Haddad diz que Lula na presidência é a solução da crise do coronavírus #boato

Boato – Em vídeo, Fernando Haddad diz para nordestinos que a solução para a crise da Covid-19 é Lula na Presidência. 

Se a situação política do Brasil já estava complicada, com a chegada da Covid-19 esse cenário ficou ainda pior. Desde que os governadores estaduais impuseram medidas restritivas, como o isolamento social, o presidente Jair Bolsonaro tem feito ataques aos políticos. Isso acabou gerando uma tensão entre estados e governo federal, sobrando até para o Congresso, onde Bolsonaro acabou perdendo apoio. Por conta disso, o número de pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro começaram a crescer no Supremo Tribunal Federal (STF).

E, de acordo com uma história que anda circulando nas redes sociais, a situação também teria feito com que alguns políticos se aproveitassem da oportunidade. Segundo a mensagem, o ex-prefeito Fernando Haddad teria afirmado que a solução para a crise da Covid-19 seria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumir, novamente, a Presidência. Nas imagens, Haddad se dirige aos nordestinos e diz que “essa crise só termina com Lula na Presidência”. Ele também afirma que “vão continuar na luta” para que Lula seja presidente e teceu críticas ao processo que colocou Lula na cadeia. Confira:

“Ou seja está clamando pros nordestinos por uma guerra civil ,mais uma prova da real intenção de espalhar medo na população sobre esse vírus. Meu povo do nordeste, se manifestem….”.

Haddad disse que Lula na presidência é a solução da crise do coronavírus?

As imagens repercutiram nas redes sociais e Haddad foi bastante criticado por agir com suposto oportunismo político. Mas será que essa história de que Haddad teria dito em um vídeo que a solução para a crise da Covid-19 seria colocar Lula na Presidência é verdade? Não é!

Vamos aos fatos! Para começo de história, a publicação segue aquele velho roteiro de fake news na internet. Ela é vaga, alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis (uma informação como essa, certamente, iria repercutir na mídia);

Além disso, desde que a pandemia pela Covid-19 começou, muitos vídeos reais têm sido retirados de contexto e usados em histórias falsas. A equipe do Boatos.org já desmentu inúmeras delas, como a que dizia que o médico Drauzio Varella teria afirmado que iria continuar andando pelas ruas mesmo durante a quarentena. Também a que indicava que o governador do Ceará, Camilo Santana, teria sido flagrado participando de um aniversário em meio à quarentena e, por fim, a que apontava que supermercados teriam sido saqueados por conta do novo coronavírus, em São Vicente (SP).

Ao assistir o vídeo, logo percebemos que ele havia sido retirado de contexto. E tem mais: não foi pela primeira vez. Ao investigar as imagens, descobrimos que ela também foi usada em outro boato, durante o segundo turno das eleições presidenciais em 2018. Na oportunidade, a notícia falsa indicava que Haddad teria afirmado que, caso fosse eleito, Lula iria subir a rampa ao seu lado e assumir a Presidência. A fake news chegou a ser compartilhada por Bolsonaro que, na época, concorria ao cargo de presidente e pediu uma ação da Justiça sobre o conteúdo do vídeo.

No final das contas, o vídeo foi gravado antes mesmo da campanha eleitoral de 2018 começar. As imagens, na verdade, mostram uma entrevista de Fernando Haddad para a Rádio Arapuan, de João Pessoa (PB). O ex-prefeito de São Paulo (SP) publicou o conteúdo no dia 14 de agosto de 2018. Tudo isso ocorreu antes de Lula ter a candidatura cassada pelo TSE por conta de suas condenações na Lava Jato.

Em resumo: a história que diz que Haddad teria afirmado que Lula seria a solução para a crise da Covid-19 no Brasil é falsa! O vídeo é antigo, foi publicado em 2018, muito antes da candidatura de Lula ser impugnada pelo TSE. As imagens, na realidade, mostram uma entrevista de Haddad à uma rádio de João Pessoa (PB) em 2018. Ou seja, Haddad não falou que Lula é a solução para a crise da Covid-19 e muito menos sugeriu um golpe de Estado. Não compartilhe e, se possível, permaneça em casa e lave as mãos!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)