Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Igreja Católica acaba de fechar apoio à candidatura de Bolsonaro #boato

Igreja Católica acaba de fechar apoio à candidatura de Bolsonaro #boato

Igreja Católica acaba de fechar apoio à candidatura de Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Igreja Católica vai apoiar candidatura de Bolsonaro para derrotar o comunismo e impedir que eles fechem igrejas.

Apoio e alianças políticas são indispensáveis para quem pretende vencer qualquer eleição. Saber se relacionar com outros políticos e conquistar suas bases de apoio significa, em geral, mais eleitores e votos.

Por conta disso, os candidatos já estão se articulando em busca de alianças que possam beneficiar suas candidaturas. E alguns deles têm procurado apoio em instituições comuns no dia-a-dia, como igrejas, e até personalidades influentes.

De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, Bolsonaro teria conseguido um apoio formal da Igreja Católica, após aparecer junto de padres em uma reunião. Segundo a publicação, a Igreja Católica teria acabado de fechar um apoio à candidatura do presidente Jair Bolsonaro. Ainda de acordo com a história, a união de Bolsonaro com a Igreja teria um objetivo: espantar o comunismo, a ideologia de gênero, as drogas e o aborto no país. Segundo a publicação, católicos e evangélicos estariam unidos para apoiar Bolsonaro, porque se o comunismo vencer, as igrejas serão fechadas. Confira:

Versão 1: “Igreja Católica fecha apoio a Bolsonaro 22”. Versão 2: “MINHA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA LEVANTA PARA APOIAR O NOSSO PRESIDENTE. QUE A FÉ COM A FORÇA DA ORAÇÃO O PROTEJA, ABENÇOE E O ILUMINE SEMPRE EM NOME DE JESUS CRISTO”.

Igreja Católica acaba de fechar apoio à candidatura de Bolsonaro?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e agitou os grupos de católicos na internet. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem da informação.

Não é de hoje que fake news que indicam falsos apoios políticos circulam na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o ministro Benedito Gonçalves, do TSE, teria sido fotografado com camiseta de apoio a Lula. Também a que indicava que Doria teria se arrependido e anunciado apoio a Bolsonaro nas eleições de 2022 e, por fim, a que apontava que um vídeo mostraria que Tom Cruise teria declarado apoio a Bolsonaro.

Ao analisar o vídeo, encontramos alguns detalhes curiosos. Primeiro, o homem que aparece no vídeo, falando ser católico, não é da Igreja. Ele é apenas um bolsonarista que publica diversas mensagens de apoio ao presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais. Além disso, ele também posta histórias falsas contra os inimigos de Bolsonaro.

Se isso não bastasse, não existe qualquer informação que possa sustentar a afirmativa de que a Igreja Católica estaria apoiando candidatos. Vale ressaltar que a Igreja Católica não costuma apoiar deliberadamente candidatos políticos.

Por fim, as imagens usadas no vídeo, de fato, são no Brasil, mas não significam que a Igreja Católica estaria apoiando Bolsonaro. Na realidade, as fotos foram feitas no dia 7 de setembro de 2022. Na oportunidade, Bolsonaro visitou a Paróquia de São Miguel Arcanjo e Santo Expedito, na Asa Norte, em Brasília (DF), onde foi homenageado em uma missa. Após a celebração, ele se reuniu com 20 padres simpatizantes e escutou os pedidos dos sacerdotes.

Entretanto, esse número pequeno de padres apoiadores não quer dizer que a Igreja Católica (a instituição) apoia Bolsonaro. Tanto é que no dia 6 de setembro de 2022, uma carta assinada por 450 padres foi divulgada ao público. Nela, eles destacam que o presidente Jair Bolsonaro fomenta o ódio e que são contrários à sua reeleição.

Em resumo: a história que diz que a Igreja Católica resolveu apoiar a candidatura do presidente Jair Bolsonaro é falsa! O homem que aparece no vídeo fazendo toda a divulgação da suposta informação é um bolsonarista que vive publicando coisas a favor de Bolsonaro e contra seus “inimigos”. Além disso, não existe nenhuma informação de que a Igreja Católica, enquanto instituição, tenha resolvido apoiar Bolsonaro. Na verdade, 20 padres de Brasília se reuniram com o presidente para apoiá-lo e fazer pedidos, caso seja reeleito. Por outro lado, existe uma carta assinada por 450 padres que mostra pontos para não reeleger Bolsonaro. No final das contas, a Igreja não tem nenhuma posição sobre o assunto e o que existe são apoios isolados. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso