Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ministro Benedito Gonçalves, do TSE, é fotografado com camiseta de apoio a Lula #boato

Ministro Benedito Gonçalves, do TSE, é fotografado com camiseta de apoio a Lula #boato

Ministro Benedito Gonçalves, do TSE, foi fotografado com camiseta de apoio a Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ministro do TSE Benedito Gonçalves, que vetou o uso de imagens do 7 de setembro por parte de Bolsonaro, foi fotografado com uma camiseta de apoio a Lula.

Falamos na última semana (em nosso A Semana em Fakes) que o 7 de setembro em 2022 rendeu um número infinitamente menor de notícias falsas do que em 2021. Mesmo assim, passados quase dez dias da data, o Dia da Independência entra, mesmo que indiretamente, em uma fake news.

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro estão irritados com uma decisão do ministro do TSE Benedito Gonçalves que vetou a campanha da reeleição de utilizar imagens do 7 de setembro. A partir daí, uma imagem começou a circular online.

A foto mostra supostamente o ministro (que também é magistrado do STJ) com uma camiseta com os dizeres Lula. A legenda da imagem é bem clara: “Ministro Benedito Gonçalves Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”. Leia uma das versões que acompanha a imagem:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

SÓ PRA LEMBRAR : Atendendo a um pedido do PT, o corregedor da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, proibiu Bolsonaro de usar imagens do 7 de Setembro em campanhas. Na posse de Moraes no TSE, Lula e Gonçalves, indicado pelo petista ao STJ, se encontraram.

Ministro Benedito Gonçalves, do TSE, foi fotografado com camiseta de apoio a Lula?

A imagem se espalhou muito em redes sociais e, principalmente, no WhatsApp. Porém, é falsa a foto que mostra o ministro Benedito Gonçalves com uma camiseta de apoio a Lula. A mensagem, o histórico e a própria imagem já nos deixam muito desconfiados da veracidade da informação.

O texto que circula por aí tem algumas das principais características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que provem que era mesmo o ministro “apoiando Lula”.

Além disso, não é de hoje que fotos falsas circulam para confundir as pessoas no meio político. Outro dia mesmo, o Boatos.org desmentiu uma montagem que apontava que um carro fúnebre de Elizabeth II teria os dizerem JB 0022.

Não bastasse isso, a imagem é um tanto quanto estranha. É possível perceber que a iluminação no rosto do ministro do TSE é diferente da iluminação do resto da imagem (tirada em um ambiente fechado). Isso denota que pegaram uma foto com uma forte luz no rosto de Benedito Gonçalves e montagem em um corpo de um apoiador de Lula em um ambiente com nível menor de luz.

Ao buscar por qualquer imagem que mostrasse o ministro com a tal camiseta de apoio a Lula, nada encontramos em fontes confiáveis. Não há qualquer foto que mostre ele vestindo a camiseta em questão. Para dirimir qualquer dúvida entramos em contato com a assessoria do STJ, que confirmou que se trata de uma montagem.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o ministro Benedito Gonçalves foi fotografado com uma camiseta de apoio a Lula. A imagem é uma montagem e a história não passa de mais uma fake news que circula por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso