorrido há algum tempo, as fake news envolvendo Adélio Bispo não param de pipocar nas redes sociais. E de acordo com a história de hoje, a família dele estaria envolvida com o PT. Segundo duas fotos que acompanham a publicação, o ex-presidente Lula teria sido flagrado ao lado do irmão de Adélio e sua família. Confira:

Versão 1: “IRMÃO DE ADÉLIO BISPO…..MERA COINCIDÊNCIA”. Versão 2: “Porque a Globo lixo não investiga isso será só o Lula ou chega aí em esse aí é irmão de Adélio bispo e o Lula será mera coincidência ou ……..”. Versão 3: “IRMÃO DO ADELIO BISPO,ACREDITEM SE QUISEREM,MAS É VERDADE,OLHA A FAMILIARIDADE DO LULA COM A CRIANÇA !”. Versão 4: “IRMÃO DE ADÉLIO BISPO E LULA MERA COINCIDÊNCIA???”.

Irmão de Adélio Bispo posou para foto junto com Lula?

A foto gerou burburinho nas redes sociais e viralizou entre os internautas. Mas será que essa história de que Lula teria aparecido ao lado do irmão de Adélio Bispo em duas fotos é verdade? Não é!

Vamos aos detalhes! Logo de cara ficamos desconfiados. As publicações seguem aquele velho roteiro de fake news na internet, como o caráter vago e alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, desde que a tentativa de assassinato ocorreu, o nome de Adélio Bispo vem sendo associado à esquerda. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas histórias desse tipo, como a que dizia que Gleisi Hoffmann teria posado ao lado dele em uma foto. Também o caso que apontava que a mãe e a irmã de Adélio estariam trabalhando no gabinete da senadora Maria do Rosário, a história que indicava que o homem que esfaqueou Bolsonaro seria filiado ao PT, entre outras.

Fomos atrás de mais informações sobre esse suposto encontro, mas não achamos nada em fontes confiáveis. Resolvemos, então, buscar a origem da foto e foi aí que descobrimos a verdade.

A busca nos levou à página de um médico ortopedista, em Pernambuco, chamado Marcos Heridijanio Moura Bezerra. Como é possível observar no link, a esposa de Marcos aparece junto na foto e ele utiliza as imagens usadas nas publicações como foto de capa e de perfil.

Ao procurar pelo nome de Marcos Heridijanio, descobrimos que ele é filiado ao Partido dos Trabalhadores e, além de médico, ele foi candidato a prefeito da cidade de São José do Belmonte (PE), em 2012, com o nome “Dr. Marcos do PT”. Já em 2018, o médico chegou a concorrer ao cargo de deputado federal, pela mesma cidade, mas agora com o nome de “De. Marcos ortopedista”.

Com base nas pesquisas, não existe qualquer indício de que ele tenha qualquer ligação de parentesco com Adélio. Vale ressaltar que os sobrenomes são diferentes e, caso um aspirante a político realmente fosse irmão de Adélio, essa seria uma informação bastante explorada pela imprensa (algo que não aconteceu). Por fim, os irmãos de Adélio moram em Minas Gerais e não em Pernambuco.

Em resumo: a história que diz que o ex-presidente Lula foi flagrado ao lado do irmão de Adélio é falsa! As fotos que acompanham as publicações, na verdade, pertencem ao médico Marcos Heridijanio, de São José do Belmonte (PE). As pesquisas da equipe do Boatos.org não indicaram qualquer parentesco de Marcos com Adélio. Além disso, os irmãos moram em Minas Gerais, não em Pernambuco. Ou seja, a história é pura balela. Não compartilhe!

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/39Tje3u

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)