Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Drauzio Varella diz que vai continuar andando na rua durante quarentena do coronavírus #boato

Drauzio Varella diz que vai continuar andando na rua durante quarentena do coronavírus #boato

Drauzio Varella diz que vai continuar andando na rua durante quarentena do coronavírus, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Dr. Drauzio Varella gravou um vídeo durante a quarentena do novo coronavírus dizendo que “vai continuar andando na rua” e diz que a Covid-19 não é grave.

Nem toda notícia falsa é feita de informações 100% inventadas. Quando um vídeo antigo é utilizado fora de contexto também podemos classificar algo como fake news. É o caso de uma história que está circulando na internet e acusando o médico Drauzio Varella de “quebrar a quarentena do novo coronavírus”.

Um vídeo em que o médico fala que o coronavírus vai infectar muita gente no Brasil, mas que vai continuar andando na rua está sendo acompanhando por mensagens que sugerem que ele foi gravado em março de 2020, durante a quarentena do novo coronavírus. Leia mensagens que circulam online e assista ao vídeo, que está sendo divulgado como se fosse atual:

Versão 1: O médico Dr Drauzio Varella falando sobre o corona vírus, a se fosse o presidente Bolsonaro falando isso, coitado do Bolsonaro! Eu acho importante a quarentena , para não acontecer o que aconteceu na Itália, seria pior no Brasil que é um país emergente pobre, nosso sistema de saúde pública é falido.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: Agora, com a palavra um especialista. Segundo o Dr. Drauzio Varella “… Você vai continuar andando na rua, claro, claro que vou, pois não tem motivo nenhum para mudar a rotina” (…) “… Esse vírus não tem esse potencial, de cada 100 pessoas que pega o vírus para 80% a 90% das pessoas não acontece nada” (…) “Na China de cada 1.000 apenas 02 morreram, e não sabemos quem eram esses dois, se já tinham alguma doença … e aos 80 anos tudo é grave”.

Versão 3: Você aí, paspalho da esquerda que não acredita no presidente Bolsonaro e faz questão de atacá-lo no assunto do COVID-19, acredite então no médico queridinho da Globo que até o convenceu que o estuprador e assassino Suzy era uma madre Teresa. Há tempos que Osmar terra e eu falamos neste mesmo sentido e muitos preferem colocar uma roupa de proteção nuclear e se trancar em um bunker. Assista e pare de histeria.

Versão 4: ”Gripezinha” !!! Vou continuar andando na rua !!! Explica, Dr Dráuzio Varella !!! Já pensou se fosse o presidente? Isso a #GloboLixo não mostra. *ELE DISSE QUE VAI CONTINUAR ANDANDO NA RUA , MESMO AS AUTORIDADES PEDINDO PARA TODOS FICAREM EM CASA !*

*ELE DISSE QUE NÃO É PARA QUE NÓS MUDEMOS NOSSOS ATOS , MESMO A OMS DIZENDO O CONTRÁRIO !* *ELE DISSE QUE A IMPRENSA EXAGERA EM SUAS INFORMAÇÕES E PARECE QUE DESEJA INFORMAR A POPULAÇÃO QUE O CORONAVÍRUS É UMA CATÁSTROFE !* ELE DISSE QUE O CORONAVÍRUS EM 90% É UM “RESFRIADINHO DE NADA *Mas Sr. Dráuzio IMBECIL Varella pode dizer todas essas ASNEIRAS ! Não é mesmo GLOBOLIXO . PARA A GLOBOLIXO , A QUESTÃO NÃO ESTÁ NO *QUE* SE FALA E SIM *QUEM* FALA ! ( Ah se fosse Bolsonaro ).

Drauzio Varella diz que vai continuar andando na rua mesmo com quarentena do coronavírus?

O vídeo se espalhou muito na internet, deixou algumas pessoas revoltadas com a atitude do médico e outras tantas falando que não é preciso se preocupar com a doença. Mas será mesmo que Drauzio Varella disse que vai sair na rua mesmo durante a quarentena? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Na realidade, o vídeo em questão não é de março de 2020. Ele foi gravado em janeiro deste ano. Na época, a China era o país mais atingido pela doença, não havia nenhum caso registrado no Brasil e não se falava em quarentena.

Vale lembrar que naquela época, conteúdos alarmistas davam conta que o coronavírus era um vírus com alta taxa de mortalidade (similares a do ebola) e a fala de Drauzio Varella (assim como esses desmentidos, aqui e aqui, do Boatos.org) serviram para colocar as coisas no lugar: de que era preciso atenção, mas não pânico.

O próprio Drauzio Varella veio para as redes sociais para explicar que o vídeo em questão era antigo e que hoje as recomendações são completamente diferentes. Veja o que ele falou a respeito do assunto e leia mensagem divulgada em seu portal.

Desserviço: Autoridades usam vídeos antigos para passar informação desatualizada uso indevido de vídeos antigos. Portal Drauzio Varella faz nota esclarecendo a população quanto ao uso de conteúdo antigo sobre a pandemia de infecção pelo novo coronavírus no Brasil. O Portal Drauzio Varella vem acompanhando a pandemia de covid-19 desde seu início, em janeiro de 2020. Nossa equipe, incluindo o dr. Drauzio Varella, tem feito uma série de matérias e vídeos sobre o tema.

No início deste ano, a pandemia não havia chegado ao Brasil, portanto produzimos conteúdo para acalmar a população que, à época, não tinha motivos para alterar o ritmo de vida diário (o vídeo antigo que circula data de 30/01, quando a Itália tinha somente dois casos confirmados). A situação mudou drasticamente. E vai continuar mudando, pois a pandemia é dinâmica. Orientações antigas não servem para este momento. […]

Vale também reforçar aos mal intencionados que estão relacionando a recomendação de não entrar em pânico com orientações que minimizam a necessidade de quarentena: Não entrar em pânico é uma recomendação geral para enfrentarmos a pandemia de covid-19 tomando decisões conscientes. Nos locais em que há recomendação de entrar em quarentena, é preciso entrar, sim. Entrar em isolamento social sem entrar em pânico. Não é hora de fazer uso político dessa situação. É momento de unirmos esforços para evitar o caos no sistema de saúde e a morte de brasileiros.

Vamos reforçar as palavras ditas pelo médico. Não é preciso entrar em pânico, é preciso entrar em quarentena para evitar que a curva de crescimento do novo coronavírus se alastre e sobrecarregue os serviços de saúde (o que acarretaria em mais mortes). Ou seja: você está ficando em casa por você e pelos outros.

Resumindo: não é verdade que o Dr. Drauzio Varella afirmou que vai continuar andando na rua durante a quarentena do novo coronavírus. O vídeo em questão é antigo, de uma época que nem se falava para as pessoas ficarem em casa no Brasil.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2MF7olM